Escrita do Coringa - Análise Grafológica hipotética
Evidente que a análise aqui realizada é somente uma hipótese.
Em outro post analisei a escrita do povo Klingon, serve apenas como exercício de
retórica.
É importante frisar que este tipo é análise tem uma condicionante
muito forte, de antemão sabemos a personalidade do Coringa, portanto fica
muito fácil “encaixar” no perfil grafológico características psicológicas que irão
se ajustar perfeitamente ao desejado.
O grafólogo pode e deve analisar grafismos de criminosos
famosos, mas precisa ter em mente que a isenção precisa ser total. Nada de ideologia,
só grafologia.
Palavra Joker – descendente, mesmo em linha pautada.
Em termos grafológicos são evidentes os sinais de
depressão (lembre-se que grafólogo não realiza diagnósticos). Vejamos:
Logo após escreve praticamente abaixo da linha – Falta
de percepção, possível miopia (não ocorre no filme). Autoimagem comprometida, depreciação de si.
Escrever se trata de “um caminho” que leva o “Eu” ao
outro.
Interpretando desta forma a trajetória do personagem para os demais se torna
sinuosa, sofrível, com variações. Os contatos não são lineares.
Mais ainda, os povos ocidentais escrevem exatamente em
cima da linha, é a guia precisa. Alguns tipos de escritas como o sânscrito,
escrevem embaixo da linha – o inconsciente está altamente presente.
Muitas palavras são escritas praticamente debaixo da
linha: vive impregnado sob o domínio das imagens inconscientes.
A inclinação das letras é ligeiramente à esquerda
(invertida), com algumas variações:
Neste caso recorremos a Escola de Grafologia Italiana
do Padre Moretti:
Encontra dificuldades para se expressar de modo
espontâneo e ágil, refugia-se no mundo das ideias e busca a saturação
fantasiando e elaborando imagens que, muitas vezes, estão em contradição com a
realidade. Portanto a sua realidade é uma evasão do concreto e do atual.
Ademais, caso comece a raciocinar, dificilmente
consegue seu objetivo, porque teria que se libertar de seus impulsos
contraditórios e muitas vezes antissociais.
Psiquicamente é combativo, com gostos e atitudes singulares e estranhas.
Sente necessidade de combater os demais, contudo
espera que estes venham até ele. Faz algumas tentativas, mas caso encontre dificuldades,
volta a refugiar-se no seu mundo interior.
Não admite que os obstáculos dependem dele, de sua
falta imobilidade e do sentido de repulsão que tem
dos demais. Para defender suas exigências, pode recorrer a subterfúgios e
mentir.
Este estado habitual de contraste, lhe causa
irritação, muitas vezes, permanente, que o faz se supor vítima da incompreensão. Isto motiva ataques injustificados aos demais.
Parece que gosta de criar discórdias e litígios e que
se encontra mais cômodo nos confrontos do que na acomodação.
Está pouco disposto a colaborar, não é maleável e não
tem espírito de adaptação as situações; é antissocial por natureza, porque,
mesmo querendo, não chega a amalgamar-se com os demais.
Caso tome uma posição é difícil de removê-lo, pois se
agarra com todos os motivos para convencer-se e convencer os demais que está do
lado certo.
Letras ovais com ângulos na base – letra O da palavra
people.
Mais uma vez recorro aos conceitos da escola italiana.
O ângulo A
está representado nos vértices inferiores agudos ou achatados e se nota
particularmente nas letras A, O e suas derivadas
Apresenta sinais de ressentimento legítimo e
suscetibilidade, defesa do próprio EU, reação contra-ataques, fácil
irritabilidade, agressividade, escassa disposição para aceitar sugestões e
observações dos demais.
Vontade e, portanto, suas implicações mais
significativas se encontram sob o temperamento.
Tendência a contradizer, a contestar e a não se
convencer o que dizem os demais.
Tendência a se defender contra um ataque real ou
presumido, refutar observações e contestações e não tolerar o limite de sua
dignidade para se autoafirmar.
Não confia nos demais por temor de ser passado para
trás e reage prontamente quando se vê diminuído. Tendência a aversão em seus
contatos com os que o rodeiam e principalmente com pessoas desconhecidas ou de
ou contato.
O temperamento não é só caracterizado pelo
ressentimento (reação interna), mas também pela agressividade (reação externa).
Possui desejos de vingança e contínuo estado de irritabilidade
e quando confrontado, não se aquieta enquanto não obtém a vingança final.
Reações fortes que pretendem ser encobertas sob o
manto da racionalidade, sendo assim, a rebelião e a vingança são organizadas
para golpear eficaz e oportunamente, trata de justificar o próprio
ressentimento com razões enganosas e com argumentos que tem toda uma aparência
de justiça e linearidade, pode fazer-se de vítima e suscitar aos demais
sentimentos de solidariedade
Escrita discordante - Desigualdade de tamanho
O tamanho da escrita sofre variações visíveis.
