ASSINATURAS TRIDIMENSIONAIS
Trechos extraídos do livro Psicodinâmica do espaço na grafologia. Paulo Sergio de Camargo
Disponível em E-Books na Amazon.
A assinatura faz parte de quase todos os estudos
de grafologia. As principais escolas e os seus autores sempre se debruçam sob o
tema. Uma das poucas exceções é a escola italiana do Padre Moretti. A escola
morettiana não dá a mesma importância para
assinatura como a francesa e alemã.
Todavia é conceito quase unânime que a assinatura
é analisada em conjunto com o texto, sem ela nenhuma análise é completa. De
minha parte, tomo este conceito em termos, pois já li bons e consistentes
estudos da vida de várias pessoas por meio de suas assinaturas. O primeiro
exemplo disto é o padre francês Michon que analisou Napoleão Bonaparte.
(Histoire de Napoléon Ier d'après son écriture, par Jean-Hippolyte Michon.)
Observações:
Max Pulver em sua obra prima Handschrift der
Symbolik, diz que “a assinatura é uma biografia abreviada”. Outros autores vão na mesma direção de Pulver.
Na Europa excelentes grafólogos pesquisam o tema sob os mais variados pontos de
vista. Germán Belda é destaque entre os principais grafólogos espanhóis neste
campo.
Muitas avaliações a respeito das assinaturas
estão no meu livro Assinatura e
Personalidade. Interpretação através da assinatura.
Assinatura Tridimensional
Escrevemos em um espaço plano, a escrita caminha
do lado esquerdo para o direto, tendo como limites óbvios as margens do papel.
Todavia terminado o texto, o escritor se sente livre para colocar a assinatura
onde deseja. Normalmente a assinatura também é executada de modo plano.
A maneira como aprendemos a escrever limita o
escritor utilizar de modo mais amplo o espaço gráfico que tem pela frente.
Temos que compreender que a escrita é repleta de
normas, muitas vezes ensinadas de forma rígida nas escolas. Fatores
expressivos, projetivos e representativos aparecem tanto na escrita como na
assinatura, mas isto não é o tema deste livro.
Evidente que alguns parâmetros são levados em
conta, todavia em muitos casos o escritor se sente livre para expressar de modo
diferente daquilo que escreveu.
Pode, é claro, manter a mesma gênese daquilo que
foi ensinado, todavia na maioria das vezes coloca de modo claro e direto sua
individualidade. Mudam as formas, os traços, a pressão, enfim, todos os
gêneros. Sem entrar em maiores
considerações, já que o tema daria um verdadeiro tratado, nos autógrafos de
artistas, além da pressa, o espaço no papel para que o mesmo expresse sua
personalidade vai desde a folha inteira até o guardanapo de papel.
Figura 177. O traço inicial é facilmente visto de forma
tridimensional. Atriz brasileira.
Definição
Assinaturas tridimensionais são aquelas em que o
escritor utiliza os espaços de modo a dar impressão 3D em seus traços.
Características:
•
Ocupam mais espaço que o normal
•
O traçado tende a ter mais curvas
•
Escrita tende a ser ágil
•
A pressão dificilmente é tensa, hipertensa
•
Obrigatoriamente há liberdade de movimento
•
Traços extensos
•
Dom Gráfico e Habilidade Gráfica de Klages
simultâneos
•
Combinações criativas
•
Traços e letras ilegíveis ou com certa falta de
legibilidade
•
Pressão equilibrada ou com nuances
Os traços acima descritos certamente contribuem
para uma interpretação bastante positiva da personalidade do escritor.
No que tange aos conceitos de Dom Gráfico e
Habilidade Gráfica de Klages que ocorrem de forma simultânea é lícito dizer que
a pessoa precisa ter cultura gráfica, treinamentos (tempo de escrita), além de
potencial cognitivo.
Figura 178. Neil Armstrong.
Astronauta americano.
Interpretação
As interpretações precisam ser ampliadas no
futuro, especialmente porque a maneira com a pessoa realiza a assinatura 3D é
sempre levada em conta.
As escritas tridimensionais certamente vamos
abrir um novo campo de estudo, mais complexo e profundo.
Nos traços tridimensionais o escritor sai de si
(movimentos de extensão, para cima no traço plano) ou vem para si (movimento de
flexão).
Na grafologia clássica, estes dois movimentos
“subir e descer” (sair e se afastar do corpo) de fazem no plano vertical. Nas
assinaturas tridimensionais simbolicamente estão tanto no plano horizontal como
no vertical.
Ainda Moretti: O espaço
que existe entre uma letra e a outra, assume simbolicamente o valor do espaço
que estamos dispostos a ceder para os outros nos âmbitos de nossas relações
sociais e afetivas. Sempre, segundo a interpretação do simbolismo gráfico, a
palavra é vivida pelo escritor como uma série de relações sucessivas com o
“TU”, por isto, a inclinação de uma letra ou grupo de letras para as outras, é
indício de como o EU se conduz para realidades objetivas. O espaço entre as
palavras representa, ao contrário, simbolicamente, a pausa que o escritor
interpõe entre o final de uma experiência e o início de outra, o espaço
dedicado a reflexão e ao raciocínio.
Desta forma é fácil tirar conclusões sobre a
personalidade do escritor, sem antes lembrar que para Klages escrita extensa,
demonstrar expansão da alma.
No caso da assinatura em 3D o escritor vai de
encontro ao outro em todos os planos, mas de forma ampliada e mais sofisticada
que os demais. Alto nível de sensibilidade para se permear no entorno em que
vive.
Todavia a permeabilidade transcende, pois, a
compreensão intelectual é acima da média. Inteligência intrapessoal.
Socialmente compreende os demais, demonstra alto
grau de empatia nos três planos, cognitivo, emocional e compassivo. Lembrando
para termos os dois últimos é preciso a ocorrência do primeiro. Contudo muitas
vezes ocorre apenas o segundo (sentir o que o outro sente, mas não o terceiro;
querer ajudar o outro).
Transita nos mais diversos meios sociais sem que
isto cause perturbações para si e para os demais.
Carisma. Equilíbrio mental e físico, o escritor
domina suas energias e sabe como trabalhar com as mesmas de maneira adequada.
Equilíbrio afetivo, moral e mental aliado a um senso prático de vida e de
intenções.
Profundidade. Quando avalia determinada situação
ou alguém, não se limita, aprofundar e compreender o valor global da situação.
Criatividade e inventividade de primeira ordem. Expressa-se
de forma original. Pouco gosto por tarefas monótonas e repetitivas.
Dificilmente gosta de atividades sistemáticas. Abstração em alto nível,
desloca-se com certa facilidade tanto no plano concreto como no abstrato. Foca
naquilo que é primordial (traços simplificados) e que os demais não conseguem
observar (combinações originais).
Sensibilidade ao meio ambiente e as pessoas que
nele transitam.
Mente expansiva. Habilidade motriz. A
Quando o traço é limpo a qualidade para se
expressar em questões concretas também é acima da média. O sentido estético é
bastante desenvolvido, não raro são pessoas ligadas à arte, cultura, literatura
etc.
Paulo
Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal
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