Duração mínima 01 ano -
Quatro módulos - Grafologia Expressiva é obrigatório.
Supervisão individual -
NOME DA DISCIPLINA
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GRAFOLOGIA I – TERMINOLOGIA E MÉTODOS
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DOCENTE HABILITADO PARA MINISTRAR ESTA DISCIPLINA
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NOME
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TITULAÇÃO
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IES
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Ano de Conclusão
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RG
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ÓRGÃO
EXPEDIDOR
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Matrícula
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ENDEREÇO
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TEL. CEL
TEL. TRAB.
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e-mail
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PIS/PASEP
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EMENTA
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Métodos grafológicos e evolução. Principais escolas de Grafologia no mundo. Desenvolvimento e pesquisas. Terminologia e práxis de grafologia. Classificação dos gêneros e das espécies.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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Unidade 1. Histórico da grafologia
1.1 História da Grafologia
1.2 Grafologia no Brasil
1.3 Grafologia na Europa
1.4 Estudo de Binet em Sorbonne
1.5 Centros de Pesquisa no Mundo
Unidade 2. Métodos modernos de análise grafológica
2.1 Observação Geral do Traçado
2.2 Dinâmica e integração do movimento espaço-organizacional
2.3 Espaço e Forma
2.4 Movimento
2.5 Traço
Unidade 3. Sínteses de orientação
3.1 Definição de gêneros, espécies e modos
3.2 Síntese de orientação
3.2 Evolução (Jamin)
3.2.1. Organizada
3.2.1. Desorganizada
3.2.1. Combinada
3.2.1. Inorganizada
3.3 Harmonia
3.3.1 Harmônica
3.3.2 Inarmônica
3.4 Síntese entre Forma e Movimento
Unidade 4. Síndromes Gráficas
4. 1 Inibição
4. 2 Expansão
4. 3 Impulsividade
4.4 Relaxamento do traço
4.5 Rigidez do traço
4.6 Deterioração gráfica
4.7 Impessoalidade
Unidade 5. Distribuição Espacial Grafoescritural
5.1 Clara
5.2 Arejada
5.3 Confusa
5.4 Legível
5.5 Ilegível
5.6 Concentrada
5.7 Condensada
5.8 Espaçada
5.9 Organizada
5.10 Desorganizada
5.11 Limpa
5.12 Suja
5.13 Invasiva
Unidade 6. Largura/Estreiteza – Escola Italiana
6.1 Entre as letras
6.2 Entre as palavras
6.3 Larga nas letras
6.4 Tríplice Largura Espacial
6.5
Unidade 7. Dimensão
7.1 Zona média – Eixo Vertical
7.1.1 Formas de avaliar o tamanho
7.1.2 Altura absoluta e Altura grafológica
7.1.3 Grande
7.1.4 Pequena
7.1.5 Crescente
7.1.6 Decrescente
7.2 Zona média – Eixo Horizontal - Amplitude
7.2.1 Estreita
7.2.1 Extensa
7.3 Zona média – Amplitude
7.3.1 Baixa
7.3.2 Alta
7.3.3 Rebaixada
7.3.4 Sobressaltada
7.3.5 Uniforme
7.3.6. Dilatada
7.3.7 Sóbria
7.3.8 Compensada
7.4 Proporção - Divisão inter-zonal
7.4.1 Proporcional
7.4.2 Desproporcional
7.4.3 Mista
Unidade 8. Pressão
8.1 Espécies de acordo com ao apoio do instrumento no papel. (pressão no sentido estrito do termo)
8.1.1 Apoiada
8.1.2 Leve
8.1.3 Em relevo
8.1.4 Sem revelo
8.1.5. Deslocada
8.1.6 Espasmódica
8.1.7 Acerada
8.1.8 Massiva
8.1.9 Fusiforme
8.1.10 Profunda
8.1.11 Superficial
8.1.12 Em sulcos
8.2 Espécies de acordo com a qualidade dos traços. (o interior e as bordas)
8.2.1 Nítida
8.2.2 Pastosa
8.2.3 Nutrida
8.2.4 Desnutrida
8.2.5 Seca
8.2.6 Congestionada
8.2.7 Empastada
8.2.8 Filiforme
8.2.8 Frouxa
Unidade 9. Condução do traçado
9.1 Hipotensa
9.1. Flexível
9.1. Firme
9.1. Contraída
9.1. Hipertensa
9.1. Desigualdades de Tensão
Unidade 10. Forma
10.1 Execução – Evolução da forma
10.1.1 Caligráfica
10.1.2Redonda
10.1.3 Sistematizada/Monomorfa
10.1.4 Estilizada
10.1.5 Polimorfa
10.1.6 Angulosa
10.1.7 Simples
10.1.8 Simplificada
10.1.9 Seca
10.1.10 Ríspida
10.1.11 Ornada
10.1.12 Extravagante
10.1.13 Complicada
10.1.14. Artificial
10.1. 15. Tipográfica
10.1.16 Inflada
10.1.17 Infantil
10.1.18 Ovóide/ovalada
Unidade 11. Continuidade
11.1 Progressão da escrita
11.1.1 Inibida
11.1.2 Contida
11.1.3 Monótona
11.1.4 Cadenciada
11.1.5 Ágil
11.1. 6. Rítmica.
