sábado, junho 15, 2019

Linguagem corporal em 3 tempos. Post 171 15jun2019 - Gestos de Liderança

Gen. Heleno - Gestos de Liderança.


Tempo 01.
0.08 seg.
O Gen. Heleno posiciona os cotovelos na mesa: inequívoco sinal de domínio e confiança. Lembre-se que a mesa funciona como um campo de batalha. Que m coloca as duas mãos sobre ela manda o sinal que está dominando o território.
O Ministro fala com os dois polegares para cima. Outro forte sinal de liderança. Colocar os polegares para cima indica vontade, energia. Embora não goste muito do termo, ele toma a postura Alfa, o líder do grupo. (prefiro "postura alfa" a "macho alfa")

 A imagem pode conter: 1 pessoa




Tempo 02.
0.25 seg.
"Na minha opinião.." : a mão aberta toca com a ponta dos dedos o peito, o coração. Gesto simples e direto: sinceridade. O líder sempre fala com o coração.
O tom de voz acrescenta indignação verdadeira.


A imagem pode conter: 3 pessoas, área interna
Tempo 03.
0.49 seg.
O supremo momento da postura Alfa: dar um soco na mesa.  Poucas pessoas no mundo são capazes de tal gesto perante o Presidente de uma nação. Ao que me lembre, o Gen. Gueorgui Júkov, comandante da FA russas na II GM era o único capaz de enfrentar Stalin deste modo. (aqui não existe enfrentamento a figura do Presidente e sim indignação em relação a um criminoso corrupto.)

A imagem pode conter: 3 pessoas




Conclusão: 
Aula simples e direta de liderança.  Embora estes gestos sejam feitos de maneira espontânea, são facilmente treinados e incorporados.



Paulo Sergio de Camargo
Palestras. Cursos.
O Poder da Comunicação Não Verbal nos Negócios.

Visite nosso canal: https://www.youtube.com/c/PauloSergiodeCamargo

Excelência pela experiência.
Saiba mais: www.lingcorporal.com


#lingcorporal3tempos #dicaslingcorporal #generalheleno #linguagemcorporal #líder #liderança

Nenhum comentário: