quarta-feira, dezembro 17, 2025

A letra t em forma de foice - Grafologia

 

A letra t em forma de foice

 

Prólogo

O presente artigo visa alertar os grafólogos sobre a importância da pesquisa dos novos traços que estão surgindo na escrita do povo brasileiro. Alguns não trazem novidades em si, mas as descobertas e pesquisas a respeito deles, sim.

Interessante que alguns grafólogos achavam que a grafologia era totalmente estática e que os traços seriam os mesmos "desde sempre".

Claro que não. Tenho encontrado enorme diversidade de traços, além de diversas variações dos já existentes.

Sem entrar em grandes considerações, são produtos da evolução cultural e do momento que o país vive.

 

Como avaliar um novo sinal

Segundo Gille-Maisani, discípulo direto de André Lecerf, é o patriarca do legado intelectual de Crépieux-Jamin, e um dos grandes mestres foi estruturado por uma ideia central:

"Não há signos particulares independentes, mas apenas signos gerais que aparecem de forma variada."

 Gille diz que isto implica no fim da grafologia dos pequenos signos.

Assim os pequenos signos associados a determinadas letras, além de serem interpretados de acordo com a frequência, são manifestações de ESPÉCIES, das quais são formas e modos.

Para os que desejam informações complementares sobre o tema: A Psicologia da Escrita, Jean-Charles Gille-Maisani, Ed. Pensamento.

 

A letra T em forma de foice. Considerações.

Há alguns anos coleção este tipo de escrita. Tenho mais de 112 exemplos com vestígios referenciados. À medida que essas observações forem esclarecidas, elas serão reformuladas, tendo em vista que a coleta não foi realizada de forma científica. Mais Mais de 90 dos exemplos coletados são oriundos de processos seletivos.

Chamei o traço de T em forma de foice ou foice. Não deve ser confundido com o T galvota, estudados por Mauricio Xandró (Grafologia Superior. ED. Herder. Barcelon Paul Carton (Dictionnaire de Graphologie, Libraire Le François, Paris, 1933-pág. E Cobbaert e Serpa Loevy entre outros.

Interessante notar que o brilhante Pedro G. D'Alfonso não cita esta forma em seu livro  La personalid humana em los Simbolos Gráficos. Grafologia Simbólica.

 

Interpretação

A primeira característica a ser notada é que o traço é desligado das demais letras. Executado em um só impulso, pode estar inserido dentro das espécies desligada e agrupada.

Algumas observações:

- Não são raros, mais difíceis de serem encontrados.

- A frequência é maior em homens do que em mulheres. (85% x 15%)

- Em uma amostra aleatória de 300 psicólogas não encontrei um só traço deste tipo.

 - O traço é encontrado em pessoas com mais de 30 anos. (85%)

- As escritas em geral comportam certa ilegibilidade.

 

        Letra t em forma de foice. gancho inicial. Inclinada à esquerda.

A primeira característica a ser observada é que o traço foi removido das letras anteriores. Executado em um único impulso, pode ser inserido nas espécies desligada e agrupada.

 Interpretação

Tendência à descoberta e invenção. Liberdade de espírito. Introversão e reflexão. Originalidade. Boa organização de ideias sem necessidade do concreto.

 Agrupada - 

Riqueza de Ideias iniciativa Independência de juízos intuição invenção precursor engenhosidade agudeza prontidão. (Klages) Em alguns casos faz parte do lapsus de ligação.

Lapsus de ligação - 

Termo criado por Augusto Vels, mas também reivindicado por outros grafólogos europeus, utilizada para definir exageros entre a interrupção de um traço final e o início de outro, os espaços deixados entre eles são bastante anormais.

Emotividade contida. Detenção reflexiva. Prudência. Necessidade de variar seus planos ou projetos (desejos de aperfeiçoamento). Frequentes abstrações. Capacidade produzi "insights". Comportamento torpe e inseguro. Movimentos inconscientes inibitórios. Inadaptação.

Outra característica importante, não acompanha a escrita CALIGRÁFICA, pois o modela de t ensinado nas escolas é realizado em dois impulsos distintos: traço vertical e barra.

No traço t executado em forma de foice a traço vertical e a barra são feitos em somente um movimento. Pode ou não existir ângulos durante a execução dos traços.

 

Os ângulos podem ocorrer:

- Na base-tensão, repressão na zona média.

- Na transição para a barra zona superior.

- No final de barra arraigado às próprias ideias. Sair de cena de forma tensa.

Barra do T em forma de foice com três ângulos. Intransigência do início ao fim. Falta de tato. Agressividade.

A maioria dos traços da letra t em foice nasce na zona média (traço de ataque) termina na zona superior.





Traço em foice vertical com ponta acerada. Simplificado/seco. Desligado.

 Direção apontada para zona média de outras letras ou palavras.

 

FORMA -

O traço é considerado simplificado ou até mesmo seco, muito embora a escrita em geral possa não estar no mesmo contexto e ser até mesmo confusa, complicada, ornada ou extravagante.

Simplificada

As letras e estruturas são reduzidas ao mínimo necessário. Concentração de esforços. Pragmatismo no uso de suas forças para responder aos estímulos. Habilidade em expor e revelar somente o essencial das coisas. Precisão, concisão e seriedade. Sentido de ordem e bom gosto estético. Gosta de concentrar sua energia no mundo interno das ideias e pensamentos. Redução da vida ao essencial. Falta de atenção.

 

Espécie Ríspida

Em escritas angulosas e com finais voltados para o nordeste é analisada dentro do contexto da ESPÉCIE Ríspida:

Gille-Maisani diz que esta espécie se relaciona com a seca, porém tem elementos extras nos lançamentos em ponta. É angulosa, seca, brusca e tem lançamentos bruscos, muitas vezes projetados para o nordeste e com a ausência de curva. A interpretação a escrita Ríspida (Psicologia da escrita) indica um caráter desagradável, inclinado a discussões, que procura defeitos, com tendência a contradizer e agredir. Sintomas de frustrações, desajustamentos e inadequação. Amargura e ressentimentos.

Espécie seca.

Os movimentos são sóbrios, estreitos, não tem relevo, rigido, suas dimensões são variáveis, ligeiros e angulosos. Os traços são reduzidos ao estritamente necessário. Esta terminologia não deve ser confundida com a pressão Seca.

Capacidade teórica. Tristeza, gosto por profissões solitárias. Academicismo. Capacidade crítica. O essencial como finalidade. Utilitarismo exagerado e capacidade de sintese (Klages). Caráter áspero e geralmente incompreendido. Falta de imaginação, frieza e reserva. Inflexibilidade.

 

PRESSÃO

A maioria dos exemplos se insere dentro da espécie Acerada. A acerada, também chamada de ponta de agulha é aquela em que a variação de pressão ou descarga ocorre nos traços finais das letras. Foi descrita pela primeira vez por Jamin em 1985 (Traité Pratique, pág. 128) que a considerava como pertencente ao género velocidade, sendo uma variedade de escrita disparada. Não é uma espécie qualitativa, já que não se pode registrar sempre.

 O livro Grafologia Expressiva. Ed. Agora, estudo de maneira profunda as espécies e gêneros.

Trata-se de um símbolo que reflete a falta de domínio de si próprio, a pessoa não consegue conter suas energias. Senso crítico extremamente desenvolvido. Habilidade para insinuar-se sem ser notado. Perspicácia nos debates. Gosto por contradizer aos demais pelo simples prazer, de fazer ofensas e insinuar sem objetivos concretos.

Reivindicações exageradas ou fora de propósitos. Ânsia de dominar, cólera e irritabilidade.

 

Direção do traço final.

O traço bastante ascendente pode ser considerado (em alguns casos) como escrita rispida. Todavia a direção pode ser retilínea ou descendente. A interpretação deve levar em conta a transição do traço vertical para a forma de "barra". Caso seja em ângulo, tensão, repressão, agressividade no impulso. A curva sempre vai amenizar o contexto, a vontade se faz presente de modo ameno.

A interpretação inicial é que existe um equilíbrio entre a subida da haste (até onde pode levar meus objetivos) com a vontade (energia) colada para tal. Em outras palavras, realismo entre as verdadeiras possibilidades e o potencial.

A orientação em diagonal (direção nordeste) indica pronta argumentação, exteriorizada com energia e determinação. Aliada a escrita acerada, capacidade e vontade de criar polêmicas, sejam elas consistentes ou não. Rebeldia, tônus, vontade.

 

Inclinação das palavras

Normalmente a tendência do traço é ser ligeiramente inclinado para à esquerda. Existe um franco conflito com o impulso para a direita no traço final (barra). O traço vertical parece funcionar com a "catapulta" que vai impulsionar a barra.

Com toda análise, o contexto precisa ser levado em conta. Nas escritas para existir tendência para a variação de inclinação nos mais diversos graus. O escritor precisa de uma forma ou de outra sintonizar o ambiente em que vive. Desconfiança instintiva. (ver escrita sinuosa de Moretti e outros tipos de inclinação ou a ESPÉCIE Oscilante de Jamin).

Variação de ânimo e atitudes. Facilidade em adaptar-se a qualquer situação com arte e diplomacia. Capacidade de compreensão de terceiros e do mundo. Adaptação e possibilidade de sintonizar as próprias necessidades com as dos demais.

Assinala inteligência superior à média. Talento psicológico, penetração intelectual, compreensão do animo e dos sentimentos dos demais. Penetra na verdade dos problemas, avalia todos os aspectos diferentes das questões, principalmente os mais profundos, valoriza os dados e a situação não só pelo seu reflexo mais imediato, mas também com as implicações que eles terão aos demais. (Torbidoni)

 O brilhante livro (recomendo como leitura obrigatória) do Prof. Jaime Tutusaus Lóvez, "Manual de Grafologia Interpretativa", relata na pág. 195 a direção dos traços verticais: retos, côncavos (ou convexos).

Algumas observações do livro citado (que são bem mais amplas do que o aqui citado).

Ø  Convexos à esquerda    ) 

Ø  Vontade rebelde por hostilidade edipiana

Ø  Atitude de rechaço injustificada

Ø  Diálogo difícil, não aceita ideias alheias

Ø  Defesa rígida no modo de pensar

Ø  Retidão

Ø  Ciúmes

Ø  Procura de causas (Klages)

Ø  Docilidade para acolher causas alheias (Desenclos)

Ø  Tolerância

Ø  Desejo de ajudar

Ø  Côncavos à direita (AAA

Ø  Procura de causas (Klages)

Ø  Docilidade para acolher causas alheias (Desenclos)

Ø  Tolerância

Ø  Desejo de ajudar

Ø  Hastes concavas à direita (Torbidoni).

Indica perdão tanto no juízo como na ação. Normalmente a pessoa com esse tipo de escrita rende-se a qualquer tipo de pressão e é fácil de ser conduzida e influenciada. Em geral, atua de acordo com as circunstâncias para evitar os conflitos e transitar facilmente na sociedade.

 Ø  Hastes concavas à esquerda

Tendência a contradizer, divergir e desconfiar, mesmo sem motivos. Dificuldades para trabalhar em equipe, acolher e compartilhar ideias. Está sempre voltado para si e teme perder alguma coisa ao aceitar os demais; medo de trocar carinhos e afetividade com as pessoas, até mesmo com o parceiro. Sendo assim, muitos de seus relacionamentos acabam não porque deixa de amar e sim porque evita o amor. Assim como o caso anterior, é sinal de conflitos internos, que podem ter causas mais profundas. Podem indicar contradição e desconfiança exasperantes.

 

Criatividade

Certamente o traço individualiza o escritor de maneira capital. Chamo isto de traços reflexos. Embora ocorra na letra reflexa t, os traços reflexos em minha opinião vão mais além da letra (pois nem sempre são letras).

É preciso ter habilidade e dom gráfico para escrever a barra do t desta maneira. Como está desligada entre duas outras letras, indica algo grau de independência.

 Especialmente no que tange ao uso de sua vontade. Em outras palavras: o escritor tem alto nível de individualidade, não só na forma como se sente, mas também na maneira como se coloca no mundo entre o eu e o tu.

                                       

 

 Traço vertical com arpão no primeiro e quarto t. Arpão sobreposto no terceiro t, final ascendente.

 Em todos os casos é visível a interrupção da onda gráfica.

 

Conclusão

A intepretação deste traço facilita muito a vida do grafólogo. As pesquisas mostram que este traço deve ser incluído na teoria do Teoria dos Traços Catalisadores.

O traço necessita ser analisado no contexto, mas este traço carrega em si um perfume de agressividade e tensão. Individualidade, maturidade mal resolvida, angústia.

Não encontrei o nome que dei de barra do t em foice em vasta literatura, o que não dizer que não existe. Antes de se arvorar como criador de nomes ou teorias, se faz necessário saber se alguém não o fez antes.

Convido você a me enviar este tipo de escrita para ampliarmos os arquivos. Aqueles que desejarem, por favor, envie as escritas com a barra do t em foice, elas serão colocadas no artigo com a devida citação. 



Paulo Sergio de Camargo

Grafologia - Linguagem Corporal - Consciência Situacional 

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