quinta-feira, agosto 18, 2005


Assinatura do José Dirceu
Comentários iniciais:
Como comentei nas assinaturas anteriores, a simples avaliação de uma assinatura pode conter erros. Deve-se levar em conta que neste caso sabemos muitos à respeito do pessoa que assinou, isto pode influir na avaliação, trata-se de um erro básico que o grafólogo deve evitar.

Assinatura pequena, ilegível, desproporcional. Executada em apenas um traço e acima da linha de base. Inclinação desigual, com início invertido (inclinado à esquerda), vertical ao centro e inclinado à direta no traço final.

A escrita pequena:
Lembro que avaliação do tamanho da zona média sofre pequenas variações de acordo com os principais autores: normalmente entre 2,5mm e 3,5mm, valor médio em 3,0mm.

- Moretti – largura e altura dos ovais
- Pulver – traços da letra I- Escola clássica francesa - o corpo médio da escrita
- Escola clássica francesa - o corpo médio da escrita

A escola italiana (Moretti e seus seguidores, por ex. "Grafologia. Texto Teórico Prático". Ed. Tantin. Torbidoni e Zanin) denomina “Calibre” o tamanho do corpo da escrita.
Neste aspecto, nas indicações máximas, Moretti está alinhado com outras metodologias, pois a escrita Alta (maior que os 3,0 mm) vê a tendência de grandiosidade do pensamento e do comportamento. Na Pequena (abaixo dos 2,0 mm) vê o índice de interiorização, do espírito de observação e análise.

Para Pulver: (Simbolismo da Escrita,Ed. Stock)
Quando a escrita é um reflexo da realidade, se aproximam as zonas inferiores e superiores na zona média, ao contrário, uma grande diferença de tamanho entre as letras altas e baixas indica uma discrepância entre as aspirações volitivas e as reais possibilidades, entre o querer e o poder.

Em nosso estudo:
Trata-se de um sinal substancial de inteligência, mais ainda: inteligência profunda, espírito de observação e pensamento penetrante. A pessoa ocupa-se somente com o que considera essencial, presta atenção somente nas particularidades. Quando examina um fato ou uma situação, busca aprofundar-se em todos os aspectos para chegar a uma visão completa e a mais objetiva possível.
Discute e raciocina com muita insistência e dificilmente se rende a contestações e objeções dos demais. Tem prazer em pontuar as situações.

Preponderância da vida interior sobre a exterior, atividade mais cerebral do que física, mais concentração do que expansão. (Saint-Morand)

“Ama o limitado e o resumido”. "Graphologische Diagnostik", Uber, 1961, Müller/Enskat.


Executada com um traço acima da linha:
Escrever acima da linha de base é uma das primeiras observações que muitas pessoas fazem sobre sua prórpia escrita. Mostra nesssidade de ser independente. Quando muito forte: sofrimento em posições subalternas.
Em um só traço, neste caso, agrega o sentindo de inteligência.

Ilegível
A ilegibilidade na escrita mostra a necessidade de não se mostrar aos demais como realmente é. Nem sempre significa desonestidade, ao contrário.


Inclinação desigual
A inclinação é desigual. O texto (não mostrado) é revela Discordâncias de Inclinação. Na realidade não podemos dizer somente pela assinatura que a escrita possui Discordâncias de Inclinação.

Segundo Jamin:
"Uma escrita é discordante quando suas características não se harmonizam. Toda desigualdade excessiva, toda exageração parcial, também criam discordâncias". (ABC da Grafologia, pág. 251)
Para Jamin as desigualdades significavam sensibilidade e emotividade. Toda desigualdade revela emoção.

A chave da escrita desigual aplica-se:
Inteligência
Sensibilidade intelectual que produz a maleabilidade e espírito. Conduz poderosamente para a finura, habilidade e astúcia, falta de previsibilidade, entusiasmo e delicadeza.

Moralidade
Sensibilidade moral desenvolve a ternura, bondade, devoção, generosidade e expansividade. Seu excesso resulta a paixão, ódio, brutalidade, inveja e falsidade.

Vontade
Favorece a atividade, mobilidade, versatilidade e indecisão.

Interpretação:
O contato com outras pessoas se realiza de modo ambivalente, existe um jogo de duplas atitudes e emoções contraditórias, amor-ódio; atração-repulsão, simpatia-antipatia; detalhes que no final das contas leva-se a uma desorganização no modo de agir e de se conduzir. Conflitos pessoais.

A inclinação desigual ainda denota:

Facilidade em adaptar-se a qualquer situação com arte e diplomacia. Sentimentos contraditórios. Emotividade exagerada. Luta para conter as próprias emoções (conflito entre o coração e a razão). (Michon)