Análise da Escrita do transsexual Suzi de Oliveira.
Antes de iniciar a análise, lembro
que temos de levar em conta “milhares” de senões. Não gosto muito de realizar
este tipo de perfil, pode parecer oportunístico. Todavia muitos alunos
solicitam tendo em vista as várias bobagens que são escritas sobre grafologia. Qualquer
que seja, o respeito ao ser humano vem em primeiro lugar.
Vamos realizar apenas algumas
considerações.
1. Letra
S em forma de sapo.
Interpretação
A letra S é
sinal da consciência, escrúpulo moral e do amor próprio. Crépy cita a letra S
como “O poder das ideias”. Fechada – consciência estreita. Fechada com um
triângulo – escrúpulos exagerados, consciência seca (Vels). Fechada por um pequeno traço – egoísmo
oculto.
Quando a torção
ocorre na parte superior e em forma de ângulo, o escritor passa por um momento
no qual sofre pressões elevadas e com as quais não sabe trabalhar, nem mesmo
observa qualquer possibilidade de sair da situação difícil que se encontra.
Considero este
tipo de letra um traço que condiciona todo o movimento da escrita. Chamo de Traços
Marcadores.
2. Dupla
oval - Occhieli Doppi - Marchesan
Característica
gráfica –As letras ovais são executadas com dupla volta, até mesmo tripla.
Interpretação.
Reticência e
ocultação do eu.
O escritor tenta
colocar um véu entre ele os demais para que não o percebam abertamente. Não
deseja mostrar seus sentimentos e pensamentos. Insinceridade. Defesa prévia e
instintiva.
3. Torções
na zona média – exemplo r da palavra arrependi.
Característica
gráfica – Torções, enrolamentos e traços sinestrógiros na zona média.
Interpretação
Pouca capacidade
pensamento. Confusão ou evasão diante das situações diárias. Falta de senso de
realidade, a pessoa sente-se confusa e não sabe tratar de maneira correta seus
problemas.
4. Letra
G inflada - Exagerada
Característica
gráfica – Os traços inferiores, principalmente a letra G, são desproporcionais
a zona média, cujo tamanho serve de referência para a avaliação das
medidas.
Interpretação
Excita-se com
facilidade e não raro é angustiado, impaciente e inquieto. O escritor tem
necessidade intensa de mostrar e gastar energia física e mental em qualquer
tipo de atividade. Irrita-se com facilidade e possui muito pouca resistência a
frustrações. O foco principal é a satisfação física. Erotização, materialismo
exacerbado. Necessidade de ter e reter sem medir as consequências dos próprios
atos.
5. Letras
coladas (Adossata da escola italiana)
Característica
gráfica – As letras minúsculas estão apoiadas ou exageradamente próximas entre
si, esta particularidade deve ocorrer em todas as letras e não de vez em
quando.
Interpretação
Considera a
verdade e os problemas de modo apreensivo e ansioso, não extensa e serenamente,
quase como se fosse impossível expressar-se sobre ela com um juízo claro,
preciso e objetivo. Vive em estado de preocupação obsessiva e permanentemente
que lhe priva da capacidade de julgar os fatos e acontecimentos corretamente,
principalmente quando tem que enfrentar dificuldades ou problemas.
Sob o perfil
psíquico, a ansiedade e preocupação se revelam com maior intensidade e com
efeitos mais negativos.
Este ajuntamento
de letras é visto como um gesto instintivo de recolhimento para se proteger e
defender-se de qualquer ameaça.
Demonstra
sofrimento do corpo e do espírito, desalenta excessivamente quando se equivoca,
assim sem motivo se torna escrupuloso.
6. Assinatura
As torções na
assinatura indicam dor, angústia, sofrimento. Distorção na de percepção do ego,
sentimentos de inferioridade, (no parágrafo anterior, letra a (6a), minúscula no
lugar de maiúscula.
7. Existem
alguns traços da escrita convolvoli da escola italiana.
Resumo: Outras considerações podem ser feitas, como o
tipo de movimento, inclinação invertida, variações de pressão etc. São por demais evidentes os traços
de risco na escrita observada.
Existem alguns símbolos fálicos na escrita. Mas a percepção do grafólogo pode ser apenas sugestão.
Bibliografia
(1)
MARCHESAN; Marco. Dalla grafologia alla GRAFOPSICOLOGIA, La Prora 1947.
(2)
VELS. Augusto. Escritura y Personalidad. Ed. Herder, Barcelona, 1991.
(3)
BRADELY, Nigel. - A multi-lingual dictionary of graphology - 4rd edition,
Great Britain, 2001.
(4)
MORETTI; Girolamo. Trattado di Grafologia – Intelligenza – Sentimento. E. Messagero Padova. 2006. Primeira Edição. Scarponi Ozimo, 1914.
(5)
Torbidoni, L. - Zanin, l. Grafologia. Texto Teórico práctico. Ediciones Tantin, (1991):
(6)
PALAFERRI; Nazzareno. Dizionario Grafologico. Istituto Grafologico G. Moretti, Urbino,1980.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOU TUBE
NÃO MINTA PRA MIM. OFICIAL.
LINGUAGEM CORPORAL
Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal
Cursos de LC e Liderança e Neurociências.
www.lingcorporal.com.br
http://grafonautas.blogspot.com/
http://twitter.com/Grafonauta
Livros de Grafologia - http://grafonauta.tudonavitrine.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário