quinta-feira, março 29, 2012


Grafología Teórica y Metodológica

J.Tutusaus


Ao longo dos tempos a grafologia se renova e se revigora de maneira intensa. Apesar de toda a gama de informações que a internet nos apresenta, o LIVRO ainda é o principal meio de conhecimento.

Tenho em mãos o novo livro do grande mestre da grafologia mundial  Jaime Tutusaus Lóvez: Grafología Teórica y Metodológica. Ed. Rere Traç. Barcelona. Espanha.

Como nos livros da série anterior, o Prof. Tutusaus consegue de maneira magistral se superar tanto pela precisão das informações, como na apresentação de novos conceitos grafológicos, frutos de sua longa vivência na grafologia mundial.

Ao citar os principais mestres da grafologia mundial, como Crépieux-Jamin, J.Ch.Gille, Müller-Enskat, R. Pophal, G. Moretti y M. Marchesan, o faz de modo preciso, incisivo. Coloca as teorias dos grandes mestres necessárias para a melhor compreensão da grafologia atual.

A “fórmula” encontrada por Tutusaus que mescla as teorias dos mestres, grafologia atual e pesquisas próprias; tornam o livro mais do que um fonte de referência; é uma fonte no qual todos os grafólogos obrigatoriamente precisam beber para compreender como a grafologia funciona no século XXI.

Como todo pesquisador de escol, a cientificidade e a ética predominam no livro. No capítulo I se estudam os “Argumentos a favor da Grafologia” – pag.28, mas também “as limitações da ciência grafológica”, pág 34.

Espaço-Forma-Traço e Movimentos são estudados com detalhes em todo o livro. A eles o Prof. Tutusaus apresentam seus intepretações de forma direta e precisa.

No Capítulo X, página 217, a “Classificação primária dos Tipos de Movimentos” é por demais precisa, assim como a classificação de cada um deles.

Certamente é o manual mais moderno da grafologia mundial e com certeza é uma obra obrigatória a todos os grafólogos. Posso afirmar de forma categórica que o grafólogo que estudar e compreender esta obra, conhece grafologia de forma profunda.



O link com o índice geral da obra e outras informações: 
http://www.sencillezyorden.com/products/no-disponible/