quinta-feira, julho 21, 2011








Escrita da Presidente Dilma Rousseff

As principais interpretações dos sinais

Assinatura e a sua posição em relação ao texto -
Um pouco mais à direita da página - pensamento dirigido para o futuro, característica de quem
vai a luta tomando certa iniciativa. Escrita inclinada, ascendente (com variações).


Assinatura e texto legíveis
Vontade de ser compreendida.


Traço do procurador -
Prudência desconfiada (Klages). Segundo Pierre Faideau o prolongamento final é uma defesa ativa
contra o medo do desconhecido. Minha interpretação: vontade de ter informações privilegiadas,
necessidade de estar à frente dos demais.


Golpe de Sabre
Segundo H. Saint-Morand traçar uma letra T em forma de triângulo ou laço, supõe-se todo um planejamento; no primeiro caso a pessoa o faz por decreto, no segundo por habilidade e sedução. Os dois pertencem ao gênero forma.

O golpe de látego é a liderança por convencimento, o de sabre por imposição. Imaginação, idéias fecundas, atividade e energia. Golpe de sabre (coup de fouet – francês) - em forma de triângulo.

Brusquidão, arrebatamento. Vivacidade, energia dinâmica canalizada para determinado fim. Sagacidade, respostas prontas e objetivas. Liderança despótica. Impaciência, agressividade, cólera, rispidez, oposição ao meio em que vive se forma sistemática.




Traço da independência

Normalmente ocorre na letra p, quando o traço vertical ultrapassa a zona média, invadindo a zona superior. A verticalidade do traço mostra capacidade de imposição, como avança a zona superior, entra na esfera das idéias.

Este é um dos traços que está em franca evolução na sociedade brasileira, muito comum em jovens que estão se formando em universidade, em mulheres que procuram autonomia na sua forma de atuar. Em homens com mais de 40 anos, vemos uma intensa preocupação de mandar, chefiar. A contrapartida deste traço revela sofrimento em posições subalternas, dificuldade de receber ordens de pessoas que considera menos qualificada para a função.


Traço da Imposição

Comum em pessoas que desejam ter a última palavra.




Finais em arcadas

Necessidade de guardar reserva da vida emocional. Segredos. Defensividade. Não gosta de expor sua intimidade.


Finais suspensos

Reserva, defesa legítima do eu. Pouca espontaneidade. Desconfiança instintiva. Prudência nos contatos afetivos, sociais e profissionais. Apreensão diante de novos estímulos ou desafios. Sentimentos delicados. Inibição nos contatos com o exterior. Dissimulação das intenções. Medo, insegurança. Incapacidade de completar de modo adequado aquilo que iniciou.


Conclusão parcial

Evidente que o estudo do ESPAÇO - FORMA - MOVIMENTO, irá modificar algumas
interpretações. Mas a conclusão inicial é que existe liderança impositiva e vontade
.



terça-feira, julho 19, 2011

EUA passam a abolir ensino de letra de mão nas escolas

18 de julho de 2011 | 9h 05
AE - Agência Estado

O ensino da letra cursiva (de mão) será opcional no Estado norte-americano de Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 Estados do país que também consideram esta forma de escrever como ultrapassada. Na avaliação deles, é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma).

O argumento dos defensores desta lei, que provocou polêmica nos Estados Unidos nas últimas semanas, é de que hoje as crianças praticamente não necessitam mais escrever as letras com caneta ou lápis no papel. Seria mais importante elas aprenderem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e computadores.

"As escolas devem decidir se pretendem ensinar letra cursiva, mas recomendamos que deixem de ensinar e se foquem em áreas mais importantes. Também seria desnecessário encomendar apostilas que ensinem letras cursiva", diz um memorando do Departamento de Educação de Indiana.

A Carolina do Norte também já anunciou que adotará uma medida similar, segundo suas autoridades educacionais. A Geórgia é outro Estado americano que recomenda o fim do ensino, segundo seu porta-voz Matt Cardoza, apesar de "aceitar que os alunos aprendam a letra de mão caso os professores considerem necessário".

Esses Estados, assim como outros 40, integram o Common Core Stated Standards Initiativa (Iniciativa para um Padrão Comum de Currículo), responsável por tentar padronizar o ensino básico nos Estados Unidos. O grupo defende abertamente o fim do ensino da letra cursiva.

Brasil

No Brasil, principalmente na última década, há uma nova metodologia no ensino da letra cursiva, mas não seu abandono nas escolas. "Não conheço escola que não a utilize mais", afirma Fernanda Gimenes, diretoria pedagógica da área de português do colégio bilíngue Playpen. "Ela perdeu a prioridade. Antes, o aluno era alfabetizado na cursiva. Hoje, mais do que ensinar uma técnica, queremos desenvolver as habilidades de leitura e escrita."

Separar o aprendizado da cursiva como requisito para que uma criança seja considerada alfabetizada é uma conquista recente, praticamente da última década. "Vemos como uma evolução, não uma condição", diz Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco. Mesmo que o aluno opte pela letra bastão no futuro, o aprendizado da cursiva, segundo Esther, é fundamental para desenvolver a coordenação motora fina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.