sexta-feira, julho 27, 2018

Linguagem corporal do Apresentador Fernando Rocha e Dr. Roberto Kalil

Linguagem corporal do Apresentador Fernando Rocha e Roberto Kalil


 Post 120  27jul18 



Programa 'Bem Estar'

Tempo 01. 0.50 seg. 
O apresentador conta uma piada totalmente sem graça. No início do vídeo raspa as mãos, sendo que a direita está fechada. Momento de estresse, tensão. Tentativa de se acalmar.

Ao 50 segundos une as mãos, novamente em um gesto de tensão. Fala e depois dá um sorriso. Como percebe que a piada não agradou tenta ganhar a concordância do médico. Trata-se de uma maneira de compensar. Este padrão de comportamento ocorre desde de a infância. 


A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Tempo 02.  0.48 seg.   Observe atentamente a face do Dr. Roberto Kalil. A lado esquerdo da boca sobe ligeiramente, assim como o queixo: como todos sabemos, clássico sinal de desprezo. O Dr, Kalil está tenso e quer se acalmar, pois raspa a mão direita com o dedo esquerdo.


A imagem pode conter: 1 pessoaA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo



Tempo 03.  O principal deste artigo:
                   Veja com mais atenção a cor da face e depois compare com a foto ao lado. 

É muito fácil observar que o Dr. Kalil ficou corado. Na realidade  ele deseja esconder a emoção-pensamento. Observe que quando verbaliza, a voz sai fraca. 
O rubor pode mostrar discrepâncias entre a face e as palavras ditas - portanto o mais importante é acreditar na linguagem não verbal. Como o sorriso, o Dr. Kalil indica que foi sincero no comentário.
O rubor é o avermelhamento do rosto de uma pessoa devido a razões psicológicas. É normalmente involuntário e desencadeado por estresse emocional, como aquele associado a constrangimento, raiva ou estímulo romântico. (Wikipédia)
O rubor não pode ser controlado de forma consciente. Quando vem acompanhado de um sorriso, normalmente este tende a ser verdadeiro.
Charles Darwin  escreveu em seu livro "A expressão das emoções no homem e nos animais" o rubor como "... a mais peculiar e mais humana de todas as expressões".
Alguns especialistas sugerem que o rubor e o rubor são as manifestações visíveis da recuperação fisiológica do mecanismo instintivo de luta e fuga, quando a ação física não é possível.
Recebido o estímulo, o sistema nervoso simpático faz com que os vasos sanguíneos se abram, inundando a pele com sangue e resultando em vermelhidão do rosto.

O rubor também pode indicar, dependendo do contexto e em vários níveis:
- Mentira, embaraço
- Ansiedade, tensão, nervosismo
- Vergonha
- Contrangimento
- Timidez
- Dificuldades para conter excitação etc.

Resultado da análise: O rubor é involuntário e incontrolável, mesmo para pessoas experientes. O Dr. Kalil ficou extremamente constrangido com a piada.

Link: Programa Bem Estar

Para os iniciados: No filme Blade Runner, veja a cena.
"Is this to be an empathy test?"
"Capilary dilation of the so called blush response"
"... fluctuation of the pupil"
"Involuntary dilation of the iris"
"We call it Voight-Kampf for short"
[note: named after the people who developed this test]
"Mr. Deckard, Dr. Elden Tyrell"

"Demonstrate it. I want to see it work"





Paulo Camargo

Palestras. Workshops.
Cursos com livros e material grátis.
grafonauta@terra.com.br
Criando conteúdo. Excelência pela experiência.

Saiba mais: www.lingcorporal.com.br

Nenhum comentário: