quarta-feira, janeiro 20, 2010

Unha do criminoso V parte



No exemploa acima quando o traço é por demais curto e em paralelo com a linha de base; temos o traço da hipocrisia descrito por Sílvia Ras e Angelina Ladron de Guevara, grafólogas espanholas, no livro Grafologia Morfologica. Ed. Paraninfo. Madrid, 1972.



Caso o sinal comece na zona média, a escrita é ao revés. Nos dois casos a interpretação tem variações. Em escritas de língua portuguesa é comum este sinal “escondido” debaixo da letra s. Também se nota a variação que a atenua com um laço no final.
O escritor se sabota por achar que não merece que algo bom aconteça a ele. Com isto muitas vezes evita tomar decisões de maneira responsável; tem pouca assertividade, mas não quer demonstrar isto aos demais. Procrastina decisões sem motivos aparentes e dá mais importância a si do que aos demais; deseja se colocar no centro das atenções, mas não tem capacidade e/ou habilidade para tal.
A consciência é estreita, focada apenas naquilo que observa; mas quase sempre de maneira subjetiva; contudo para que está última interpretação se confirme são necessários outros traços que corroborem decididamente com isto.

Letra A
O sinal ainda pode ser visto na letra a; neste caso a escrita tem a mesma interpretação dada a letra d; com pequenas variações. Contudo aqui a legibilidade muitas vezes fica comprometida. Nas pesquisas tenho encontrado em escrita de pessoas ligadas a crimes financeiros, trapaças etc.; mas dificilmente naqueles em que a agressividade esteja presente. Especialmente porque a letra traçada desta maneira também indica inteligência, vivência, perspicácia.


Escrita do carrasco nazista alemão Mengele. O traço está encoberto e bastante dissimulado. No segundo caso o arpão sobreposto acentua a agressividade.



O traço é encoberto na final da palavra. Contudo o tamanho do gesto nem sempre tem importância. Gestos menos vistosos no espaço são mais reveladores que os amplos.


No exemplo acima existe tensão com dinheiro; os sinais aparecem somente nos números.

Escrita de um assassino que cometeu seus atos sob efeito de drogas. Na letra C existe mudança brusca de direção bem como a oval final executada de forma regressiva. Este tipo de oval não é raro entre prisoneiros homossexuais.

A biografia será colocada no post final.

Paulo Sergio de Camargo - http://www.lingcorporal.com.br/