segunda-feira, julho 30, 2007

Suzanne Bresard

Uma da maiores grafólogas do mundo. Presidente de Honra da Sociedade Francesa de Grafologia.
Autora do livro: L'Écriture, Empreinte de l'Homme. 1976. Este livro possui uma versão em português de Portugal. Nela a autora fala dos quatro tipos de movimento na escrita.


Grafologia Método de Exploração Psicológica. Publicações Europa- América.


A autora classifica o movimento em 4 categorias:



- Propulsados para a direita
Quando avançam sobre o espaço vazio da folha, indicam auto-afirmação que pode ser mais ou menos consciente ou inconsciente de acordo com a organização do conjunto do texto. Indicativo de dinamismo.



- Revirados para a esquerda
O gesto opõe-se ao avanço espontâneo sobre o espaço livre da folha. O escritor parece ter medo ou temor de vencer um obstáculo. Travados, segundo a autora, os movimentos indicam uma reação de defesa, de medo inibidor. O obstáculo pode ser real ou imaginário.


- Enrolados
Afetam principalmente a forma das letras. Podem ser considerados como gestos de inda e vinda para si e para os outros e dos outros para si, figurando a alternância entre a simpatia e a escuta; a dádiva e o acolhimento. Mostra sensibilidade vulnerável, impressionável, egocentrismo.-



- Justapostos
São paradas nos movimentos vitais da escrita. Em escritas fracas e irregulares, traduzem perdas de consciência da direção, fazendo temer impulsividades imprevisíveis. Em escritas fortes, com ritmo e regulares, correspondem a paradas para uma reflexão analítica. Atenção voluntária capaz de isolar o essencial para estudar o problema.


Para se aprofunar no estudos movimentos:
Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor 2006. Paulo Sergio de Camargo.


Diretamente na Editora ou por email ao autor.


Foto enviada por Luisa Medeiros.