sábado, julho 02, 2005


Assinatura do Marcos Valério
Ilegível, descrescente, extravagante, grande, emaranhada, guirlandas aneladas, ligada, final de em golpe de sabre.
As voltas no início da assinatura indicam uma mente propensa a astúcia, literalmente "a enrolar" dos demais.
O Golpe de Sabre no final: capacidade de decisão, necessidade de cortar o mal pela raiz.
Ilegibilidade: Insinceridade, desejo de esconder sua intimidade.
Guirlanda anelada:
Anelada - Do Livro Grafologia Expressiva - Paulo Sergio de Camargo. Ed. Ágora. SP
Este tipo de escrita é uma das variedades da escrita em guirlandas. O seu nome Jointoyée deve-se a Pierre Humbert, grafólogo que participou, no início do século XX, juntamente com Jamin do estudo feito Binet em Sorbonne. Dizia que este tipo de escrita é uma casa hermeticamente fechada.
O traço ascendente das “letras intermediárias” (m, n, u, i) acentuam, na parte superior, a curvatura para a esquerda e se liga ao traço descendente por meio de um buclê traçado no sentido anti-horário. (Gille-Maisani) Assim com a guirlanda anelada, quando invertida, temos a arcada anelada.

Interpretações:
1. Dr. Dettewiller: regressão oral oculta sob signos de amabilidade.

2. Nazzareno Palaferri (Dizionario grafológico, Istituto Grafológico G. Moretti, Urbino, 1980) fala da escrita “Convolvoli”, uma voluta em forma de espiral.
Capacidade de fantasiar, enganar, de utilizar subterfúgio para convencer.

3. Moretti (Escola italiana) diz é típico em escrita de quem sabe seduzir, envolver, acariciar, agrado, fletar etc.

4. Escola Jaminiana em geral -
Mentira através de atos e palavras, mas também do silêncio, da insinuação maldosa e aparentemente justa. Necessidade de reter ao mesmo tempo em que parece que deseja doar alguma coisa.. Literalmente, capacidade de enrolar os demais. Habilidade verbal para enganar. Dissimulador e egocêntrico. Defesa. Subjetividade. (Peugeot)

5. Os alemães interpretam como um signo de amabilidade interesseira.

6. Interpretamos como desconfiança, necessidade de conferir de modo constante aquilo que está fazendo, necessidade de voltar a trás para “apagar” alguma coisa, e por isto uma tendência a mentira.