segunda-feira, janeiro 01, 2007

Modificações na escrita

As modificações na escrita podem ser: - voluntárias ou
- involuntárias

Involuntária: - normais
- acidentais

Acidentais são de origem: - emotiva -
- patológica ou física

Normais:
As causas normais estão na evolução da pessoa, da infância, passando pela adolescência, pela maturidade e finalmente pela velhice.
Nossa escrita evolui, dependendo de centenas de fatores, cada pessoa tem seu ciclo normal de evolução e muitas vezes fica difícil para determinar quando termina um período e começa outro.
Sendo assim um adulto pode ter uma escrita infantil, isto demonstra que a evolução da personalidade não esta sendo realizada naturalmente.


Causas acidentais:
- Emotivas -
Como a origem da escrita é no cérebro qualquer influência é automaticamente acusada na escrita, muito embora não damos nos conta disto.
Qualquer estado, quer depressivo, quer eufórico; modifica o grafismo. Cada ser humano reage de uma maneira diferente, porém o grafólogo experiente sabe avaliar cada dado.

- Patológicas -
Algumas moléstias causam diversas modificações na escrita. O grafólogo, por mais experiente que seja jamais faz qualquer diagnóstico. Certas doenças são facilmente acusadas, até os leigos são capazes de observá-las, como por exemplo, a letra tremida de alcoolistas crônicos; o mal de Parkinson seria outro exemplo.

- Físicas
- As causas físicas que modificam o grafismo são quase infinitas, o calor e o frio são as mais comuns, em geral afetam apenas ao tamanho e a pressão, isto se deve ao endurecimento dos dedos e basta que a circulação volte ao normal para que a escrita se estabilize.