quarta-feira, outubro 16, 2019

Escrita do Coringa Análise grafológica hipotética


Escrita do Coringa  - Análise Grafológica hipotética


Evidente que a análise aqui realizada é somente uma hipótese. Em outro post analisei a escrita do povo Klingon, serve apenas como exercício de retórica. 
É importante frisar que este tipo é análise tem uma condicionante muito forte, de antemão sabemos a personalidade do Coringa, portanto fica muito fácil “encaixar” no perfil grafológico características psicológicas que irão se ajustar perfeitamente ao desejado.

O grafólogo pode e deve analisar grafismos de criminosos famosos, mas precisa ter em mente que a isenção precisa ser total. Nada de ideologia, só grafologia.

Palavra Joker – descendente, mesmo em linha pautada.
Em termos grafológicos são evidentes os sinais de depressão (lembre-se que grafólogo não realiza diagnósticos). Vejamos:
Logo após escreve praticamente abaixo da linha – Falta de percepção, possível miopia (não ocorre no filme). Autoimagem comprometida, depreciação de si. 
Escrever se trata de “um caminho” que leva o “Eu” ao outro. 
Interpretando desta forma a trajetória do personagem para os demais se torna sinuosa, sofrível, com variações. Os contatos não são lineares.
Mais ainda, os povos ocidentais escrevem exatamente em cima da linha, é a guia precisa. Alguns tipos de escritas como o sânscrito, escrevem embaixo da linha – o inconsciente está altamente presente.
Muitas palavras são escritas praticamente debaixo da linha: vive impregnado sob o domínio das imagens inconscientes.





A inclinação das letras é ligeiramente à esquerda (invertida), com algumas variações:  
Neste caso recorremos a Escola de Grafologia Italiana do Padre Moretti:
Encontra dificuldades para se expressar de modo espontâneo e ágil, refugia-se no mundo das ideias e busca a saturação fantasiando e elaborando imagens que, muitas vezes, estão em contradição com a realidade. Portanto a sua realidade é uma evasão do concreto e do atual.
Ademais, caso comece a raciocinar, dificilmente consegue seu objetivo, porque teria que se libertar de seus impulsos contraditórios e muitas vezes antissociais.  Psiquicamente é combativo, com gostos e atitudes singulares e estranhas.
Sente necessidade de combater os demais, contudo espera que estes venham até ele. Faz algumas tentativas, mas caso encontre dificuldades, volta a refugiar-se no seu mundo interior.
Não admite que os obstáculos dependem dele, de sua falta imobilidade e do sentido de repulsão que tem dos demais. Para defender suas exigências, pode recorrer a subterfúgios e mentir.
Este estado habitual de contraste, lhe causa irritação, muitas vezes, permanente, que o faz se supor vítima da incompreensão. Isto motiva ataques injustificados aos demais.  
Parece que gosta de criar discórdias e litígios e que se encontra mais cômodo nos confrontos do que na acomodação.
Está pouco disposto a colaborar, não é maleável e não tem espírito de adaptação as situações; é antissocial por natureza, porque, mesmo querendo, não chega a amalgamar-se com os demais.
Caso tome uma posição é difícil de removê-lo, pois se agarra com todos os motivos para convencer-se e convencer os demais que está do lado certo.


Letras ovais com ângulos na base – letra O da palavra people.


Mais uma vez recorro aos conceitos da escola italiana.
O ângulo A está representado nos vértices inferiores agudos ou achatados e se nota particularmente nas letras A, O e suas derivadas
Apresenta sinais de ressentimento legítimo e suscetibilidade, defesa do próprio EU, reação contra-ataques, fácil irritabilidade, agressividade, escassa disposição para aceitar sugestões e observações dos demais.
Vontade e, portanto, suas implicações mais significativas se encontram sob o temperamento.
Tendência a contradizer, a contestar e a não se convencer o que dizem os demais.
Tendência a se defender contra um ataque real ou presumido, refutar observações e contestações e não tolerar o limite de sua dignidade para se autoafirmar.
Não confia nos demais por temor de ser passado para trás e reage prontamente quando se vê diminuído. Tendência a aversão em seus contatos com os que o rodeiam e principalmente com pessoas desconhecidas ou de ou contato.
O temperamento não é só caracterizado pelo ressentimento (reação interna), mas também pela agressividade (reação externa).
Possui desejos de vingança e contínuo estado de irritabilidade e quando confrontado, não se aquieta enquanto não obtém a vingança final.
Reações fortes que pretendem ser encobertas sob o manto da racionalidade, sendo assim, a rebelião e a vingança são organizadas para golpear eficaz e oportunamente, trata de justificar o próprio ressentimento com razões enganosas e com argumentos que tem toda uma aparência de justiça e linearidade, pode fazer-se de vítima e suscitar aos demais sentimentos de solidariedade


Escrita discordante - Desigualdade de tamanho  
O tamanho da escrita sofre variações visíveis.
Segundo Jamin, “uma escrita é discordante quando suas características não se harmonizam. Toda desigualdade excessiva, toda exageração parcial também cria discordâncias” (ABC da grafologia, p. 251). Para o autor, as desigualdades significavam sensibilidade e emotividade. Toda desigualdade revela emoção. (neste ponto a escrita concorda com muitos analistas do filme: o Curinga não é um psicopata, aliás, o filme nem tenta explicar isto.)
A discordância é própria de pessoas que não controlam suas emoções e, em decorrência disso, têm dificuldades de adaptação em todas as áreas da vida.
As distorções acontecem na própria autoimagem e no sentimento subjetivo de si mesmo. Às vezes, a pessoa tende a exagerar pequenos fatos, por outras, a minimizar grandes acontecimentos; um dia julga-se o “maior”, no outro, o “pior”.

Torções nos traços
Dor, ansiedade, angústia, sofrimento.

Na palavra loosen
Observe a letra E. O traço termina em ponta quadrada (massiva) voltada para baixo. Desta vez recorremos ao escola italiana de Marchesan.


Rizzos da Brutalidade – Traço da brutalidade.
Presentes as leis XII, XIII, XXII. Tendência Motriz: Brutalidade
Características gráficas – São notáveis os engrossamentos repentinos e violentos no final das letras que ultrapassam (no traço descendente) a linha de base. Também ocorrem no meio das palavras. A pressão se amplia no final, muitas vezes de forma massiva. Traço mais frequentes em homens, nas mulheres parece ser exceção.
            Tendências satélites:
Ø Na inteligência – Obliteração parcial da responsabilidade.
Ø No sentimento – Cólera irresistível e violenta. Falta de Sensibilidade da voz da consciência ao julgar as descargas violentas.
Ø Na vontade – Expressões de atitude de mando que por vezes dão medo. Escassa aptidão para chefiar pela inclinação para destruir o espírito de colaboração e por reações agressivas e violentas.

Violência material imprevista. Gosto por ver sofrer. Crueldade. Maligno. Ira inesperada.  Apresenta sinais de ressentimento legítimo e suscetibilidade, defesa do próprio EU, reação contra-ataques, fácil irritabilidade, agressividade, escassa disposição para aceitar sugestões e observações dos demais.
Vontade e, portanto, suas implicações mais significativas se encontram sob o temperamento.
Tendência a contradizer, a contestar e a não se convencer o que dizem os demais.
Tendência a se defender contra um ataque real ou presumido, refutar observações e contestações e não tolerar o limite de sua dignidade para se autoafirmar.
Não confia nos demais por temor de ser passado para trás e reage prontamente quando se vê diminuído. Tendência a aversão em seus contatos com os que o rodeiam e principalmente com pessoas desconhecidas ou de ou contato.
Seu temperamento não é só caracterizado pelo ressentimento (reação interna), mas também pela agressividade (reação externa).
Possui desejos de vingança e contínuo estado de irritabilidade e quando confrontado, não se aquieta enquanto não obtém sua vingança final.
Reações fortes que pretendem ser encobertas sob o manto da racionalidade, sendo assim, a rebelião e a vingança são organizadas para golpear eficaz e oportunamente, trata de justificar o próprio ressentimento com razões enganosas e com argumentos que tem toda uma aparência de justiça e linearidade, pode fazer-se de vítima e suscitar aos demais sentimentos de solidariedade.
Com escrita desorganizada: 
Perigosa capacidade destrutiva, dificuldade para conter a expressão da própria raiva entre os limites da mediação simbólica ou metafórica.
Para Marchesan existe a possibilidade de sequestros, impulsos violentos ou imprevistos.
Atitudes destrutivas até mesmo ao homicídio e ao suicídio por efeito da sobrecarga afetiva e por falta de controle das situações imprevistas. Por vezes entra em crises depressivas, em episódios de esquizofrenia ou de desesperos. 


Postura ao escrever 


Outro detalhe importante. Observe que o Coringa escreve afastado da cadeira, com a parte abdominal comprimida. Atualmente isto é muito comum nos estudantes. Ao dobrar o abdômen você não consegue transportar o ar até as partes inferiores dos pulmões, com isto o cérebro não recebe as doses de oxigênio que seriam as ideais. Disto resultam dores de cabeça, irritação, falta de concentração, falta de ar, dores no corpo etc. 
No Brasil um verdadeiro problema de saúde pública.


Embora seja uma análise hipotética, creio que os produtores foram muito felizes e até mesmo consultaram um grafólogo para redigir a tal carta. 
Espero que você tenha gostado.
Mais informações nos livros: 




Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal


Loja Virtual - Livros de Grafologia


#coringa #joker #análisegrafológica #grafoanálise #grafologia