sábado, setembro 28, 2019

Assinatura - Uma história incrível.

Assinatura - Uma história incrível





Ao longo dos anos colecionei milhares de escritas, isto mesmo milhares, mais de duzentos mil. Talvez pudesse explicar este colecionismo em termos freudianos, escritas, livros (mais de 1.500 de grafologia) e histórias.
Cada livro assinado ou autografado tem uma história a ser contada. Há anos refiz a viagem para a Europa de uma professora grafóloga, comprei os livros delas em um sebo. Por cada país que passava, comprava livros de grafologia e anotava a data e local e assinava.

Cada assinatura conta algo da vida íntima de quem traça as poucas letras em um papel. A personalidade fica registrada para toda eternidade. Todavia a história de como e quando foi feita quase nunca é escrita.
Coleciono histórias assim, como as assinaturas e textos foram feitos. Esta é uma delas, se não é a mais sensacional, chega perto.

Vou resumir:
São Paulo, Capital. Consultório do Dr. Juliano Balseiro. 2018. 
Um certo domingo de manhã em seu consultório o dentista recebe um telefonema perguntando ser atenderia uma paciente com urgência.  – Sim, claro que sim!

Algum tempo depois entram no consultório três agentes da Polícia Federal, mais duas pessoas e a paciente. Demorou um pouco para entender, segundo palavras do próprio dentista. 
Era literalmente A PACIENTE: Malala Yousafzai, prêmio Nobel da Paz.

A assinatura no boleto é confirmação da veracidade, embora eu não necessitasse, pois a credibilidade do dentista fala por si.

É meio espantoso você chegar em casa e responder a pergunta: Como foi seu dia?
- Normal, como outro qualquer. Minha paciente hoje foi Prêmio Nobel Paz.


Noves fora:
Assinatura legível, simples, somente o nome, ascendente, grande, alta allungata (Padre Moretti). Traço inicial (Klages analisa este traço em seu livro Escrita e caráter) em ângulo, energia, vontade. Ligações em guirlanda, receptividade.
O traço embaixo funciona como sublinhado (valorização pessoal), mas também quase que autopunitivo (tenho que me policiar).
Simples, humilde e sem estrelismo segundo o dentista.

Parabéns e obrigado Malala, por fazer um mundo melhor, um mundo onde as mulheres possam ler e não serem chamadas de desaforadas.


Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal
0xx 11 99343 6988


Loja Virtual - Livros de Grafologia