segunda-feira, fevereiro 13, 2006





Antonio Palocci – Ministro da Fazenda

Características Grafológicas:

A assinatura é pequena, ilegível, traços sobressaltados e o final filiforme. Existem arcadas e o traço inicial parte da zona inferior do grafismo. A direção é retilínea.

O final filiforme (em forma de fios) foi estudado por muitos autores. O abade francês Michon chama de Traço do Procurador quando do final ocorre na última palavra da margem direita.
A Escola Alemã vê no traço do procurador um signo de desconfiança.

Segundo o grafólogo francês Pierre Faideau o prolongamento final é uma defesa ativa contra o medo do desconhecido. Prudência desconfiada (Klages).
Vontade de ter informações privilegiadas, necessidade de estar à frente dos demais (em escritas de sentido positivo).


O Padre Moretti, ideólogo da Escola Italiana escreve em seu livro “Virtù e ditti revellati dalla grafologia” 5ª Edição. Ed. La Prora, Milão, página 245:
Ricci Del Carattere e del Guidizio Sogegetivo.
Contudo o autor falar o traço em direção a outra palavra e não somente na assinatura, portanto, como não temos a escrita, este juízo à respeito do autor não pode ser feito.

Interpretação do Traço do Subjetivismo (Ricci Del Carattere e del Guidizio Sogegetivo)

Quando os traços finais de uma palavra são alargados na base em linha horizontal e executados com esmero e segurança.

Traçado de modo decidido e seguro ao final da palavra; expressa a atitude característica de quem põe uma espécie de obstáculo diante de si para impedir que os demais cheguem perto.

Tem um cuidado excessivo do EU e de tudo que examina, vê as coisas a seu modo, pronuncia juízos e sentenças sem a pretensão de não errar, repele decididamente as observações dos demais que contrastem com as suas idéias, repreende e corrige as afirmações intransigentes.


Convém lembrar que a maioria da escrita dos políticos é ilegível. Voltarem a falar da escrita ilegível em outro momento.
Aqueles que desejarem a assinatura: grafonauta@br.inter.net
Grafonauta