sexta-feira, janeiro 06, 2006

Extrato de documento pertencente ao Arquivo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Rio de Janeiro - RJ.


Juscelino Kubitschek de Oliveira
Décimo Sexto Período de Governo Republicano - 31.01.1956 a 31.01.1961.

Apresento um pequeno resumo da personalidade do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. O perfil completo encontra-se no livro “De Deodoro a Lula”, A personalidade dos presidentes brasileiros através da grafologia. Ed. Lasra, 2006.
Não poderia deixar de dizer: São poucos presidentes como Juscelino.


Inclinação
Variações de inclinação com tendência para inclinada à direita. Algumas vezes vertical e no final do texto nota-se um aumento de inclinação.
Interpretação
Ambivalência afetiva. Habilidade para compreender terceiros e o mundo. Adaptação e possibilidade de sintonizar as próprias necessidades com as dos demais.


Direção das linhas
No início o texto é ascendente, depois passa a ser sinuoso e na segunda página torna-se concavas com algumas quedas de palavras na margem direita do último parágrafo.
Interpretação
Emotividade. Capacidade de modificar a própria iniciativa de acordo com a oportunidade, de acordo com a força ou debilidade alheia (Marchesan, citado por Vels). Adaptação às condições do momento. Cansaço, desânimo e pessimismo. Parece que esta levando suas tarefas até o final como um grande fardo.

Letra R (aparece se modo significativo no começo do texto)
A letra R é feita com a primeira perna em forma de laço. Esta letra mostra a forma como a pessoa canaliza suas energias, não só no sentido de persistência, mas também na iniciativa. Vejamos Xandró: O sujeito canaliza sua energia para o plano da realização, de decisão e da iniciativa, quer por esforços conscientes educativos, quer por dar preponderância ao seu trabalho ou concepção da vida a este fator, ou por condição de atitude temperamental.


Traços finais
Os traços finais são quase sempre curtos e secos, alguns voltados para trás como nas letras ovais (letra O - palavra “do”, primeira linha do texto). Significam precaução, defesa, na maioria das vezes é espontâneo somente com as pessoas e os ambientes que seleciona. Reflexão prudente e grande respeito com o próximo, ao que é próprio e ao alheio.


Assinatura
A assinatura é maior do que o texto, sendo que o sobrenome é um pouco maior que o nome. Destaca sua importância frente aos demais, vontade de ser compreendido pelos demais, apego a nome de família, tradição. Tem forte necessidade de ser compreendido. Clareza de intenções.



Perfil psicológico (resumo)
Trata-se de pessoa com ambição de superioridade e poder, necessidade de domínio espiritual e intelectual sobre os demais. Possui otimismo em grandes doses, espírito empreendedor e entusiasta. Oportunismo. Revela habilidade diplomática, agilidade nas palavras e atos, disposição mental, intelectual e física para a ação.

Na maioria das vezes é bem humorado.
É eclético no modo de agir e de julgar, selecionando o que parece melhor ou mais representativo das pessoas, das coisas ou das questões (conciliação, sincretismo).
O contato externo é ponderado, respeitando os semáforos sociais. Sabe manter uma boa relação de equilíbrio entre os objetivos desejados e as condições oferecidas pelo mundo circundante. É desconfiado, mas dificilmente com uma pedra em cada mão.

Possui habilidade para mentir, guardar segredos e encobrir suas reais intenções.
É capaz de solucionar problemas em pleno movimento, realiza adaptação prática às circunstâncias do momento.
Imaginação ágil, rápida. Reflexos e coordenação. Cultura e superioridade intelectual, dinamismo físico e mental.

Demonstra iniciativa e uma certa agitação nervosa. Quando assume qualquer compromisso ou missão, vai em frente com um fervor que até mesmo religioso, que transcende.