segunda-feira, julho 04, 2011


Escrita de Hugo Chavez

Assinatura de Hugo Chávez

Assinatura vertical, estreita, grande, sobressaltada, bizarra, ilegível, com traços anômalos etc.

Trata-se de uma síndrome bastante desfavorável.


A assinatura começa com um arpão. Mostra tenacidade, resistência e agressividade.

Duas características são potencialmente péssimas para a interpretação grafológica de qualquer escrita, ou seja estreita e sobressaltada.

Estreita
Para Pulver a escrita é estreita quando a “largura relativa de base” é menor que a altura dos traços de suas letras. Temos que comparar o tamanho das letras com os espaços entre eles. Os espaços entre as letras são reduzidos, em alguns casos as letras chegam a se tocar (a escola italiana usa o termo lettere addossate – letras coladas). A escrita tende a ser também alta (ovais mais altas do que larga). Caracteriza-se por um estreitamento das letras (primária) ou da ligação entre letras (secundária)

“Todavia que a escrita extensa é quase sempre uma expressão espontânea, a estreita é com muita freqüência um produto adquirido.” (Pulver)

Para Klages a escrita extensa (ou larga) revela uma liberação d´alma; a estreita, constrição da força impulsiva.

Interpretação
Contração, desconfiança e uma certa rigidez mental. Sinal de conflito, inseguro e muitas vezes por demais ansioso pela vontade que tem em estabelecer contatos entre o eu e o tu, passando por cima dos ritos sociais.


Conceitos da escola italiana

A escola italiana chama de Alta prolongada (Alta Allungata) quando o tamanho (calibre) da escrita é maior que 3mm e a escrita é mais alta do que larga.
Caso a extensão das letras e é proporcional ao horizontal, temos a Grande (Alta redonda), porém se a extensão vertical das letras é visivelmente superior a horizontal, temos de Alta Prolongada. Estas medidas se fazem calculando o do a distância entre o vértice superior e o vértice inferior das letras.


Interpretação da escola italiana
Alta prolongada e expressa a incapacidade para compreender os exageros, tendência a não aceitar a chamada para a objetividade.
Comete erros por avaliar de forma superficial os fatos e acontecimentos, exterioriza-se com pompas e circunstâncias, não escuta os demais, é um obstinado, não tem capacidade para valorizar de modo correto suas reais possibilidades, algumas vezes tende a ser “mais realista que o rei”. Revela desprezo pelos demais, cai facilmente em contradição por divergir, sem, que existam motivos, como os demais.

Gosta de se manifestar, exige que suas ações sejam admiradas por todos, é grandioso na fantasia e nas manifestações, todo o seu comportamento está privado de simplicidade e espontaneidade. A mania de se manifestar de forma constante e inadequado o leva a ser insincero, pois para aparecer deseja sempre ter opiniões sobre tudo e sobre todos.

O traço anômalo na assinatura em forma de cruz pode ser interpretado como fatalismo.

Estes e outros traços são estudados no livro "Personalidades de Risco".
Paulo Sergio de Camargo.