segunda-feira, março 26, 2018

Entrelaçamento Grafológico

Teoria dos Traços Catalisadores- Marcadores  VII
Entrelaçamento Grafológico

A presente teoria é extraída de conceito da física quântica, todavia que a relação seja apenas conceitual.
O entrelaçamento quântico (ou emaranhamento quântico, como é mais conhecido na comunidade científica) é um fenômeno da mecânica quântica que permite que dois ou mais objetos estejam de alguma forma tão ligados que um objeto não possa ser corretamente descrito sem que a sua contraparte seja mencionada - mesmo que os objetos possam estar espacialmente separados por milhões de anos-luz. Isso leva a correlações muito fortes entre as propriedades físicas observáveis das diversas partículas subatômicas. ( fonte Wikipédia)

Entrelaçamento grafológico
Antes de entrarmos neste conceito propriamente dito vamos explicar outro conceitos:
Teoria dos Traços Conexos
Há alguns anos estudo os mais diversos traços, especialmente as ovais abertas embaixo e notei que quando aparecem mais de cinco ovais em textos de vinte linhas (em média), é praticamente impossível não se observar outros traços de mentira correlatos.
O inverso na quase totalidade das amostras nem sempre foi verdadeiro; ou seja, alguns traços de mentira aparecem sem que existam ovais abertas embaixo.
Desta forma comecei a desenvolver estudos que chamei de Traços Conexos:
São aqueles em que o aparecimento, enseja – quase que obrigatoriamente – a observação de outros.
Isto é notado em espécies afins, como por exemplo: a escrita legível e caligráfica normalmente está ligada à limpa, mas não de forma obrigatória.

No caso das ovais abertas embaixo existe uma constelação de traços que são facilmente visíveis.
Outro dado ainda passível de maiores estatísticas é dificuldade da escrita com ovais abertas embaixo ser classificada no gênero ligada, normalmente aparecem os sinais da escrita desligada.
Ao longo destes anos tentei realizar estudos estatísticos dos traços conexos, embora sejam consistentes, é certo que ainda preciso de maiores informações para conclusões estatísticas confiáveis.
 As ovais abertas embaixo são consideradas, no meu entender, como escrita inacabada ou até mesmo suspensa em alguns casos.
Outro exemplo de traços conexos é o dente de tubarão. Na quase totalidade de escritas estudadas (98%) escrita com dente de tubarão possuem arpões.
Como veremos na avaliação deste traço, seriam impossíveis o equilíbrio e a harmonia no grafismo. O próprio traço impede esta avaliação; a simples visão dele faz com que o grafólogo facilmente procure outros que tenham a mesma gênese e estes certamente se farão presentes na escrita.

Cabe aos grafólogos pesquisar e estudar com mais profundidade os traços conexos. Minhas pesquisas resultam em dois conceitos.

  1. Todas as espécies, gêneros e modos encontrarmos em uma escrita possuem no mínimo uma conexão. Um não existe sem o outro.
  2. Uma vez feito o levantamento das espécies, gêneros e modos de uma determinada escrita, podemos inferir o perfil grafológico por OUTRAS ESPÉCIES, GÊNEROS E MODOS, que NÃO aparecem no grafismo. Mas são contraposições dos gêneros, espécies e modos.

Entrelaçamento grafológico
O entrelaçamento grafológico é um fenômeno da escrita a que permite que duas ou mais espécies e modos estejam de alguma forma tão ligados que a personalidade é melhor descrita corretamente quando a sua contraparte é mencionada.

Ou seja, a afirmação é categórica e provavelmente vai causar controvérsias:
Posso descrever traços da personalidade do autor pelas espécies e modos que NÃO, repito, NÃO aparecem na escrita.

O mais importante disto é que tenho que fazer antes o levantamento das espécie e modos os que aparecem na escrita estudada.  
Lembro que as espécies que não aparecem na escrita não são necessariamente opostas, firme/frouxa, ascendente/descendente.
Ao escolher outras espécies para contrapor a análise, estou realizando um contraponto e descrevendo características o autor do grafismo, não pelas espécies encontradas e sim pelas não encontradas.
Na contraposição das "duas" análises, "a encontrada no grafismo" e a "escolhida", faço mentalmente uma conjunção de todas as espécies e tenho uma conclusão mais profunda. 

Antes de continuar: “Nihil sub sole novum”



Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal



Curso de linguagem corporal. 18 de maio - Maringá -PR

Curso de liderança e linguagem corporal. 05 de maio - Rio de de Janeiro- RJ  grafonauta@terra.com.br 



Loja Virtual - Livros de Grafologia