segunda-feira, setembro 15, 2014

GRAFOLOGIA

Assinaturas revelam os perfis 

Presidenciáveis têm marcas de autoritarismo, tenacidade, ambição e até mesmo autodestruição





Espanha, século XIV. Itália, século XVII. França, século XIX. A grafologia, estudo da escrita, teve início na Europa. Séculos se passaram, e a análise dos traços da escrita de cada um de nós pode revelar detalhes de personalidade. É aposta de empresas em todo o mundo que utilizam a técnica. Por que não apelar à grafologia para tentar entender o que há nas mentes dos candidatos nesta eleição?
Com mais de 20 anos de atuação e 30 mil análises no currículo, a grafóloga Sandra Santos percebe um traço agressivo na assinatura da presidente, com tendência a guerrear, especialmente aparente nos dois “s” em espadas. “Como não usa acento, falta concluir, faltam ideias claras apesar de querer propor”, avalia a especialista.
A presidenciável do PSB, a ex-senadora Marina Silva, gosta de ser compreendida e de ter clareza de ideias, destaca Camargo. Os traços sem ângulos indicam tenacidade e resistência, segundo ele. Sandra Santos diz, no entanto, que a ex-ministra de Meio Ambiente do governo Lula tem dificuldade de comunicação e parece confusa.
“Marina tem um traço de ambição, o pingo no ‘i’ vai no alto e indica isso. Também tem um traço de sabedoria, que nem sempre usa racionalmente”, diz. A especialista também detecta nos traços de Marina curvas que remetem a uma tendência natural de cuidar, “colocar debaixo da asa”. Já o fato de a assinatura não ser conclusiva é um fator que indica a dúvida.
Camargo avalia que os traços da assinatura do presidenciável tucano Aécio Neves revelam necessidade de ter contato com as pessoas, indicada pelo fato de começar pela parte inferior – algo bem típico de um político.
“O traço final que volta, chamamos de arpão. É sinal de tenacidade e resistência. Ele tem ideias que não vai mudar para o resto da vida, algumas até radicais”, avalia Camargo ao ver a assinatura de Aécio Neves. O pingo alto no ‘i’, para Camargo, sinaliza que o tucano considera sua palavra como a final. Além disso, por ser um pouco ilegível, o tucano mineiro não gosta de expor sua intimidade.
Para Sandra Santos, o início da assinatura de Aécio na parte inferior indica apelo forte às raízes. Ela acredita que um movimento no meio da assinatura pode revelar um comportamento autodestrutivo e, como Camargo, vê o laço relacionado à sedução, mas também empatia, que é uma das marcas de Aécio, conhecido pelo carisma.
Já o traço forte no pingo ampliado do ‘i’ associa-se a sonhos e aspirações. “O pingo não é pingo, é um risco, que é sinal de pessoas que sonham muito alto”, afirmou a grafóloga ouvida pela reportagem.

Comentários:
O pingo alto no ‘i’, para Camargo, sinaliza que o tucano considera sua palavra como a final.  O correto seria: o ponto final da assinatura. 

Já o pingo no i em forma de traço não é sinal de que a pessoa sonha muito alto, ao contrário. Tensão psíquica, ideias cortantes. 




Nenhum comentário: