Linguagem corporal em 3 tempos. Post 183 06dez2019
Autotoques. Ansiedade.
Comentários indevidos são deletados. O objetivo é ensinar linguagem corporal.
Tempo 01.
O autotoque na base do pescoço é considerado pelo ex-agente do FBI Joe Navarro, como um gesto manipulador-adaptador-apaziguador. Indica alto nível de ansiedade. A pessoa deseja se acalmar, por isto o toque. O toque pessoal não gera tanta oxitocina quando o toque de terceiros, todavia ajuda. A ansiedade é maior quando a pessoa além de se tocar, arranha suavemente a pele ou a roupa.
Tempo 02.
A variação comum deste tipo de gesto é mexer no pingente. Nas situações de estresse o adrenalina entra na corrente sanguínea,. Todavia, depois que é descarregada existe um tempo de ação e por mais que a pessoa tente, os efeitos no organismos serão sentidos. Por exemplo: se você dá um susto em alguém. Não adianta acalmar a pessoa na hora, a adrenalina vai agir.
Tempo 03.
Nos homens isto pode ser visto no falso ajuste da gravata. 'Trata-se da tentativa de se ajustar (apaziguar) a situação, se acalmar diante de uma situação de estresse.
Para os líderes este não é um gesto recomendável, ao contrário. Instintivamente outras pessoas podem observar isto na negociações e agir em cima da fragilidade, ou seja, daquilo que causa a ansiedade.
Conclusão:
Os autotoques devem ser evitados em público, principalmente por líderes.
Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal
Cursos de LC e Liderança e Neurociências.
Contrate palestras e Cursos: grafonauta@terra.com.br
Loja Virtual - Livros de Grafologia http://grafonauta.tudonavitrine.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário