terça-feira, agosto 28, 2018

William Bonner e Ciro Gomes no Jornal Nacional. Post 133 28ago18

Linguagem corporal em 3 tempos.William Bonner e Ciro Gomes no Jornal Nacional.   

Post 133    28ago18



Tempo 01.
23.35 seg. Observe a altura das cadeiras dos participantes. Intencionalmente a do Ciro Gomes, o entrevistado, é um pouco mais baixa. Desta forma os entrevistadores têm ascendência e o entrevistado fica na defensiva. É visível a descida que a mesa faz, ajuda “inferiorizar”. O computador funciona como uma barreira defensiva para os entrevistadores. O entrevistado está “literalmente aberto ao fogo inimigo”.

 A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

Tempo 02.
6.41 seg. Observe as mãos do entrevistador. O dedo indicador faz o gesto de “revólver”. Aponta para Ciro Gomes. A pergunta e o gesto visam acuar o entrevistado.
Os polegares para cima de Bonner é um gesto típico de liderança. As mãos tomam a postura de “bola de basquete”. “Eu lidero, eu controlo, eu sou o dono da bola”. Use e abuse deste gesto.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado



Tempo 03. 08.34 seg.  
Observe o “jogo de mãos”. Quando Bonner fala “...ele é réu...”: as duas mãos fazem o gesto de “cutelo” e delimitam uma área. Gesto decidido, finalizador, delimita e corta o argumento, “não existe mais nada além disto.

A imagem pode conter: 1 pessoa, tela


Conclusão:
Os entrevistadores estavam muito bem preparados, ainda contam com a vantagem do “ponto eletrônico” para receber informações adicionais. Conseguiram acuar o entrevistado.
Ciro Gomes quando não funciona no modo Ciro Gomes é apenas um entrevistado inteligente e perspicaz.


Link: https://www.youtube.com/watch?v=AMWoEm5QdmI



PAULO CAMARGO

Palestras. Workshops.
Loja Virtual - Livros de Grafologia





Nenhum comentário: