terça-feira, março 10, 2020

Análise da Escrita do transsexual Suzi de Oliveira.


Análise da Escrita do transsexual Suzi de Oliveira.


Antes de iniciar a análise, lembro que temos de levar em conta “milhares” de senões. Não gosto muito de realizar este tipo de perfil, pode parecer oportunístico. Todavia muitos alunos solicitam tendo em vista as várias bobagens que são escritas sobre grafologia. Qualquer que seja, o respeito ao ser humano vem em primeiro lugar.


Vamos realizar apenas algumas considerações.

1.      Letra S em forma de sapo.
Interpretação
A letra S é sinal da consciência, escrúpulo moral e do amor próprio. Crépy cita a letra S como “O poder das ideias”. Fechada – consciência estreita. Fechada com um triângulo – escrúpulos exagerados, consciência seca (Vels).  Fechada por um pequeno traço – egoísmo oculto.
Quando a torção ocorre na parte superior e em forma de ângulo, o escritor passa por um momento no qual sofre pressões elevadas e com as quais não sabe trabalhar, nem mesmo observa qualquer possibilidade de sair da situação difícil que se encontra.
Considero este tipo de letra um traço que condiciona todo o movimento da escrita. Chamo de Traços Marcadores.

  
2.      Dupla oval - Occhieli Doppi - Marchesan
Característica gráfica –As letras ovais são executadas com dupla volta, até mesmo tripla.
Interpretação.
Reticência e ocultação do eu.
O escritor tenta colocar um véu entre ele os demais para que não o percebam abertamente. Não deseja mostrar seus sentimentos e pensamentos. Insinceridade. Defesa prévia e instintiva.

3.      Torções na zona média – exemplo r da palavra arrependi.
Característica gráfica – Torções, enrolamentos e traços sinestrógiros na zona média.
Interpretação
Pouca capacidade pensamento. Confusão ou evasão diante das situações diárias. Falta de senso de realidade, a pessoa sente-se confusa e não sabe tratar de maneira correta seus problemas.

4.      Letra G inflada - Exagerada
Característica gráfica – Os traços inferiores, principalmente a letra G, são desproporcionais a zona média, cujo tamanho serve de referência para a avaliação das medidas. 
Interpretação
Excita-se com facilidade e não raro é angustiado, impaciente e inquieto. O escritor tem necessidade intensa de mostrar e gastar energia física e mental em qualquer tipo de atividade. Irrita-se com facilidade e possui muito pouca resistência a frustrações. O foco principal é a satisfação física. Erotização, materialismo exacerbado. Necessidade de ter e reter sem medir as consequências dos próprios atos.

5.      Letras coladas  (Adossata da escola italiana)
Característica gráfica – As letras minúsculas estão apoiadas ou exageradamente próximas entre si, esta particularidade deve ocorrer em todas as letras e não de vez em quando.
Interpretação
Considera a verdade e os problemas de modo apreensivo e ansioso, não extensa e serenamente, quase como se fosse impossível expressar-se sobre ela com um juízo claro, preciso e objetivo. Vive em estado de preocupação obsessiva e permanentemente que lhe priva da capacidade de julgar os fatos e acontecimentos corretamente, principalmente quando tem que enfrentar dificuldades ou problemas. 
Sob o perfil psíquico, a ansiedade e preocupação se revelam com maior intensidade e com efeitos mais negativos.
Este ajuntamento de letras é visto como um gesto instintivo de recolhimento para se proteger e defender-se de qualquer ameaça.
Demonstra sofrimento do corpo e do espírito, desalenta excessivamente quando se equivoca, assim sem motivo se torna escrupuloso.

6.      Assinatura
As torções na assinatura indicam dor, angústia, sofrimento. Distorção na de percepção do ego, sentimentos de inferioridade, (no parágrafo anterior, letra a (6a), minúscula no lugar de maiúscula.

7.      Existem alguns traços da escrita convolvoli da escola italiana.

Resumo:  Outras considerações podem ser feitas, como o tipo de movimento, inclinação invertida, variações de pressão etc. São por demais evidentes os traços de risco na escrita observada.

Existem alguns símbolos fálicos na escrita. Mas a percepção do grafólogo pode ser apenas sugestão. 











Bibliografia
(1)
MARCHESAN; Marco. Dalla grafologia alla GRAFOPSICOLOGIA, La Prora 1947.

(2)
VELS. Augusto. Escritura y Personalidad. Ed. Herder, Barcelona, 1991.

(3)
BRADELY, Nigel. - A multi-lingual dictionary of graphology - 4rd edition,
Great Britain, 2001.

(4)
MORETTI; Girolamo. Trattado di Grafologia – Intelligenza – Sentimento. E. Messagero Padova. 2006. Primeira Edição. Scarponi Ozimo, 1914.


(5)
Torbidoni, L. - Zanin, l. Grafologia. Texto Teórico práctico. Ediciones Tantin, (1991):

(6)
PALAFERRI; Nazzareno. Dizionario Grafologico. Istituto Grafologico G. Moretti, Urbino,1980.



INSCREVA-SE NO CANAL DO YOU TUBE  

NÃO MINTA PRA MIM. OFICIAL.

 LINGUAGEM CORPORAL 



Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal
Cursos de LC e Liderança e Neurociências.
www.lingcorporal.com.br
http://grafonautas.blogspot.com/
http://twitter.com/Grafonauta
Livros de Grafologia - http://grafonauta.tudonavitrine.com.br/