11.2 Ligação
11.2.1 Ligada
11.2.2 Desligada
11.2.3 Agrupada
11.2.4 Combinada
11.3 Deficiências de continuidade
11.3.1 Fragmentada
11.3.2 Ligações desiguais
11.3.3 Lapsus de ligação
11.3.4 Retocada
11.3.5 Pontilhada/Em bastão
11.3.6 Sacudida
11.3.7 Suspensa
11.3.8 Inacabada
Unidade 12. Ligação
12.1 Em ângulos -
12.2 Arcada
12.3 Guirlanda
12.4 Anelada
12.5 Filiforme
12.6 Mista
12.7 Dupla curva
12.8 Duplo ângulo
Unidade13. Movimento Grafoescritural
13.1 Estático ou imóvel
13.2 Flutuante
13.3 Inibido/contido
13.4 Controlado
13.5 Fluído
13.6 Vibrante/efervescente
13.7 Dinâmico
13.8 Propulsivo
13.9 Retardado
13.10 Revirados para a esquerda
13.11 Estudos complementares
Unidade 14. Velocidade
14.1 Lenta
14.2 Pausada
14.3 Rápida
14.4 Precipitada
14.5 Lançada
14.6 Acelerada
14.7 Desigualdades de velocidade
Unidade 15. Inclinação das letras
15.1. Inclinada
15.2. Tombada
15.3 Vertical
15.4 Invertida
15.5 Oscilante (variável
15.6 Paralela
15.7 Sinuosa
15.8 Contorcionada
15.9 Hastes Côncavas /Convexas
Unidade 16. Direção das linhas
16.1 Retilínea
16.2 Rígida
16.3 Ascendente
16.4 Descendente
16.5 Linhas côncavas
16.6 Linhas convexas
16.7 Sinuosa
16.8 Imbricadas ascendentes
16.9 Imbricadas descendentes
16.10 Escalonada
16.11 Em saltos
16.12 Colas de Zorro
16.13 Mista
16.14 Em leque
Unidade 17. - Orientação geral do traço
17.1 Escrita progressiva
17.2 Regressiva
17.3 Escrita mista.
17.4 Escrita ao revés
17.5 Escrita com torções
Unidade 18. Discordâncias
18.1 Forma
18.2 Tamanho
18.3 Pressão
18.4 Direção
18.5 Velocidade
18.6 Inclinação
18.7 Continuidade
Unidade 19. Signos gráficos
19.1 Guirlanda
19.2 Arco
19.3 Bucle
19.4 Laço
19.5 Serpentina
19.6 Espiral
19.7 Triângulo
19.8 Arpão
19.09 Nó
19.10 Torções
19.11 Dente de tubarão
19.12 Unha do criminoso
19.13 Rasgo do Escorpião
19.14 Facas
19.15 Letras D e S
19.16 Estereotipias
Unidade 20 – Dicotomia ângulo/curva
20.1 Estudo do ângulo e curva na Escola Italiana
20.2 Ângulo A
20.3 Ângulo B
20.4 Ângulo C
20.5 Estudo das letras ovais
Unidade 21. Estudo das Assinaturas
21.1 Definições
21.2 Diferenças entre assinatura e autógrafo
21.3 Rubrica
21.4 Posição da assinatura em relação ao texto
Unidade22. Signos livres
22.1 Pontuação e acentuação
22.2 Traço inicial, traço final
22.3 Barras dos T
22.5 Pingos nos I
22.4 Estudo Til
Unidade 23. Traços da Escola Italiana
23.1 Subjetivismo
23.2. Traço da Afetação
23.3. Traço da fleugma
23.4. Traço do desprezo
23. 5. Traços de mitomania
23.6. Traço da confusão
23. 7. Traço da independência
23. 8. Traço da insegurança material
Unidade 24. Elaboração do Perfil Grafológico
24.1 Métodos
24.2 Levantamento de dados
24.3 Estudo das dominantes
24.4Características psicológicas
24.5 Elaboração final do Perfil
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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1. CRÉPIEUX-JAMIN – Grafologia, Escrita e caráter, Rio de Janeiro. Minerva, 1943.
2. CREPIEUX-JAMIN, J. - ABC de la Graphologie, PUF, Paris 1a ed. 1930
3. BOILLE, NICOLE - Il gesto grafico, gesto creativo, Itália; Ed. Borla, 1998.
4. ODETTE SERPA LOEVY - Grafologia, São Paulo. Sarvier, 1987
5. TORBIDONI –ZANIN. – Grafologia, Texto teórico practico. E. Tantin, 1991.
6. AUGUSTO VELS - Escrita e Personalidade, São Paulo. Pensamento, 1991.
7. MORETTI GIROLAMO – Tratatto di grafologia – Inteligenza – Sentimento. Ed, Messagero, 2006.
8. PULVER MAX - El simbolismo de La Escritura. Madrid . Ed. Vicrotiano, 1953.
9. KLAGES LUDWIG – Escritura y Caracter. Ed. Paidos. 1956.
10. GILLE-MAISANI. - Psicologia de la Escritura, São Paulo. Pensamento, 1999.
11. PAULO SERGIO DE CAMARGO – A escrita revela sua personalidade. Ed. Cepa, RJ, 2001.
12. PAULO SERGIO DE CAMARGO – A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição.
13. PAULO SERGIO DE CAMARGO – Assinatura e Personalidade. Ed. PSG, 2006.
14. PAULO SERGIO DE CAMARGO – Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006. Agosto.
15. PAULO SERGIO DE CAMARGO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006.
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NOME DA DISCIPLINA
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NOME DA DISCIPLINA
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GRAFOLOGIA II – PSICODINÂMICA DO ESPAÇO NA GRAFOLOGIA
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EMENTA
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Estudo das teorias de espaço. A escrita como ciência da expressão. Conceitos de Ritmo. Avaliação psicodinâmica do ritmo de Forma, Espaço e Movimento espacial. Estudo da dinâmica das margens e do texto.
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Unidade 1. O espaço e Grafologia
1.1. A percepção global do espaço na grafologia
1.2. Simbolismo espacial de Pulver
1.3. Estudo das imagens do movimento – Robert Heiss
1.4. O espaço na Escola Italiana
Unidade 2. Ritmo na Escrita
2.1.Definição
2.2.Teorias de Ritmo
2.3.Escola Alemã
2.4.Ritmo de Espaço
2.5.Ritmo de Forma
2.6.Ritmo de Movimento
2.7.Como avaliar Ritmo na escrita
Unidade 3. Espaço entre as palavras e letras
3.1 Definição
3.2 Medidas grafoescriturais
3.2 Estudo da escola italiana
3.3 Interpretação psicológica
Unidade 4. Espaço entre as as linhas
4. 1 Definição
4. 2 Medidas grafoescriturais
4. 3 Comparações entre os espaços
4.4 Interpretação psicológica
Unidade 5. Divisão inter-zonal - Zona Superior
5.1 Definição
5.2 Valores relativos e absolutos das diversas escolas
5.3 Variações de tamanho
5.4 Variações de largura
5.5 Interpretação psicológica
Unidade 6. Divisão inter-zonal - Zona Média
6.1 Definição
6.2 Tamanho e variações
6.3 Comparações com as demais zonas da escrita
6.4 Interpretação psicológica
Unidade 7. Divisão inter-zonal - Zona Inferior
7.1 Definição
7.2 Tamanho e variações
7.3 Comparações com as demais zonas da escrita
7.4 Interpretação psicológica
Unidade 8. Estudo das margens
8.1 As quatro margens
8.2 Significado geral
8.3 Interpretação global
Unidade 9. Estudo das margens – Eixo Vertical
9.1 Margem superior e inferior
9.1. Tamanho e variações
9.1. Forma e variações
9.1. Comparação entre as margens
9.1. Interpretação global
Unidade 10. Estudo das margens – Eixo Vertical
10.1 Margem esquerda e direita
10.2 Simbolismo espacial
10.3 Tamanho e variações
10.4 Forma e variações
10.5 Comparação entre as margens
10.6 Interpretação global
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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1. J. CRÉPIEUX-JAMIN – Grafologia, Escrita e caráter, Rio de Janeiro. Minerva, 1943.
1. HEISS ROBERT – L´interpretazione della scrittura. Edizioni Messaggero Padova, 1990.
2. PULVER MAX - El simbolismo de La Escritura. Madrid . Ed. Victoriano, 1953.
3. KLAGES LUDWIG – Escritura y Caracter. Ed. Paidos. 1956.
4. GILLE-MAISANI. - Psicologia de la Escritura, São Paulo. Pensamento, 1999.
5. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição.
6. MULLER, W. H. - ENSKAT, A. - Diagnostica grafologica. Fondamenti, possibilità, limiti
Edizioni Messaggero Padova, 1995.
7. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006. Agosto.
8. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.de – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987
9. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978
10. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006.
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NOME DA DISCIPLINA
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GRAFOLOGIA III – ESTUDO DO TRAÇO E GRAFOPATOLOGIA
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EMENTA
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Estudos de Walter Hegar. Principais conceitos de traço e traçado. Importância para o levantamento grafológico. Estudos e conceitos de grafopatologia. Desenvolvimento e pesquisas de grafopatologia por médico no século XX.
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Unidade 1. Grafometria
1.1 Conceitos de Grafometria
1.2 Estudo da Escola Francesa – Jacques Salce
1.3 Estudos de Zubin e Lewinson
Unidade 2. O traço e o traçado
2.1 Observação Geral
2.2 Diferença entre Traço e Traçado
2.3 Ligações espaciais
2.4 Traço segundo W. Hegar
Unidade 3. Qualidade do Traço
3.1 Definição
3.2 Tipos
3.3 Significado geral
Unidade 4. Conteúdo expressivo do Traço
4. 1 Definições
4. 2 Avaliação
4. 3 Correspondências Psicológicas
Unidade 5. O contorno do Traço
5.1 Definições
5.2 Avaliação
5.3 Correspondências Psicológicas
Unidade 6. Características do Movimento
6.6 Tipos
6.7 Traço; forma e movimento
6.8 Avaliação
6.9 Correspondências Psicológicas
Unidade 7. Textura do Traço segundo R. Pophal
7.1 Traço Homogêneo
7.2 Traço Granulado
7.3 Traço amorfo
7.4 Correspondências Psicológicas
Unidade 8. Grafopatologia
8.1 Histórico
8.2 Conceitos
8.3 Identificação de traços ligados a patologia
8.4 Depressão
8.5 Agressividade
8.6 Drogadição
8.7 Estresse
8.8 Disgrafias
8.9 Outras doenças e distúrbios
8.10 Importância do não-diagnóstico
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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1. J. CRÉPIEUX-JAMIN – Grafologia, Escrita e caráter, Rio de Janeiro. Minerva, 1943.
2. BOSE CATHERINE– La graphologie allemande, Masson, Paris 1992
3. HEISS ROBERT – L´interpretazione della scrittura. Edizioni Messaggero Padova, 1990.
4. PULVER MAX - El simbolismo de La Escritura. Madrid . Ed. Victoriano, 1953.
5. KLAGES LUDWIG – Escritura y Carácter. Ed. Paidos. 1956.
6. GILLE-MAISANI. - Psicologia de la Escritura, São Paulo. Pensamento, 1999.
7. DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005
8. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição.
9. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.DE – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987
10. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978
11. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006. Agosto.
12. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006.
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NOME DA DISCIPLINA
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GRAFOLOGIA IV – A Grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal
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EMENTA
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A Grafologia como a principal (ou auxiliar) ferramenta no processo de recrutamento e seleção de pessoal nas empresas. Utilização da técnica grafológica na avaliação de potencial para a contratação ou promoção de funcionários. Estudos para reconhecer por meio do gesto gráfico as principais qualidades e deficiências do ser humano e utilizar este conhecimento como meio para o aperfeiçoamento pessoal.
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Unidade 1. A grafologia nas Empresas
1.1 O grafólogo
1.2 Formação do profissional
1.3 Conhecimentos necessários
1.4 Como é utilizado pelas empresas
Unidade 2. Perfis Grafológicos
2.1 Tipos de Perfis
2.2 Perfis descritivos e sintéticos
2.3 Gráficos
2.4 Vantagens e desvantagens
2.5 Redação do perfil
Unidade 3. Recrutamento e Seleção de Pessoal
3.1 Solicitação
3.2 Técnicas de avaliação
3.3. Descrição de cargos
Unidade 4. Avaliação de potencial pela grafologia
4. 1 Definições
4. 2 Potencial
4. 3 Motivação – Fatores na escrita
4.4 Vontade
4.5 Correspondências Psicológicas
Unidade 5. O problema humano nas empresas
5.1 Estudos gráficos
5.2 Alcoolismo
5.3 Depressão
5.4 Estresse
5.5 LER - DORT
Unidade 6. Teorias Avançadas de Grafologia
1.1 Escala de Pophal – Graus
1.2 Perfil profissional ligado a empresas
1.3 Correspondências Psicológicas
Unidade 7. Grafologia e Liderança
7.1 Teorias de liderança
7.2 Estudos gráficos
7.3 Avaliação e correspondências psicológicas
Unidade 8. Escrita e Profissões
8.1 Conceitos
8.2 Dom gráfico e Habilidade Gráfica
8.3 Sociabilidade
8.4 Identificação de possíveis traços ligados a profissões 8.4
Unidade 9. Inteligência e escrita
9.1 Teorias
9.2 Estudos gráficos
9.3 Criatividade
9.4 Produtividade
9.5 Maturidade intelectual e emocional
9.6 Habilidades mentais
9.7 Avaliação e correspondências psicológicas
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
|
1. GILLE-MAISANI. - Psicologia de
2. DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005
3. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição.
4. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.DE – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987
5. POPHAL R. - Scrittura e cervello. Edizioni Messaggero Padova, 1990.
6. BRAVO ALBERTO – Variazioni naturali e artificiose della grafia. Libreria Moretti. Urbino, 2005.
7. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978
8. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006..
9. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia pelo traço. Ed. PSG, 2009.
10. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006.
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NOME DA DISCIPLINA
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GRAFOLOGIA V – PERFIS SINTÉTICOS POR COMPETÊNCIA
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EMENTA
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O estudo da grafologia voltado para a avalição das principais competências nas empresas. O método exposto visa dar ao futuro grafólogo condições de observar por meio das escritas características de interesse especial na contratação, promoção e avalição do potencial humano.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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Unidade 1. Definições
1.1 Observações gerais
1.2 Vantagens e desvantagens do método
1.3 Modelos de gráficos
Unidade 2. Esquema prático – Método das Polaridades
2.1 Esquema
2.2 Observação da escrita
2.3 Definição dos traços principais e dominantes
2.4 Polaridades
2.5 Conjugação das polaridades
2.6 Avaliação final
Unidade 3. Avaliação por camadas
3.1 Estudos
3.2 Tipos de avaliação
3.3 Exemplos de camadas
3.4 Modelos gráficos
3.5 Interpretações
3.6 Exercícios práticos
Unidade 4. Dicotomia ângulo/curva de Moretti
4.1 Polaridade
4.2 Egoísmo/Altruísmo
4.3 A curva
4.4 O ânguli
4.5 Ângulo A – B – C – interpretações
4.6 Ângulo A – Ressentimento e suscetibilidade
4.7 Ângulo B – Tenacidade e teimosia
4.8 Ângulo C – Sagacidade e astúcia
4.9 Ângulo C e as competências
Unidade 5. Extroversão e introversão
5.1 Polaridades
5.2 O extrovertido – estudos
5.3 O introvertido -
5.4 Características gráficas dos tipos
5.5 O introvertido/extrovertido e as competências
Unidade 6. Como fatias as espécies grafológicas
6.1 Teorias
6.2 Modelos
6.3 Exemplos
6.4 Exercícios práticos
Unidade 7. A mentira
7.1 Definições
7.2 Características gráficas
7.3 Esquema da polaridade
7.4 Mitomania
7.5 Apropriação indébita
7.6 Ocultação da personalidade
7.7 Mentira por vaidade
7.8 Mentira por interesse
7.9 Mentira por bons sentimentos
7.10 Mentira por medo de castigo
7.11 Mentira e as competências
7.10 Exercícios práticos
Unidade 8. Mais fatias
8.1 Reflexão
8.2 Flexibilidade
8.3 Decisão
8.4 Capacidade de organização
8.5 Controle das reações
8.6 Correspondências psicológicas
Unidade 9. Vontade e Motivação
9.1 Teorias
9.2 Polaridades
9.3 Exercícios práticos
Unidade 10. Inteligência
10.1 Teorias
10.2 Inteligências Múltiplas – traços grafológicos
10.3 Fatores da inteligência
10.4. Atenção e concentração
10.5 Abstração/Racionalização – traços grafológicos
10.6 Lógica/intuição
10.7 Memória
10.8 Capacidade de associação
10.9 Imaginação
10.10 Sinais Gráficos Favorecedores e Contrários
10.11 Exercícios práticos
Unidade 11. Competências - Liderança
11.1 Estudos
11.2 Estilos de liderança – liberal – autocrática – democrática etc.
11.3 Características gráficas
11.4 Traços favorecedores
11.5 Exercícios práticos
Unidade 12. Competências – Orientação para resultados
12.1 Estudos
12.2 Características gráficas
12.3 Traços favorecedores
12.4 Exercícios práticos
Unidade 13. Competências – Tomada de decisão
13.1 Estudos
13.2 EDATIA
13.3 Características gráficas
13.4 Traços favorecedores
13.5 Exercícios práticos
Unidade 15. Competências – Comunicação
14.1 Estudos
15.2 Características gráficas
15.3 Traços favorecedores
15.4 Exercícios práticos
Unidade 16. Competências – Gestão de Mudanças
16.1 Estudos
16.2 Características gráficas
16.3 Traços favorecedores
16.4 Exercícios práticos
Unidade 17. Competências – Empreendedorismo
17.1 Estudos
17.2 Diferença entre gerente e emprendedor
17.3 Características gráficas
17.4 Traços favorecedores
17.5 Exercícios práticos
Unidade 18. Competências – Visão sistêmica
18.1 Estudos
18.2 Características gráficas
18.3 Traços favorecedores
18.4 Exercícios práticos
Unidade 19. Competências – Relacionamento interpessoal
19.1 Estudos
19.2 Características gráficas
19.3 Traços favorecedores
19.4 Exercícios práticos
Unidade 20. Competências – Relacionamento interpessoal
20.1 Estudos
20.2 Características gráficas
20.3 Traços favorecedores
20.4 Exercícios práticos
Unidade 21. Competências – Visão estratégica/Sistêmica
21.1 Estudos
21.2 Características gráficas
21.3 Traços favorecedores
21.4 Exercícios práticos
