terça-feira, julho 27, 2021

Programa Centro de Estudos de Grafologia


Dúvidas: grafonauta@terra.com.br      

GRAFOLOGIA I –

GRAFOLOGIA EXPRESSIVA

 

EMENTA

Métodos grafológicos e evolução. Principais escolas de Grafologia no mundo. Desenvolvimento e pesquisas. Terminologia e práxis de grafologia. Classificação dos gêneros e das espécies.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Histórico da grafologia

1.1              História da Grafologia

1.2              Grafologia no Brasil

1.3              Grafologia na Europa

1.4              Estudo de Binet em Sorbonne

1.5              Estudos científico da grafologia

 

Unidade 2. Métodos modernos de análise grafológica

2.1 Observação Geral do Traçado

2.2 Dinâmica e integração do movimento espaço-organizacional

2.3 Espaço e Forma

2.4 Movimento           

2.5 Traço

 

Unidade 3. Sínteses de orientação

3.1 Definição de gêneros, espécies e modos

3.2 Síntese de orientação

3.2 Evolução (Jamin)

3.2.1. Organizada

3.2.1. Desorganizada        

3.2.1. Combinada          

3.2.1. Inorganizada           

3.3 Harmonia

            3.3.1 Harmônica           

                 3.3.2 Inarmônica

3.4 Síntese entre Forma e Movimento 

 

Unidade 4. Síndromes Gráficas  

4.1 Inibição                                                                                 

4.2 Expansão                                                          

4.3 Impulsividade                                                                                                           

4.4 Relaxamento do traço

4.5 Rigidez do traço 

4.6 Deterioração gráfica

4.7 Impessoalidade

 

Unidade 5. Distribuição Espacial Grafoescritural  

5.1 Clara                                                                                                            

5.2 Arejada                                                                                            

5.3 Confusa                                                                                                                      

5.4 Legível                                                                           

5.5 Ilegível

5.6 Concentrada      

5.7 Condensada

5.8 Espaçada     

5.9 Organizada

5.10 Desorganizada

5.11 Limpa

5.12 Suja

5.13 Invasiva

 

Unidade 6. Largura/Estreiteza – Escola Italiana

6.1      Entre as letras

6.2      Entre as palavras

6.3      Larga nas letras

6.4      Tríplice Largura Espacial

6.5      

Unidade 7. Dimensão  

        7.1 Zona média – Eixo Vertical

        7.1.1 Formas de avaliar o tamanho                           

        7.1.2 Altura absoluta e Altura grafológica  

             7.1.3 Grande  

        7.1.4 Pequena    

7.1.5 Crescente

7.1.6 Decrescente

        7.2 Zona média – Eixo Horizontal - Amplitude

             7.2.1 Estreita                             

        7.2.1 Extensa

        7.3 Zona média – Amplitude

7.3.1 Baixa                

7.3.2 Alta             

7.3.3 Rebaixada    

7.3.4  Sobressaltada     

7.3.5 Uniforme

7.3.6. Dilatada     

7.3.7 Sóbria        

7.3.8 Compensada                                  

7.4 Proporção - Divisão inter-zonal                               

7.4.1 Proporcional                  

7.4.2 Desproporcional                       

7.4.3 Mista

 

Unidade 8. Pressão          

8.1 Espécies de acordo com ao apoio do instrumento no papel. (pressão no sentido estrito do termo)

8.1.1 Apoiada             

8.1.2 Leve

8.1.3 Em relevo                                                                                       

8.1.4 Sem revelo

8.1.5. Deslocada                                                                    

8.1.6 Espasmódica                                      

8.1.7 Acerada               

8.1.8 Massiva

8.1.9 Fusiforme                                               

8.1.10 Profunda                                                                                                      

8.1.11 Superficial 

8.1.12 Em sulcos                                     

               8.2 Espécies de acordo com a qualidade dos traços. (o interior e as bordas)

8.2.1 Nítida

8.2.2 Pastosa

8.2.3 Nutrida

8.2.4 Desnutrida

8.2.5 Seca                                              

8.2.6 Congestionada

8.2.7 Empastada

8.2.8 Filiforme

8.2.8 Frouxa    

 

