sexta-feira, agosto 31, 2018

Linguagem corporal em 3 tempos. Renata Vasconcelos e Jair Bolsonaro no Jornal Nacional. Post 137 31ago18

Linguagem corporal em 3 tempos.
Renata Vasconcelos e Jair Bolsonaro no Jornal Nacional.
Post 137 31ago18



O objetivo principal dos posts é ensinar linguagem corporal e não analisar políticos.

Tempo 01.
12.49 seg. Quando a apresentadora fala, como cidadã, sobre questionar os salários do deputado. Bolsonaro coloca ponta da língua para fora. O gesto indica alto nível de ansiedade. No jogo de pôquer mostra que o adversário que recebeu as cartas provavelmente vai blefar ou fugir. No caso de Bolsonaro não existe como fugir. Ou seja, a apresentadora acuou o entrevistado de forma intensa. Como não existe saída, ele vai reagir atacando de forma virulenta.
 A imagem pode conter: 1 pessoa, terno

Tempo 02.
Quando fala com cidadã, a apresentadora, primeiro se justifica e depois HIERARQUIZA as relações. “Você é meu funcionário”, tem que prestar contas.’ Isto é um péssimo sinal tanto em negociações como em entrevista, especialmente diante de alguém que não se prima pelo controle das respostas. Portanto, não faça isto em qualquer tipo de relacionamento, a técnica é que por mais que você acue o entrevistado ou negociador, sempre deixe uma saída. Caso o entrevistado seja o tipo de pessoa como Bolsonaro, a saída sempre vai ser atacar.

Tempo 03.
12.49 seg. Bolsonaro faz o gesto chamado de lábios de ostra: Lábios de ostra: Forte indicativo de tensão, estresse, raiva. A adrenalina aparece em grandes doses.
Mais uma vez: quando observar o interlocutor com os lábios de ostra você tem que se preocupar com as reações dele. Se souber se antemão o perfil da pessoa, certeza vai gerenciar o conflito, caso contrário, as ações do outro nem sempre serão previsíveis.

A imagem pode conter: 1 pessoa, terno


Observe também que Bolsonaro projeta a mandíbula para a frente) enquanto aperta simultaneamente os lábios. Os lábios se afinam, tanto o superior como o inferior. As sobrancelhas se juntam, as rugas se acentuam na testa. Ele foca intensamente a apresentadora (o objeto da raiva). Este conjunto de sinais (clusters) é indicativo de raiva.

Conclusão:
A apresentadora Renata foi até mesmo ingênua e inexperiente ao “atacar” o candidato Jair Bolsonaro. Todos sabem de antemão o nível de agressividade com que revida as perguntas. (menos ela)



 
Paulo Sergio de Camargo
www.lingcorporal.com.br
http://grafonautas.blogspot.com/
http://twitter.com/Grafonauta
Loja Virtual - Livros de Grafologia

http://grafonauta.tudonavitrine.com.br/

Nenhum comentário: