domingo, julho 10, 2005


Assinatura do Roberto Jefferson
Escrita confusa, sobressaltada, predominância da zona superior, ângulos mesclados com curvas, golpe de sabe, final em forma de fio descendente.

A letra inicial é considerada o traço de choque, ou seja, como a pessoa se apresenta, como faz seu contato inicial.

O Gênero Dimensão se refere a o tamanho da escrita. Para a grafologia francesa o termo Dimensão está reservado para a zona média da escrita e em especial o tamanho vertical (ao contrário de Xandró), isto nos leva a ter na mesma zona média, diferentes espécies com mesmo tamanho.

A dimensão mostra o sentimento de si e conseqüentemente a relações do escritor com os demais através da realidade. A expansão ou contração do “eu” se faz em todas as direções e de todas a maneiras.

Pulver (Simbolismo da Escrita, Ed. Stock) diz que “O tamanho da escrita corresponde ao sentimento pessoal do Eu e expressa objetivamente a relação entre o escritor e a realidade”.

Segundo a grafóloga francesa Saint Morand: “A dimensão da escrita corresponde a maneira que tem de afirmar a personalidade e simboliza o grau de expansão do indivíduo inspirado por sua importância social e a maneira de exteriorizá-la”.

Em geral a escrita sobressaltada, inflada, desproporcional, movida, etc., nos leva a seguinte conclusão:
- Tendência a exagerar. Desproporção entre razão e realidade. Facilidade em ser perturbar. Irritabilidade, suscetibilidade e instabilidade diante de quaisquer estímulos.
- Menosprezo aos valores e qualidades daqueles que o rodeiam ou se destacam na sociedade. Forte emotividade. Imaginação impera sobre a razão. Capacidade para mudar, transformar.
- Qualquer que seja o estimulo que chegue até ele, causa as mais diversas impressões. Espírito de alerta. Prontidão para agir diante de qualquer situação. Ansiedade e estresse.
- Emoção transbordante que chega ao todo e a meio ambiente em que transita. Atividade ardente. Entusiasmo, emotividade e generosidade.

Na próxima semana voltamos a esta assinatura.
Caso você tenha alguma escrita que deseje ver no Blog, por favor, faça contato.