Unidade 9. Condução do traçado

9.1 Hipotensa                

9.1. Flexível                            

9.1. Firme                

9.1. Contraída

9.1. Hipertensa                        

9.1. Desigualdades de Tensão

 

Unidade 10. Forma                         

                     10.1 Execução – Evolução da forma

10.1.1 Caligráfica 

10.1.2Redonda

10.1.3 Sistematizada/Monomorfa         

10.1.4 Estilizada                            

10.1.5 Polimorfa                           

10.1.6 Angulosa

10.1.7 Simples                 

10.1.8 Simplificada           

10.1.9 Seca                       

10.1.10 Ríspida

10.1.11 Ornada

10.1.12 Extravagante               

10.1.13 Complicada                  

10.1.14. Artificial

10.1. 15. Tipográfica

10.1.16 Inflada

10.1.17 Infantil 

10.1.18 Ovóide/ovalada

 

 

Unidade 11. Continuidade

  11.1 Progressão da escrita

11.1.1 Inibida 

11.1.2 Contida        

11.1.3 Monótona         

11.1.4 Cadenciada       

11.1.5 Ágil        

11.1. 6. Rítmica.

11.2 Ligação              

11.2.1 Ligada            

11.2.2 Desligada          

11.2.3 Agrupada          

11.2.4 Combinada 

11.3 Deficiências de continuidade

11.3.1 Fragmentada                    

11.3.2 Ligações desiguais        

11.3.3 Lapsus de ligação           

11.3.4 Retocada

11.3.5 Pontilhada/Em bastão    

11.3.6 Sacudida 

11.3.7 Suspensa  

11.3.8 Inacabada

 

Unidade 12. Ligação

               12.1 Em ângulos                                                                                              -

               12.2 Arcada

12.3 Guirlanda 

12.4 Anelada  

               12.5 Filiforme 

12.6 Mista

12.7 Dupla curva

12.8 Duplo ângulo                                                                        

 

Unidade13. Movimento Grafoescritural

13.1 Estático ou imóvel                         

13.2 Flutuante                                      

13.3 Inibido/contido                               

13.4 Controlado                                    

13.5 Fluído                                         

13.6 Vibrante/efervescente                

13.7 Dinâmico                    

13.8 Propulsivo   

13.9 Retardado                           

13.10 Revirados para a esquerda

13.11 Estudos complementares

 

Unidade 14. Velocidade

14.1 Lenta          

14.2 Pausada

14.3 Rápida        

14.4 Precipitada

14.5 Lançada      

14.6 Acelerada

14.7 Desigualdades de velocidade                                  

 

Unidade 15. Inclinação das letras

15.1. Inclinada   

15.2. Tombada 

15.3 Vertical                                               

15.4 Invertida 

15.5 Oscilante (variável

15.6 Paralela                                       

15.7 Sinuosa        

15.8 Contorcionada

15.9 Hastes Côncavas /Convexas                                                                            

 

Unidade 16. Direção das linhas

16.1 Retilínea     

16.2 Rígida

16.3 Ascendente

16.4 Descendente

16.5 Linhas côncavas

16.6 Linhas convexas 

16.7 Sinuosa      

16.8 Imbricadas ascendentes 

16.9 Imbricadas descendentes         

16.10 Escalonada 

16.11 Em saltos

16.12 Colas de Zorro 

16.13 Mista

16.14 Em leque

 

Unidade 17. - Orientação geral do traço

17.1 Escrita progressiva  

17.2 Regressiva

17.3 Escrita mista.           

17.4 Escrita ao revés

17.5 Escrita com torções 

 

Unidade 18. Discordâncias

18.1 Forma

18.2 Tamanho

18.3 Pressão 

18.4 Direção      

18.5 Velocidade                              

18.6 Inclinação  

18.7 Continuidade

 

Unidade 19. Signos gráficos           

19.1 Principais sinais gráficos                      

19.2  Importância relativa

19.3  Avaliação grafológica

 

 

Unidade 20 – Dicotomia ângulo/curva         

20.1 Estudo do ângulo e curva na Escola Italiana

20.2 Ângulo A               

20.3 Ângulo B          

20.4 Ângulo C

20.5 Estudo das letras ovais                                                      

 

Unidade 21. Estudo das Assinaturas

21.1 Definições

21.2 Diferenças entre assinatura e autógrafo

21.3 Rubrica

21.4 Posição da assinatura em relação ao texto

 

Unidade22. Signos livres 

22.1 Pontuação e acentuação                 

22.2 Traço inicial, traço final

22.3 Barras dos T                        

22.5 Pingos nos I

22.4 Estudo Til                      

 

Unidade 23. Traços da Escola Italiana                                                

23.1 Subjetivismo        

23.2 Traço da Afetação                   

23.3 Traço da fleugma                      

23.4 Traço do desprezo                   

23.5 Traços de mitomania                                    

23.6. Traço da confusão  

23.7 Traço da independência

23.8 Traço da insegurança material

 

Unidade 24. Elaboração do Perfil Grafológico                                                

24.1 Métodos

24.2 Levantamento de dados

24.3 Estudo das dominantes

24.4 Características psicológicas

24.5 Elaboração final do Perfil

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBRIGATÓRIA*

1.   PAULO SERGIO DE CAMARGO – Grafologia Expressiva. Ed. Vetor, 2018. 4ª Edição.

     *Livro base para a realização da Prova de Proficiência para obtenção do título de Grafólogo Profissional.

     *As referências bibliográficas complementares aceitas estão no final do texto.

 

 

  

GRAFOLOGIA II – PSICODINÂMICA DO ESPAÇO NA GRAFOLOGIA

EMENTA

Estudo das teorias de espaço. A escrita como ciência da expressão. Conceitos de Ritmo. Avaliação psicodinâmica do ritmo de Forma, Espaço e Movimento espacial.  Estudo da dinâmica das margens e do texto.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 25. O espaço e Grafologia


25.1 A percepção global do espaço na grafologia

25.2 Simbolismo espacial de Pulver

25.3 Estudo das imagens do movimento – Robert Heiss

         25.4 O espaço na Escola Italiana

 

Unidade 26. Ritmo na Escrita

26.1 Definição

26.2 Teorias de Ritmo

26.3 Escola Alemã

26.4. Ritmo de Espaço 

26.5 Ritmo de Forma

26.6 Ritmo de Movimento

26.7 Como avaliar Ritmo na escrita          

 

Unidade 27. Espaço entre as palavras e letras

27.1 Definição

27.2 Medidas grafoescriturais

27.3 Estudo da escola italiana

27.4 Interpretação psicológica

 

Unidade 28. Divisão inter-zonal - Zona Superior  

28.1 Definição                                                                                                           

28.2 Valores relativos e absolutos das diversas escolas                                       

28.3 Variações de tamanho                                                                                                                    

28.4 Variações de largura                                                                          

28.5 Interpretação psicológica

  

Unidade 29. Divisão inter zonal - Zona Média 

29.1  Definição

29.2  Tamanho e variações

29.3  Comparações com as demais zonas da escrita

29.4  Interpretação psicológica


Unidade 30. Divisão inter-zonal - Zona Inferior 

30.1  Definição

30.2 Tamanho e variações

      30.3 Comparações com as demais zonas da escrita

30.4 Interpretação psicológica

 

Unidade 31. Estudo das margens  

31.1 As quatro margens – Superior – Inferior – Direta - Esquerda

31.2 Significado geral

31.3 Interpretação global

 

Unidade 32. Estudo das margens – Eixo Vertical

32.1 Margem superior e inferior                 

32.2. Tamanho e variações

32.3 Forma e variações

32.4 Comparação entre as margens                

32.5 Interpretação global

 

Unidade 33. Estudo das margens – Eixo Vertical      

33.1 Margem esquerda e direita                

33.2 Simbolismo espacial

33.3 Tamanho e variações

33.4 Forma e variações

33.5 Comparação entre as margens               

33.6 Interpretação global

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.    CAMARGO PAULO SERGIO – Psicodinâmica do Espaço na Grafologia. Ed. PSG. 2ª Edição, São Paulo, 2016.

