quarta-feira, março 13, 2019

As escritas dos Assassinos Malucos de Suzano.





As escritas dos Assassinos Malucos 
de Suzano. 




Escrita embricada descendente. Indicativo de desânimo. Depressão. 





Desde os primórdios da grafologia, a dicotomia entre o ângulo e a curva nas escritas sempre chamou a atenção dos grafólogos.
No livro "Système de Graphologie", 1875; Michon dizia que estes dois movimentos da caneta constituem a essência da escrita. O religioso interpretava as letras “a e o” minúsculas e a parte superior do g; como natureza propensa a dissimulação e a desonestidade.

Inicialmente Michon usou o termo laço, especialmente em assinaturas. Desde então, as mais diversas escolas foram apresentado suas interpretações, contudo aparentemente a essência é a mesma de sua criação.


A escola italiana tem várias interpretações sobre este tipo de escrita realizada com curvas.
O termo italiano “Convolvoli” é oriundo da botânica, mostra uma espécie de planta cuja forma é espiral. A tradução literal convolvoli seria enrolada.



Na Itália; Marchesan (1) chama de ritornante. Vels (2) falta em “coligamento em bucle”; os alemães, Durchegeschleifte Girlande. (3)
Marchesan chama de Occhieli doppi – dupla oval, mas inserido dentro de seu próprio sistema grafológico. Necessidade de colocar um véu entre o escritor os demais, para não ser observado diretamente.

No livro "Psicologia da Escrita"; Ed.Pensamento, Gille-Maisani faz um estudo da escrita “encaracolada” (fr. Enrouleé).
O próprio Gille fala da escrita convolvoli no capítulo dedicado a Anelada (fr. Anneleé). Os alemães interpretam a guirlanda anelada (Durchgeschleifte guirlande) como signo de amabilidade interesseira.

Para o Padre Moretti (4) e depois Torbidoni (5); trata-se de um termo genérico feito por um movimento em forma de voluta. (O nome dado é “lettere a convolvolo”; uma espécie particular da escrita “Vezzosa” (graciosa – na tradução para o português). Interpretada como hipocrisia da adulação.

O grafólogo italiano Nazzareno Palaferri (6) classifica em três tipos a escrita Convolvoli:

Tipo I
O movimento progressivo-regressivo que se produz na oval. Indica vivacidade, simpatia. Habilidade de sedução e cortejar. Caráter amável, mas carente de energia. Amabilidade carente de sinceridade, normalmente visa aos próprios interesses em detrimento dos demais. Astúcia, gratificação narcisista.

Tipo II
O segundo tipo se assemelha a jointoyée de Crépieux-Jamin. As ovais e suas derivadas se fecham em volutas. Neste tipo de “convolvolo” entram os signos de Flessuosa, Accarticciata, Spigliata (signos clássicos da escola Morettiana).
Controle dos próprios sentimentos. Ocultação, precaução exagerada. Habilidade para evitar conflitos com os demais. Falta de lealdade; capacidade para se evadir dos problemas. Habilidade para negociar com astúcia e envolver o outros com objetivos de ganhos escusos. Falta de lealdade e clareza de intenções.

Tipo III
Este tipo é constituído por uma pequena voluta; em particular no topo da na letra C minúscula, mas não obrigatoriamente. Dificuldade para definir e descriminar com precisão o pensamento. Complicação psicológica e mental.

Exemplos:
Fig. 01 - Os dois laço na letra u da terceira palavra - Convolvoli do Tipo I. Na letra o de "foi" e no a de Cadastrados - são Convolvoli do Tipo II - jointoyée de Crépieux-Jamin.




Fig. 03 - A letra c das palavras velocidade e pouco - Convolvoli Tipo III. Na letra ainda obsermos a Occhieli doppi – dupla oval.



O tema é amplo:
Torbidoni fala em dois signos distintos de enrolamentos:
– Embolada –, it.; aggrovigliata - esp.; embrollada - fr.; enchevêtrée – ing.; entangled – al.; verkäkelte zeileu.

- Encaracolada – it.; accartocciata - esp.; Enrolladas - fr.; enroulée – Ing.; enrolled, spiralled – al.; eingerollt.



Conclusão: 
A síndrome dos ASSASSINOS MALUCOS indica personalidade de risco.
Escrita embricada descendente, colas de zorro, pingos esmagados, desigualdades de inclinação e pressão. 
Traço inicial do título em letra minúscula: sentimento de inferioridade.








Bibliografia
(1)
MARCHESAN; Marco. Dalla grafologia alla GRAFOPSICOLOGIA, La Prora 1947.

(2)
VELS. Augusto. Escritura y Personalidad. Ed. Herder, Barcelona, 1991.

(3)
BRADELY, Nigel. - A multi-lingual dictionary of graphology - 4rd edition,
Great Britain, 2001.

(4)
MORETTI; Girolamo. Trattado di Grafologia – Intelligenza – Sentimento. E. Messagero Padova. 2006. Primeira Edição. Scarponi Ozimo, 1914.


(5)
Torbidoni, L. - Zanin, l. Grafologia. Texto Teórico práctico. Ediciones Tantin, (1991):

(6)
PALAFERRI; Nazzareno. Dizionario Grafologico. Istituto Grafologico G. Moretti, Urbino,1980.







Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal

Loja Virtual - Livros de Grafologia