Unidade 22. Competências – Criatividade
22.1 Estudos
22.2 Características gráficas
22.3 Traços favorecedores
22.4 Exercícios práticos
Unidade 23. Tipos de movimento e as Competências –
23.1 Movimento estático – contido – flutuante - controlado – dinâmico etc
23.2 Características gráficas
23.3 Competências - favorecedores e inibidores no movimento
23.4 Exercícios práticos
Unidade 24. Sinais de saúde na escrita
24.1 Polaridades
24.2 Sinais de equilíbrio e desequilíbrio na escrita
24.3 Características gráficas
26.4 Exercícios práticos
Unidade 25. Avaliação Global ou 360º
25.1 Teorias
25.2 Modelos gráficos
25.3 Exercícios práticos
Unidade 26. Modelos de Perfis Sintéticos por competências
26.1 Características gráficas
26.2 Produtividade – Qualidade no trabalho – flexibilidade etc.
26.4 Exercícios práticos
Unidade 27. Modelos de Gráficos de Perfis Sintéticos por competências
27.1 Avaliação
27.2 Exercícios práticos
Unidade 28. Combinações grafológicas úteis
28.1 Combinações da escola morettiana
25.2 Outras combinações prática
25.3 Exercícios práticos
Unidade 29. Criação de modelo final
29.1 Exemplos
29.2 Seleção das competências
29.3 Criação do gráfico
29.4 Elaboração do modelo final completo
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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01.GILLE-MAISANI. - Psicologia de
02. DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005
03. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição.
04. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.DE – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987
05. POPHAL R. - Scrittura e cervello. Edizioni Messaggero Padova, 1990.
06. BRAVO ALBERTO – Variazioni naturali e artificiose della grafia. Libreria Moretti. Urbino, 2005.
07. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978
08. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006..
09. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia pelo traço. Ed. PSG, 2009.
10. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006.
11. CAMARGO PAULO SERGIO – Perfis Grafológicos Sintéticos por Competências. PSG São Paulo, 2010.
12. CAMARGO PAULO SERGIO – Grafologia Emocional Expressiva. PSG São Paulo, 2010.
13. CAMARGO PAULO SERGIO – Grafologia Forense. PSG São Paulo, 2010.
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NOME DA DISCIPLINA
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GRAFOLOGIA VI - NEUROCIÊNCIAS – NEUROFISIOLOGIA DA ESCRITA.
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EMENTA
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Estudo da neurofisiologia aplicada ao ato de escrever. O cérebro. Conceitos e planificação do gesto gráfico cerebral. A conduta gráfica. Escrita com a mão direita e esquerda. Dislexia. Distúrbios psicológicos ligados a escrita.
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Unidade 1. O cérebro
1.1Descrição
1.2 Sistema nervoso central
1.3 Funções do cérebro
1.4 Hemisférios cerebrais direito e esquerdo
Unidade 2. Sistema nervoso central - Encéfalo
2.1 Córtex cerebral
2.2 Hipotálamo
2.3 Tálamo
2.4 Ponte
2.5 Bulbo
2.6 Cerebelo
2.7 Medula Espinhal
Unidade 3. Sistema nervoso periférico
3.1 Definição
3.2 Nervos cranianos
3.3 Nervos raquidianos
Unidade 4. Sistema nervoso autônomo
4. 1 Anatomia
4. 2 Características funcionais
4. 3 Sistema Nervoso Simpático
4.4 Sistema Nervoso Parassimpático
Unidade 5. Neurônios
5.1 Pericário
5.2 Dentritos
5.3 Axônios
5.4 Sinapses
Unidade 6. Características do Movimento
6.1. Tipos
6.2. Traço; forma e movimento
6.3. Avaliação
6.4. Correspondências Psicológicas
Unidade 7. Meninges
7.1 Dura-mater
7.2 Aracnóide
7.3 Pia-Mater
7.4 Patologias meningeas
Unidade 8. O gesto de escrever
8.1 Autonomia dos músculos e das mãos
8.2 Áreas pré-motoras do lóbulo frontal
8.3 Colunas da área motora primária – etapa de execução
8.4 Escrita e tremores
8.5 Controle visual da escrita
8.6 Tálamo - função na escrita
8.7 Escrita coréica
8.8 Disgrafias
8.9 Outras doenças e distúrbios
Unidade 9. Conceito de gesto gráfico cerebral
9.1 Escrita e memória
9.2. Afasias
9.2. Agrafia
9.4. Síndrome de Gerstmann
9.5. Agrafias fonológicas e léxicas
9.6. Escrita e representação mental das palavras
9.7 O cérebro e a geração de imagem das palavras
9.8 Imagem antecipadora de Klages
Unidade 10. A escrita da mão direita
10.1 Execução – Evolução da forma
10.2 Destro - mitos e realidade
10.3 Sociedade dos destros
10.4 Escrita com a mão esquerda
10.5 Hormônios e lateralidade
10.6 Distorgrafia e dislexia
10.7 Anomalias cerebrais
10.8 Escrita em espelho
Unidade 11. Conduta gráfica
11.1 A criança e a escrita
11.2 Evolução da escrita da criança ao idoso
11.3 Ansiedade gráfica
11.4 Inteligência e nível cultura na escrita
11.5 Problemas de postura no gesto grafoescritural
11.6 Orientação de como deve ser executada a escrita
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NOME DA DISCIPLINA
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GRAFOLOGIA VII – METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
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EMENTA
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Métodos de estudo: projeto de pesquisa, modelo de plano de ação, estruturação do projeto, elaborando o projeto. Conceitos: monografia. Métodos e técnicas de pesquisa: organização do trabalho e formatação, elaborando o resumo, características importantes da redação do resumo. Verbos a Serem Utilizados: apresentar, reforçar.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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Unidade 1. Métodos de Estudo
1.6 Projeto de Pesquisa
1.7 Modelo de Plano de Ação
1.8 Estruturação do Projeto
1.9 Elaborando o Projeto
Unidade 2. Conceitos
2.1 Conceitos de Projeto
2.2 Conceitos de Monografia
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Unidade 3. Métodos e Técnicas de Pesquisa
3.1 Organização do Trabalho
3.2 Formatação do Trabalho
3.3 Elaboração do Resumo
3.4 Características Importantes da Redação do Resumo
UUnidade 4. Verbos a Serem Utilizados
4.1 Verbos para apresentar
4.2 Verbos para reforçar
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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1. BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
2. FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
3. GARCIA, Eduardo Alfonso Cadavid. Manual de sistematização e normalização de documentos técnicos. São Paulo: Atlas, 1998.
4. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
5. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1995.
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NOME DA DISCIPLINA
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GRAFOLOGIA VIII – Grafologia Emocional Expressiva
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EMENTA
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Os estudos da grafologia relacionados com estudos de neurofisiologia levam o grafólogo a importantes descobertas das características do autor por meio de palavras reflexas. Os ato falho freudiano é estudado na escrita com o nome de “lapsus calami”.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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Unidade 1. A grafologia Emocional
1.1 Histórico
1.5 Estudos de Rafael Schermann
1.6 Curt Honroth
1.7 Escola emocional
Unidade 2. O Texto reflexo
2.1 Estudos de Heiss
2.2 Imagens Forma – Espaço - Movimento
2.3 Gráficos
2.4 Características do texto reflexo
2.5 Redação do perfil
Unidade 3. O Parágrafo reflexo
3.1 Dimensão física
3.2 Avaliação do tamanho
3.3 Parágrafo inicial
3.4 Parágrafo Central
3.5 Parágrafo Final
3.6 Interpretações
Unidade 4. O Parágrafo reflexo - Gêneros
4.1. Eixo horizontal
4.2. Eixo Vertical
4.3. Estudo dos gêneros – pressão – dimensão – inclinação – etc.
4.4 Interpretações
Unidade 5. Palavras reflexas
5.1 Fatores de análise
5.2 Anomalias Gráficas
5.3 Escritas fragmentadas
5.4 Lapsus de ligação
5.5 Ligação espacial – teorias
5.6 Escritas suspensas - inacabadas
5.7 Torções
5.8 Soldas – traços sobrepostos etc.
Unidade 6. Curva do ânimo
6.1 Teorias
6.2 Esquema ampliado da curva do ânimo – Camargo
6.3 Estudos dos espaços anteriores e posteriores as palavras
6.4 Tendência animadora X deslocamento linear da PR
6.5 Gestos fugitivos e a curva do ânimo
6.6 Traços fugitivos de Moretti
6.7 Traços fugitivos de Marchesan – Traço da Brutalidade
6.8 A letra T e a curva do ânimo -
Unidade 7. Interpretação grafopsicológica das PR
7.1 Teorias
7.2 Estudos dos dez gêneros gráficos
7.3 Ângulo A – signo grafológico da reação
7.4 Ângulo B – signo grafológico da tenacidade e teimosia
7.5 Ângulo C – signo grafológico da sagacidade e astúcia
7.6 Avaliação e correspondências psicológicas
Unidade 8. Lapsus Calami
8.1 Conceitos
8.2 Lapsus Calami emocional ou secundário
8.3 Lapsus Calami enfático ou primário
8.4 Identificação dos traços e correspondências psicológicas
Unidade 9. Assinatura
9.1 Teorias
9.2 Estudos gráficos
9.3 Diferença entre nome e sobrenome
9.4 Estudo dos gêneros – pressão – dimensão – inclinação – etc.
9.5 Avaliação e correspondências psicológicas
Unidade 10. Imagem Antecipadora de Klages
10.1 Teorias
10.2 Estudos gráficos
10.3 Ciência da expressão
10.4 Avaliação e correspondências psicológicas
10.5 Exercícios práticos
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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01.GILLE-MAISANI. - Psicologia de
02. DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005
03. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição.
04. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.DE – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987
05. POPHAL R. - Scrittura e cervello. Edizioni Messaggero Padova, 1990.
06. BRAVO ALBERTO – Variazioni naturali e artificiose della grafia. Libreria Moretti. Urbino, 2005.
07. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978
08. HONROTH, CURT. Grafologia Emocional. Buenos Aires, 1085
09. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia pelo traço. Ed. PSG, 2009.
10. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006.
11. CAMARGO PAULO SERGIO – Perfis Grafológicos Sintéticos por Competências. PSG São Paulo, 2010.
12. CAMARGO PAULO SERGIO – Grafologia Emocional Expressiva. PSG São Paulo, 2010.
13. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006..
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NOME DA DISCIPLINA
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GRAFOLOGIA IX – Grafologia Forense – Personalidades de Risco
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EMENTA
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A grafologia é utilizada em muitos países como subsídio na avaliação de personalidades de risco e nos meios forenses na avaliação de criminosos. O método exposto visa dar ao aluno condições de avaliar características psicológicas de vital importância não só para a criminologia, mas como para o recrutamento e seleção de pessoal.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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Unidade 1. Definições
1.4 Histórico
1.5 Personalidades HSS
1.6 Tipos T – positivo e negativo
1.7 Regras de avaliação
1.8 Erros mais comuns
1.9 Exemplos práticos
Unidade 2. Os tipos de traços
2.1 Traços principais ou de riscos
2.2 Traços agravantes
2.3 Traços atenuantes ou controladores
2.4 Traços conexos
2.5 Exemplos práticos
Unidade 3. Matrizes de riscos
3.1 Teorias
3.2 Frequencia dos traços
3.3 Severidade
3.4 Avaliação final de risco
3.5 Modelos gráficos
3.6 Interpretações
Unidade 4. Características mais comuns
4.1 Agressividade
4.2 Irritação
4.3 Mentira
4.4 Suicídio
4.5 Personalidade Bordeline – teorias grafológicas
4.6 Psicopatias - teorias grafológicas
4.7 Traços da Brutalidade de Marchesan
4.8 Soldas – traços sobrepostos etc.
Unidade 5. Traços de riscos - descrição
5.1 Anomalias de pressão
5.2 Formação em X
5.3 Pingos esmagados
5.4 Traços anômalos
5.5 Formas de armas
5.6 Falta de legibilidade
5.7 Unha do criminoso – Pressão deslocada
5.8 Traços de mitomania I – II – III
5.9 Traços de Moretti
5.10 Distorções gráficas etc.
Unidade 6. Traços agravantes – descrição
6.1 Teorias
6.2 Ângulos
6.3 Dimensão exagerada
6.4 Escrita aguda – erizada de Moretti
6.5 Arpões
6.6 Colas de zorro
6.7 Imbricadas
6.8 Escrita monótona
6.9 Formas indefinidas
6.10. Estruturas atípicas etc.
Unidade 7. Traços atenuantes
7.1 Curvas = Teorias de Moretti
7.2 Tríplice largura
7.3 Ângulo C – signo grafológico da sagacidade e astúcia
7.4 Escrita uniforme - limpa
7.5 Escrita Hipotensa
7.6 Espaçamento grafológico
7.7 Traços finais e iniciais
Unidade 8. Levantamento da Personalidade de Risco
8.1 Conceitos
8.2 Conjugação dos traços
8.3 Execução do perfil
8.4 Identificação dos traços e correspondências psicológicas
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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01.GILLE-MAISANI. - Psicologia de
02, DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005
03, CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora, 2006. 3º Edição.
04. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.DE – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987
06. POPHAL R. - Scrittura e cervello. Edizioni Messaggero Padova, 1990.
07. BRAVO ALBERTO – Variazioni naturali e artificiose della grafia. Libreria Moretti. Urbino, 2005.
08. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978
09. CAMARGO PAULO SERGIO– Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2006..
10. CAMARGO PAULO SERGIO– A grafologia pelo traço. Ed. PSG, 2009.
11. CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. Vetor, São Paulo, 2006.
12. CAMARGO PAULO SERGIO – Perfis Grafológicos Sintéticos por Competências. PSG São Paulo, 2010.
13. CAMARGO PAULO SERGIO – Grafologia Emocional Expressiva. PSG São Paulo, 2010.
14. CAMARGO PAULO SERGIO – Personalidades de Risco. PSG São Paulo, 2010.
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