domingo, outubro 02, 2005


Assinatura de Lula.
Realizada alguns dias antes da eleição para Presidente da República. O texto foi escrito especialmente para ser analisado pelo Jornal “O Dia”, do Rio de Janeiro. As falhas do traçado são conseqüências da cópia.
Lembro que as pressões que um presidente é submetido são por demais intensas e muitas vezes determinadas atitudes não estão ligadas de modo intrínseco a sua personalidade e sim a decisões de governos feitas em equipe. Contudo, isto não o exime das responsabilidade.

Descrição grafológica:
A direção da assinatura é comporta leve variação na direção das linhas. A letra L é ascendente e se depois se torna descendente, configurando, sem dúvidas a escrita convexa.

Para a grafologia a direção das linhas no campo gráfico reflete, antes de tudo, a variação de humor e da vontade de quem escreve. Trata-se da vontade em determinada direção.

Interpretação
Pode indicar impressionabilidade e facilidade de ser sugestionada. Excitação de curta duração (Jamin). Ardor passageiro. Desordens emocionais. Capacidade de criar planos e idéias mirabolantes que quase sempre não serão executados. Retórica a serviço de seus próprios interesses. Agressividade seguida de angústia (Vels). Sonhador que sempre “cai na real”. Pouca capacidade de planejamento para desenvolver um trabalho.
Visão curta, incapacidade de pensar e trabalhar com dados e fatos a longo prazo

Aqui tanto cabe notar que indica grande energia e cansaço. Nada mais natural após longa campanha.

O traço final é regressivo e ascendente, configurando a escrita descrita como ‘boca de lobo’ por Crépieux-Jamin em “Grafologia Escrita e Caráter”, Ed. Minerva, Rio de Janeiro, 1943. Livro traduzido do francês pelo Dr. Elias Davidovich.
A Edição que possuímos pertenceu ao Sr. Antônio Duco Santos Filho, uma pessoa culta e minuciosa, a se notar por sua letra pequena e ligada, também pela correção dos termos traduzido do francês, como por exemplo, quando sublinha em vermelho a palavra “trêmula” e anota em cima a “tremida”.


A “Boca de Lobo” indica principalmente reserva. A pessoa se fecha e defende de forma antecipada daquilo que considera agressão. Esconde seus segredos. Tem termos de grafologia não é um signo que possa ser considerado positivo, mas também não tão negativo. Outros traços devem complementá-lo.


O traço final ascendente é sem dúvida um sinal de ambição.
Neste ponto ficamos apenas com a interpretação da escola italiana do Padre Moretti: “Ascendente”:
Signo substancial de vontade. Entusiasmo exagerado, presunção, excessiva segurança de si mesmo. Ambição desmedida que pode chegar ao patológico. Tende a exagerar, tanto nos conceitos como nas palavras e atitudes. (Torbidoni)
Muitas vezes se lança em empreendimentos sem avaliar de modo correto os obstáculos e os riscos apresentados pelos mesmos, baseando, muitas vezes, somente em seus conhecimentos que normalmente tende a sobrevalorizá-los
Como está sempre cheio de fervor e de euforia, assume compromissos e faz promessas com sinceridade, mas sem avaliar de maneira correta sua capacidade de mantê-los. Carece de reflexão preventiva. É um otimista, algumas vezes com toda a razão. Caso seu empreendimento falhe, a carga de responsabilidade pode cair sobre os demais, pois dificilmente reconhece as suas próprias deficiências.
Disposição para trabalhos que requeiram decisão, entusiasmo e forte carga de energia interior, audácia e também despreocupação. Atua com facilidade em trabalhos imprevistos e de curta duração. (Torbidoni)

A escrita é desligada, contudo vamos falar mais da escrita de nosso presidente adiante, com escritas atuais.

Um grande abraço a todos e sucesso