quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Escritas de cegos


Desde o início do século passado alguns médicos estudaram a escrita pessoas cegas. Todavia as melhores pesquisas ocorrem depois da década de 20; muitas delas, como a descrita a seguir, foram filmadas e os resultados analisados durante anos.

Robert Saudek; no livro "Experiments of handwriting". Books Profissionals. Sacramento, Califórnia; 1978; destaca dois tipos de escritas:
"Blind" Handwriting.
- Artificial.
Produzidas por pessoas que podem ver; contudo estão no escuro ou fecham os olhos. Nas experiências executada pelo grafólogo Saudek as pessoas abriam os olhos.

- Pessoas genuinamente cegas.

O autor faz um estudo dos fatores que ocorrem na escrita das pessoas que perderam a visão. Como por exemplo, o funcionamento normal do pulso e da musculatura dos braços, mãos e dedos; da memória visual, etc.
Diz ao autor que a pessoa ao ficar cega; diante das novas circunstâncias o ato de escrever se torna um tormento e as formas produzidas divergem essencialmente da prévia escrita automática (que possuía antes). Depois, mesmo em condições crônicas, o organismo se adapta e os movimentos das mãos e dos dedos vão se tornando automáticos; e cada vez mais ficando perto da escrita anterior.
Quando a cegueira é total as distorções na escrita são extraordinárias; contudo elas aparecem muito mais na formação das letras do que no espaço entre as palavras no texto. Os espaços entre as palavras tendem a se ampliar e são muito grandes.
O espaço inicial entre as linhas se amplia no início, pois o escritor fica ansioso para não misturá-las e para o final do texto este espaçamento do eixo vertical se tornar irregular. A direção das linhas se torna bastante ascendente.
Todos estes erros de espaçamento; tanto no plano horizontal como no vertical tem uma única causa: o escritor está privado de seu senso de orientação espacial sobre a superfície do papel.
As primeiras informações que ele recebe do espaço que vai utilizar são táteis e sua memória visual diz para ele o lugar onde começar a escrita; a primeira palavra ou linha.
Embora ainda tenha pleno controle das funções e possa executar automaticamente os movimentos com as mãos e dedos; o escritor está privado do poderoso auxiliar que é o controle visual e isto influi de maneira decisiva na precaução com que executa os movimentos.
Certamente que grandes espaçamentos não afetam a legibilidade da escrita; mas o pequeno espaçamento o faz de modo extraordinário. Assim existe o exagero do espaço e o medo de uma vez levantada a caneta do papel ela não encontre o mesmo fio condutor do traço anterior.
A posição do braço passa a ser utilizada para orientar a posição do espaço na página. Neste, como em outros pontos, Saudek; faz uma descrição detalhada de cada um dos procedimentos.
Posteriormente fala dos ideais de representação que a pessoa retém na escrita antes da pessoa ficar cega. Estuda os mecanismos de expressão; da imagem antecipadora de Klages. Mas isto é assunto para outro artigo.