terça-feira, setembro 18, 2018

Análise da escrita do ex-governador Sergio Cabral

Análise da escrita do ex-governador Sergio Cabral




O ex-governador está preso no Rio de Janeiro, acusado de corrupção.

Sinais de mentira encontrados na escrita:

1. Olho de boi. 
Característica gráfica – A oval encobre outra oval menor dentro dela. (espécie de dupla oval). Descobri este sinal gráfico há mais de 15 anos e assim denominei. 
Interpretação
Não importa qual oval foi executada primeiro (a maior ou a menor). Necessidade de ocultar o próprio eu. Reserva, defesa e medo. Encobrimento de intenções. 
O "eu" maior encobre o "eu" menor. 

2. Números no lugar de letras       
Interpretação
Preocupação exagerada com dinheiro. Dissimulação, furto, roubo em escritas por demais confusas. Em escrita limpas, organizadas, legíveis: boa capacidade para trabalhar com cálculos.

3. Letras ilegíveis e regressivas   
Característica gráfica – As letras ou números não são legíveis. Muitas vezes parágrafos completos não são lidos ou apresentam grande dificuldade para tal. 
O traço regressivo em uma letra ilegível potencializa da mentira. (Camargo)
Interpretação
Ambiguidade, intenções fraudulentas. Encontrada em pessoas sem moral. Muitos internos, que não aceitam qualquer tipo de lei ou norma apresentam este tipo de escrita. Confusão mental e tendência a enrolar certas situações. Atividade febril.  Dissimulação, intrigas. A pessoa não quer ser reconhecida, pouca precisão ao passar informações. Mentira, ocultação da verdade. 

4. Naja
Característica gráfica – O traço final é feito em forma de curva, algumas vezes termina em ângulo ou em arpão. Trata-se de um signo gráfico específico da língua portuguesa. Gesto regressivo-progressivo. Tanto a escrita angulosa, como o traço naja realizado de forma angulosa potencializam a interpretação. Normalmente o final é acerado.
Outro sinal que "descobri" e estudei ao longo dos anos.

Interpretação
Defensividade preventiva. Necessidade de ocultar deficiências que julga possuir.  Mentira e apego as ideias quando termina em arpão. Pensamento desconfiado sem que existam motivos para tal. Dissimulação. 

Os traços são estudados no livro Personalidades de Risco. Amazon Books.

Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal
Cursos de Grafologia

Loja Virtual - Livros de Grafologia