 

 

 

GRAFOLOGIA III    

GRAFOLOGIA EMOCIONAL – ESTUDOS DAS PALAVRAS REFLEXAS

 

EMENTA

Os estudos da grafologia relacionados com estudos de neurofisiologia levam o grafólogo a importantes descobertas das características do autor por meio de palavras reflexas. O ato falho freudiano é estudado na escrita com o nome de “lapsus calami”.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Unidade 37.  A grafologia Emocional

37.1 Histórico

37.2 Estudos de Rafael Schermann

37.3 Curt Honroth

37.4 Escola Emocional

 

Unidade 38. O Texto reflexo

38.1 Estudos de Heiss

38.2 Imagens Forma – Espaço - Movimento

38.3 Características do texto reflexo     

38.4 Importância para o perfil

 

Unidade 39. O Parágrafo reflexo

39.1 Dimensão física

39.2 Avaliação do tamanho

39.3 Parágrafo inicial

39.4 Parágrafo Central

39.5 Parágrafo Final

39.6 Interpretações

 

Unidade 40. O Parágrafo reflexo - Gêneros

40.1. Eixo horizontal

40.2. Eixo Vertical

40.3. Estudo dos gêneros – pressão – dimensão – inclinação – etc.

40.4 Interpretações


Unidade 41. Palavras reflexas  

41.1 Fatores de análise                                                                                   

41.2 Anomalias Gráficas                                                                                     

41.3 Escritas fragmentadas

41.4 Lapsus de ligação           

41.5 Ligação espacial – teorias

41.6 Escritas suspensas - inacabadas

41.7 Torções

41.8 Soldas – traços sobrepostos etc.

        

Unidade 42. Curva do ânimo

42.1 Teorias

42.2 Esquema ampliado da curva do ânimo – Camargo

42.3 Estudos dos espaços anteriores e posteriores as palavras

42.4 Tendência animadora X deslocamento linear da PR

42.5 Gestos fugitivos e a curva do ânimo

42.6 Traços fugitivos de Moretti

42.7 Traços fugitivos de Marchesan – Traço da Brutalidade

42.8 A letra T e a curva do ânimo -

 

Unidade 43. Interpretação psicológica das Palavras Reflexas    

              43.1 Teorias

43.2 Estudos dos dez gêneros gráficos                         

43.3 Ângulo A – signo grafológico da reação

43.4 Ângulo B – signo grafológico da tenacidade e teimosia

43.5 Ângulo C – signo grafológico da sagacidade e astúcia

43.6 Avaliação e correspondências psicológicas

       

Unidade 44. Lapsus Calami

44.1 Conceitos

44.2 Lapsus Calami emocional ou secundário

44.3 Lapsus Calami enfático ou primário

44.4 Identificação dos traços e correspondências psicológicas

 

Unidade 45. Imagem Antecipadora de Klages    

             45.1 Teorias

45.2 Estudos gráficos                        

45.3 Ciência da expressão

45.4 Avaliação e correspondências psicológicas

45.5 Exercícios práticos

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

01. CAMARGO PAULO SERGIO – Grafologia Emocional Expressiva. 2ª Ed. PSG São Paulo, 2018.

 

  

 

GRAFOLOGIA IV

GRAFOLOGIA EMPRESARIAL - ESTUDOS DAS COMPETÊNCIAS  

 


EMENTA

As empresas no Brasil utilizam cada vez mais a grafologia como principal ferramenta na contratação de mão de obra gerencial, especializada e operacional. As principais competências são estudadas neste módulo.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Unidade 46.  A grafologia empresarial  


        46.1 Perfil grafológico empresarial

46.2 Diferença entre perfil e laudo

46.3 A importância da definição dos termos

 

Unidade 47.  Sinais gráficos de mentira   

47.1 Estudos dos principais autores

47.2 Principais sinais gráficos de mentira

47.3 Principais sinais gráficos de sinceridade

47.4 A ética na realização do perfil

 

Unidade 48.  Introversão e Extroversão   

47.1 Definição dos termos

47.2 Energia, vontade

47.3 Motivação na escrita

47.4 Principais sinais gráficos de introversão

47.5 Principais sinais gráficos de extroversão

 

