sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Estudo da Grafologia

Terceira Parte




O pequeno resumo adiante; mostra todo o potencial envolvido nas afirmações anteriores.

O Movimento

Deve ser compreendido; não só em si, mas sua dinâmica em relação aos demais elementos da escrita. Trata-se do aspecto mais instintivo do gesto gráfico; nele estão contidas as motivações do escritor.
São estudados os 10 tipos de movimentos; neles incluídos os cinco tipos propostos por Gobineau:
• Imóvel
• Flutuante
• Fluído
• Bloqueado
• Dinâmico.

Propostos por Rena Nezzos:
1. Estático, ou imóvel
2. Flutuante
3. Inibido, contido
4. Controlado
5. Fluído ou sem esforço
6. Vibrante, efervescente
7. Dinâmico
8. Propulsivo
9. Retardado
10. Revirados para a esquerda

O quatro tipos de movimentos propostos por Suzanne Bresard: L´écriture empreinte de l´homme.
• Propulsados para a direita
• Propulsados para a esquerda
• Enrolados
• Justapostos

Nota-se que devemos avaliar o movimento com os demais aspectos da onda gráfica. Como por exemplo:
Hélène Gobienau e Roger Perron utilizaram o termo clássico na grafologia para qualificar o resultado do equilíbrio entre forma e movimento; fluído (do francês coulante). (Danièle Dumont no livro “Les bases techiniques de la Graphologie” Ed. Delachaux et Niestlé, Paris, 1994.)

Existem escritas fluídas com:
• Movimento e forma fortes
• Movimento e forma médios
• Movimento e forma fracos

O livro “Psicodinâmica do Espaço na Grafologia”, Ed. Vetor 2007; apresenta o estudo do espaço e do movimento na escrita; descreve as teorias de Pulver, Heiss, Pophal e outros grandes mestres da grafologia mundial.

Na próxima postagem vamos falar de espaço.
Tenham um ótimo carnaval.