CURSO DE GRAFOLOGIA - GENERATIONS
Objetivo
Há mais de cinco anos não ministro Cursos de Grafologia
na cidade de São Paulo.
O objetivo agora é criar uma nova geração de grafólogos
nos próximos cinco anos.
Os valores cobrem apenas os custos envolvidos. É
minha pequena contribuição para a grafologia.
O primeiro curso faz parte dos quatro módulos de
formação de grafólogos.
1. Carga horária em sala de aula -
16 horas.
Carga horária
com exercícios fora de Sala de aula 48 horas.
2. Material entregue para cada
participantes - sem custos adicionais.
- 01 Livro por participante - Grafologia
Expressiva 328 páginas.
-
01 Apostila de Exercícios Digital Grafologia Expressiva -
- Treinamentos em PP de todos os capítulos do livro
- Inventário para
levantamento de Perfil
- Máscara do inventário digital para levantamento de Perfil – Cópias
ilimitadas.
3. Valor do Curso (com todo material
incluso - sem custos adicionais) -
A
quantidade de alunos não altera o valor do curso.
Incluída correção dos
exercícios e supervisão nos próximos três meses.
Investimento: R$ 380,00 – pessoa física
R$ 540,00
– pessoa jurídica
10 primeiras inscrições
4. Local: São Paulo. Av. Paulista,
509
Qualquer dúvida estou a disposição.
Curso de Grafologia –
Módulo I – Grafologia Expressiva
Objetivos
- Capacitar os participantes na utilização de técnicas de Grafologia.
- Capacitar os participantes na utilização de técnicas de Grafologia.
Grafologia – Metodologia de Ensino.
Livro base: Grafologia
Expressiva. Ed. Ágora.
Metodologia
-
- Amplamente participativa, questionários, exercícios e testes para
acompanhamento dos conceitos a serem estudados.
- Amplamente participativa, questionários, exercícios e testes para
acompanhamento dos conceitos a serem estudados.
Programa
1. História da
Grafologia
2. Síntese de orientação
Evolução (Jamin) 1.
Inorganizada 2.Desorganizada 3. Combinada 4. Organizada
Harmonia
1.Harmônica 2.Inarmônica.
Nível de Forma (Klages)
Síntese entre Forma e Movimento
3. Síndromes:
1. Inibição 2.Expansão 3.Impulsividade 4.Relaxamento
do traço 5.Rigidez do traço 6.Deterioração gráfica 7.Impessoalidade
04.
Distribuição 1. Clara 2.Arejada 3.Confusa
4.Legível 5.Ilegível 7.Concentrada 7. Condensada
8.Espaçada 9.Organizada 10.Desorganizada
11.Limpa 12.Suja 13. Invasiva
05. Dimensão
Zona média – Eixo Vertical
1.
Grande 2. Pequena 3. Crescente 4. Decrescente
Zona média – Eixo Horizontal - Amplitude
5. Estreita 6. Extensa
Zona média –
7. Baixa 8. Alta 9.Rebaixada 10.Sobressaltada
11.Uniforme
Zona média – Extensão - Amplitude
12. Dilatada 13. Sóbria 14.Compensada
Proporção – Divisão Interzonal
1. Proporcional 2.
Desproporcional 3. Mista
06. Pressão
1. Espécies de acordo com ao apoio do instrumento no papel. (pressão no sentido
estrito do termo)
1. Apoiada 2. Leve 3. Em relevo 4. Sem revelo 5.
Deslocada 6. Espasmódica 7.Acerada 8.Massiva
9.Fusiforme 10. Profunda 11.Superficial 12.Em sulcos
2. Espécies de
acordo com a qualidade dos traços. (neste caso o interior e as bordas) 13.
Nítida 14.Pastosa 15. Nutrida 16. Desnutrida 17. Seca
18.Congestionada 19.Empastada 20. Filiforme 21.Frouxa
07. Condução do traçado
1. Hipotensa 2. Flexível 3. Firme 4. Contraída 5.
Hipertensa 6. Desigualdades de Tensão.
08.
Forma
Execução
1.Caligráfica 2.Redonda 3. Sistematizada ou
monomorfa 4. Estilizada 5. Polimorfa 6. Angulosa 7. Simples 8.
Simplificada 9. Seca, 10. Ríspida 11. Ornada 12. Extravagante 13. Complicada
14. Artificial 15. Tipográfica 16. Inflada 17. Infantil 18.
Ovóide/ovalada.
9. Continuidade
Progressão da escrita
1.Inibida 2. Contida 3.
Monótona 4. Cadenciada
5. Rítmica.
Ligação
1.Ligada 2.Desligada 3.Agrupada
4.Combinada
Deficiências de continuidade
5.Fragmentada 6.Ligações desiguais 7. Lapsus de ligação 8.Retocada
9.Pontilhada/Em bastão 10.Sacudida 11.Suspensa 12.Inacabada
10. Movimento
1. Estático ou imóvel 2. Flutuante 3. Inibido/contido
4. Controlado 5. Fluído 6. Vibrante/efervescente 7. Dinâmico
8. Propulsivo 9. Retardado 10. Revirados para a esquerda
11. Ligação
Formas de ligação
1. Em ângulos 2.Arcada 3.Guirlanda 4.Anelada 5.
Filiforme 6.Mista 7. Dupla curva - Duplo ângulo
12. Velocidade
1. Lenta 2.Pausada 3.Rápida 4.Precipitada
5.Lançada 6.Acelerada 7.Desigualdades de velocidade
13. Inclinação
1. Inclinada 2.Tombada 3.Vertical 4.Invertida
5.Oscilante (ou variável) 6. Conceitos da escola italiana
14. Direção das linhas
1.Retilínea 2.Rígida 3.Ascendente 4.Descendente
5.Linhas côncavas 6.Linhas convexas 7.Sinuosa 8.Imbricadas
ascendentes 9.Imbricadas descendentes 10.Escalonada 11 Em
saltos 12.Colas de Zorro
13.Mista 14.Em leque
Orientação geral do traço
1. Escrita progressiva 2. Regressiva 3.Escrita mista. 4.
Escrita ao revés 5. Escrita com
torções
15. Discordâncias
1.Forma 2.Tamanho 3.Pressão 4.Direção
5.Velocidade 6.Inclinação 7.Continuidade
16. Signos gráficos
1. Guirlanda 2. Arco 3. Bucle 4. Laço 5.
Serpentina 6.Espiral 7. Triângulo 8. Arpão 9. Nó
10.Torções
17. Assinaturas
18. Signos
livres
1. Pontuação e acentuação 2. Traço inicial, traço final 3.
Barras dos T
4.Traços da Escola Italiana
Ø Traços da escola italiana – Moretti
Ø Traço da sobriedade “Ricci della
Sobrietà”
Ø Traço da dissimulação “Ricci del
Nascodimento”
Ø Traço do Subjetivismo “Ricci del
Soggettivismo”
Ø Traço da Afetação “Ricci
dell’Ammanieramento”
Ø Traço da fleugma “Ricci della Flemma”
Ø Traço do desprezo “Ricci Descaro”
Ø Traços de mitomania “Ricci della
Mitomania”
Ø Traço da confusão “Ricci della
Confusione”
Ø Traço da independência; etc.
19. Perfil Gráfológico - Estrutura
Oito etapas
Oito etapas
1.
Primeira Etapa – Ambiente gráfico
2. Segunda etapa - Sínteses de Orientação - Síndromes
3. Terceira etapa – Gêneros - DOMINANTES -
4. Quarta Etapa – Signos gráficos
5. Quinta etapa – Traços
6. Sexta etapa - Assinatura
7. Sétima etapa - Hierarquizar as espécies
8. Oitava etapa - Perfil psicológico
2. Segunda etapa - Sínteses de Orientação - Síndromes
3. Terceira etapa – Gêneros - DOMINANTES -
4. Quarta Etapa – Signos gráficos
5. Quinta etapa – Traços
6. Sexta etapa - Assinatura
7. Sétima etapa - Hierarquizar as espécies
8. Oitava etapa - Perfil psicológico
22. Estudos
de casos
Ø
Síndromes gráficas.
Ø
Técnicas de elaboração
de perfil.
Ø
Estruturação de textos.
Ø
Uso dos articuladores
no perfil.
Ø
Erros mais comuns.
Ø
Exercícios de validação
de perfis pelo método de inferência indireta
Ø
Técnica inédita
desenvolvida para não repetir frases
Currículo Resumido
Paulo Sergio de Camargo. Escritor, grafólogo, especialista em
Linguagem não verbal e RH, consultor de empresas nacionais e multinacionais.
Palestrante internacional - Argentina, Chile, Espanha, México. Membro de Honra da
"Agrupación Grafoanalistas Consultivos en Espanã" (Barcelona) e da
SOBRAG, Sociedade Brasileira de Grafologia. Membro de Honra da Sociedade
Espanhola de Grafologia e da Sociedade Mexicana de Grafologia Científica.
Grafólogo com maior número de livros publicados a respeito de grafologia
no continente.
Livros publicados sob o tema Grafologia.
“O que é Grafologia” 2ª ed. - Ed. Brasiliense. 2008
“A escrita revela sua personalidade” Ed. Cepa.
“Assinatura e
Personalidade” – ED. PSG. 1997
“Dicionário de
Traços na Grafologia”. ED. PSG.1998.
“A grafologia no recrutamento e Seleção de Pessoal” Ed. Ágora.
2000
“Psicodinâmica do espaço na grafologia”. Ed. Vetor. Dez. 2005
“Manual de
Reeducação Gráfica e Grafoterapia. Ed .Vetor. São Paulo. 2007.
“Grafologia Expressiva. Ed. Ágora 3ª Edição – 2014
Sua escrita –
Sua Personalidade. Ed. Ágora. 2009.
Perfis
Grafológicos Sintéticos. Ed. PSG. 2010
Grafologia
Emocional Expressiva. Ed. PSG. 2010
Personalidades
de Risco. Ed. PSG. 2ª Edição. 2014
Linguagem Corporal. ED. Summus. 2010.
Não minta para mim! Psicologia da Mentira e Linguagem corporal.
Ed. Summus. 2012
Linguagem corporal e Liderança. Ed. Summus. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário