segunda-feira, setembro 15, 2014

Brazil Presidential Elections

LINGUAGEM

O corpo fala em busca do voto 

Postura, inclinação da cabeça, gesticulação e sorrisos dizem mais do que a comunicação verbal

PUBLICADO EM 14/09/14 - 03h00
Estudos do antropólogo norte-americano Ray Birdwhistell indicam: 35% da comunicação se dá verbalmente. O restante? Postura, inclinação da cabeça e movimentos das mãos. Até entre os menos atentos, mensagens do corpo se fixam no inconsciente. Quais são as dos principais candidatos ao Palácio do Planalto?
Dilma Rousseff (PT) não esconde suas caretas. Quem não se lembra de sua expressão durante a entrega da taça na Copa do Mundo? “Em termos de verbalização, Dilma é incisiva, e isso é positivo. Mas ela tem certas posturas, como apontar o dedo e falar com o queixo erguido, entendidas como ofensivas e arrogantes”, destaca o especialista em linguagem corporal Paulo Sérgio de Camargo.
Para ele, em termos gerais, a imagem corporal dos candidatos é “muito pobre” e poderia ser trabalhada a exemplo da postura do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
No estilo, Dilma também trabalhou sua imagem desde quando era ministra. “Ela mudou para se tornar mais suave, sem perder a autoridade. O cabelo curto remete à independência, e o topete alto, a poder. Já o tom dos fios, mais claro, dá ar frágil e feminino”, analisa a consultora de imagem Dani Amado.
Com aparência frágil e postura curvada, Marina Silva (PSB) parece carregar o mundo nas costas, ressalta o especialista em linguagem corporal. “Ela é bem-articulada, sabe gesticular bem com as mãos, mas tem momentos de agressividade. Durante o debate, uniu o indicador e o polegar e, inconscientemente, mandou o jornalista para aquele lugar”, observa Camargo.
O cabelo sempre preso anula um pouco sua comunicação, mas a testa exposta remete à intelectualidade, diz a consultora de imagem. “Para quebrar o ar frágil, ela usa acessórios marcantes, como óculos e colar”.
Na linguagem corporal, o tucano Aécio Neves tem como ponto positivo o sorriso, mas não alonga o tom de voz e as mãos para dar emoção ao discurso, opina o especialista em linguagem corporal. “Sorrir significa que me olhar faz bem, que não sou agressivo, que minhas ideias são felizes. Em termos de beleza é o melhor”, diz Camargo. Dani Amado completa: os tons fortes no figurino, especialmente nas gravatas, remetem a poder, atenção e credibilidade.

http://www.otempo.com.br/capa/o-corpo-fala-em-busca-do-voto-1.915795

Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal
grafonauta@br.inter,net




Nenhum comentário: