terça-feira, setembro 26, 2017

Assinatura de Marcelo Odebrecht


Existem várias polêmicas em relação a avaliação de uma assinatura isolada. De acordo com Torbidoni, em palestra na Sociedade Espanhola de Grafologia: "causa espanto a importância que algumas escolas dão a assinatura, já que no decorrer da onda gráfica podemos observar toda a personalidade do escritor. A escola italiana do Padre Moretti, portanto, não avalia a assinatura com a intensidade de outras. 

Nem céu, nem inferno. A assinatura precisa e deve ser analisada, todavia muitas vezes sua importância para o perfil final é relativa.
É possível analisarmos uma assinatura isolada. Em alguns casos: com certeza sim. Na maioria: não.
Fazer um perfil completo somente com a assinatura: Decididamente quase que não. 
A assinatura contém conteúdo expressivos inconscientes, mas também representativos e projetivos. Além do que o momento em que a pessoa passa é decisivo. Basta observar a assinatura do Presidente Richard Nixon, antes, durante e depois do impeachment. 
Existe sim assinatura expressivas no qual a personalidade do escritor é facilmente observada, como a do presidente pedófilo paraguaio Fernando Lugo.
Na minha teoria dos Traços catalizadores e Traços Marcadores, ainda não consegui levar isto para a assinatura.

Mas, vamos observar a assinatura de Marcelo Odebrecht. 
Os brasileiros de antemão têm uma percepção da figura pública. (aqui não falamos mal de ninguém, apenas analisamos de maneira isenta as escritas. Sabemos a estória e trajetória, portanto também existe a possibilidade de contaminação da análise. 
Todavia não é o que se vê quando grafólogos de outros países e mesmo grafólogos brasileiros que não sabem a origem da assinatura, chegam a conclusões parecida.

O grafólogo não se contamina com ideologia, preferências pessoais etc. Há alguns anos em um grupo de discussão de língua espanhola, elogiavam a escrita de Che Guevara de forma totalmente contaminada pela ideologia. Quanto apontei, escrita suja, traço de agressividade e brutalidade, mentira, dissimulação, tentaram de inícios desacreditar. A grafologia falou mais alto. 

Vejamos a assinatura:


Assinatura ilegível, tombada, acerada, decrescente, traços regressivos em arpão (rasgo do escorpião), arcadas e ponto final na assinatura. Traço final em linha reta. Traços dextrógiros (sentido do relógio em contraposição dos traços regressivo. Escrita confinada a zona média.

A conclusão é muito fácil. Não existem dúvidas do perfil. 



Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal

Loja Virtual - Livros de Grafologia