domingo, fevereiro 17, 2008

A CONDUÇÃO DO TRAÇADO

A nova nomenclatura francesa dividiu o gênero pressão. A condução do traçado (Conduit du tracé) foi separada dos gênero clássico pressão.

Com isto o grafólogo obtém melhor precisão na avaliação do grafismo.
Contudo este é um tema dos mais difíceis de se observar na grafologia e o novato somente consegue atingir os objetivos com a constante supervisão de um orientador experiente.

Observa-se o comportamento da escrita cursiva da maneira como o traço se desenrola ou se desenvolve. De acordo com o modelo caligráfico, o desenvolvimento cursivo da escrita é efetuado dentro de uma associação e uma alternância:

- plenos que se executam de cima para baixo em flexão num gesto em tensão.
- os que dissolvem ou se desatam são executados de baixo para cima em extensão em um gesto de relaxamento.

A tensão do traço ou do traçado se origina do tônus muscular, como expressão das defesas; do autodomínio e das interações do eu, com as descargas da sensibilidade das pulsões instintivas.

O grafólogo italiano Marco Marchesan dividiu a "tensão" em três níveis:
- Frouxa
Pouca capacidade de atenção e de tomar decisões. Moleza, apatia, reações retardadas; passionalidade; falta de vontade.

- Elástica
Atitude de ajuste rápido ao meio, atenção e concentração sem gastos supérfluos de energia. Orientação de modo equilibrado para atividades dinâmicas ou contemplativas.

- Tensa
Hipertensão e irritabilidade. Autodisciplina rígida; fácil esgotamento e desequilíbrio. Necessidade de estímulos.


Os Estudos de R. Saudek
Na prática, o grau de tensão do traço tem relação direta com o coeficiente de fricção por deslize (fricção da ponta do instrumento sobre o papel).
R. Saudek indica que a pressão na escrita aumenta em proporção com a tensão. Eis porque se pode determinar o grau de tensão examinando o grau da pressão.

Quanto mais as superfícies de contato são lisas, mais a fricção é diminui. O caso limite é o onde a fricção seria nula, o que nunca ocorre na prática.
A tensão do traço é mais elevada na formação dos traços descendente, ou seja, traçados escritos na direção do escritor; neste caso estão de acordo com os gestos de contração; em franca oposição aos traços executados no sentido oposto (extensão, relaxamento) que se afastam do corpo do escritor.
Como a escrita reflete a disposição interior de quem escreve; nada mais natural que ela se revele nos níveis de tensão.

A classificação inicial de R. Saudek:-
- Escrita como tensão normal.
- Escritas hipertensas.
- Escritas hipotensas.
- Escritas mistas, alternadamente equilibradas, hiper ou hipo.

A escola francesa dividiu este gênero em cinco tipos de escritas:
Hipotensa
Flexível
Firme
Contraída
Hipertensa

É o que veremos no próximo artigo.


"Uma ciência que não progride não é uma ciência. Estou feliz ao fornecê-los por meio desta dádiva, como uma ferramenta de trabalho preciosa. Este horizonte, de proporções infinitas, que eu estou abrindo até os futuros grafólogos." Michon, sobre os signos complexos.