Segundo Jamin, “uma escrita é discordante quando suas
características não se harmonizam. Toda desigualdade excessiva, toda exageração
parcial também cria discordâncias” (ABC da grafologia, p. 251). Para o autor,
as desigualdades significavam sensibilidade e emotividade. Toda desigualdade
revela emoção. (neste ponto a escrita concorda com muitos analistas do filme: o
Curinga não é um psicopata, aliás, o filme nem tenta explicar isto.)
A discordância é própria de pessoas que não controlam
suas emoções e, em decorrência disso, têm dificuldades de adaptação em todas as
áreas da vida.
As distorções acontecem na própria autoimagem e no
sentimento subjetivo de si mesmo. Às vezes, a pessoa tende a exagerar pequenos
fatos, por outras, a minimizar grandes acontecimentos; um dia julga-se o
“maior”, no outro, o “pior”.
Torções nos traços
Dor, ansiedade, angústia, sofrimento.
Na palavra loosen
Observe a letra E. O traço termina em ponta quadrada
(massiva) voltada para baixo. Desta vez recorremos ao escola italiana de
Marchesan.
Rizzos da
Brutalidade – Traço da brutalidade.
Presentes as leis XII, XIII, XXII. Tendência
Motriz: Brutalidade
Características gráficas – São notáveis os
engrossamentos repentinos e violentos no final das letras que ultrapassam (no
traço descendente) a linha de base. Também ocorrem no meio das palavras. A
pressão se amplia no final, muitas vezes de forma massiva. Traço mais
frequentes em homens, nas mulheres parece ser exceção.
Tendências
satélites:
Ø
Na inteligência – Obliteração parcial da
responsabilidade.
Ø
No sentimento – Cólera irresistível e violenta.
Falta de Sensibilidade da voz da consciência ao julgar as descargas violentas.
Ø
Na vontade – Expressões de atitude de mando que por
vezes dão medo. Escassa aptidão para chefiar pela inclinação para destruir o
espírito de colaboração e por reações agressivas e violentas.
Violência material imprevista. Gosto por ver
sofrer. Crueldade. Maligno. Ira inesperada.
Apresenta sinais de ressentimento legítimo e suscetibilidade, defesa do
próprio EU, reação contra-ataques, fácil irritabilidade, agressividade, escassa
disposição para aceitar sugestões e observações dos demais.
Vontade e, portanto, suas implicações mais
significativas se encontram sob o temperamento.
Tendência a contradizer, a contestar e a não se
convencer o que dizem os demais.
Tendência a se defender contra um ataque real ou
presumido, refutar observações e contestações e não tolerar o limite de sua
dignidade para se autoafirmar.
Não confia nos demais por temor de ser passado para
trás e reage prontamente quando se vê diminuído. Tendência a aversão em seus
contatos com os que o rodeiam e principalmente com pessoas desconhecidas ou de
ou contato.
Seu temperamento não é só caracterizado pelo
ressentimento (reação interna), mas também pela agressividade (reação externa).
Possui desejos de vingança e contínuo estado de
irritabilidade e quando confrontado, não se aquieta enquanto não obtém sua vingança
final.
Reações fortes que pretendem ser encobertas sob o
manto da racionalidade, sendo assim, a rebelião e a vingança são organizadas
para golpear eficaz e oportunamente, trata de justificar o próprio
ressentimento com razões enganosas e com argumentos que tem toda uma aparência
de justiça e linearidade, pode fazer-se de vítima e suscitar aos demais
sentimentos de solidariedade.
Com escrita desorganizada:
Perigosa capacidade destrutiva,
dificuldade para conter a expressão da própria raiva entre os limites da
mediação simbólica ou metafórica.
Para Marchesan existe a possibilidade de sequestros,
impulsos violentos ou imprevistos.
Atitudes destrutivas até mesmo ao homicídio e ao suicídio
por efeito da sobrecarga afetiva e por falta de controle das situações
imprevistas. Por vezes entra em crises depressivas, em episódios de
esquizofrenia ou de desesperos.
Outro detalhe importante. Observe que o Coringa
escreve afastado da cadeira, com a parte abdominal comprimida. Atualmente isto
é muito comum nos estudantes. Ao dobrar o abdômen você não consegue transportar o ar até as partes inferiores dos pulmões, com isto o cérebro não recebe as doses
de oxigênio que seriam as ideais. Disto resultam dores de cabeça, irritação, falta de
concentração, falta de ar, dores no corpo etc.
No Brasil um verdadeiro problema
de saúde pública.
Embora seja uma análise hipotética, creio que os
produtores foram muito felizes e até mesmo consultaram um grafólogo para
redigir a tal carta.
Espero que você tenha gostado.
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Paulo Sergio de Camargo
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