Unidade 49. Inteligência e criatividade    

49.1 Definição dos termos

49.2 Tipos de inteligência

49.3 Principais estudos

49.4 Com observar criatividade na escrita

49.5 Principais sinais gráficos de inteligência

47.6 Principais sinais gráficos de criatividade

 

Unidade 50. Grafologia e Competências    

50.1 Definição dos termos

50.2 Principais competências

50.3 Liderança – sinais gráficos

50.4 Capacidade analítica – sinais gráficos

50.5 Visão sistêmica – sinais gráficos

50.6 Gerenciamento de tempo – sinais gráficos

50.7 Organização – sinais gráficos

50.8 Tomada de decisão – sinais gráficos

50.3 Relacionamento interpessoal – sinais gráficos

50.4 Trabalho em equipes – sinais gráficos

50.3 Comunicação – sinais gráficos

50.4 Trabalho em equipes – sinais gráficos

Unidade 51. Realização de perfis grafológicos     

51.1 Tipos de perfis

51.2 Elaboração Perfil Descritivo

51.3 Linguagem técnica

51.2 Elaboração e estudos de 10 Perfis completos realizado pelo aluno

      

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1.        PAULO SERGIO DE CAMARGO – A grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal. Ed. Ágora. 4º Edição.

2.        CAMARGO PAULO SERGIO – Perfis Grafológicos Sintéticos por Competências. 2ª Ed. PSG.

 

  

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

1.   CRÉPIEUX-JAMIN – Grafologia, Escrita e caráter, Rio de Janeiro. Minerva, 1943.

2.   CREPIEUX-JAMIN, J. – ABC de la Graphologie, PUF, Paris 1ª ed. 1930.

3.   BOILLE, NICOLE – Il gesto  ráfico, gesto creativo, Itália; Ed. Borla, 1998.

4.   ODETTE SERPA LOEVY – Grafologia, São Paulo. Sarvier, 1987.

5.   TORBIDONI –ZANIN. – Grafologia, Texto teórico practico. E. Tantin, 1991.

6.   AUGUSTO VELS – Escrita e Personalidade, São Paulo. Pensamento, 1991.

7.   MORETTI GIROLAMO – Tratatto di grafologia – Inteligenza – Sentimento. Ed, Messagero, 2006.

8.   PULVER MAX – El simbolismo de La Escritura. Madrid . Ed. Vicrotiano,  1953.

9.   KLAGES LUDWIG – Escritura y Caracter.  Ed. Paidos. 1956.

10. GILLE-MAISANI. – Psicologia de la Escritura, São Paulo. Pensamento, 1999.

11. PAULO SERGIO DE CAMARGO – A escrita revela sua personalidade. Ed. Cepa, RJ, 2001.

13. PAULO SERGIO DE CAMARGO – Assinatura e Personalidade. Ed. PSG, 2006. 

14. HEISS ROBERT – L´interpretazione della scrittura. Edizioni Messaggero Padova, 1990.

15. MULLER, W. H. - ENSKAT, A. - Diagnostica grafologica. Fondamenti, possibilità, limiti

 Edizioni Messaggero Padova, 1995.

16. PEUGEOT J., LOMBARD A., NOBLENS M.de – Manuel de graphologie, Masson ,Paris 1987

17. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978

18. DESURVIRE, MARCELLE.- Feuillets de graphologie, Masson, Paris 1990-1991, réedition L’Harmattan, 2005

20. POPHAL R. -  Scrittura e cervello.  Edizioni Messaggero Padova, 1990.

21. BRAVO ALBERTO – Variazioni naturali e artificiose della grafia.  Libreria Moretti. Urbino,  2005.

22. GOBINEAU H., PERRON R. – Génétique de l’écriture, Payot, Paris 1978

23. ELISABEtH ROMAR. Las Inteligencias Múltiples y la Vocación en Grafología, Editora Pedagógica, 2011.

24. GUBITOSI LUÍSA – A Grafologia ampliando a autoconsciência e o poder interior: Um estudo com base na Análise Transacional, E-book (livro digital), Amazon Kindle, 2021

 

 

 

 

Paulo Sergio de Camargo

Especialista em Neurociências do Comportamento Humano (PUCRS)

Grafologia - Linguagem Corporal


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