sábado, agosto 04, 2018

Linguagem corporal dos candidatos à presidente. Bolsonaro Post 125 04ago18


Miriam Leitão no programa Globo News - Bolsonaro
Post 125  04ago18

Comentários ofensivos e inoportunos serão deletados. A página é um campo de linguagem corporal, só isto, ou tudo isto, mas somente isto.

Tempo 01. 0.40 seg.
Quando fala “o candidato Jair Bolsonaro”. O lado direito dos lábios sobe: microexpressão de Desprezo.  O alto nível de ansiedade da jornalista pode ser visto pelo aumento de piscadelas.

A imagem pode conter: 1 pessoa


Tempo 02.   0.56 seg.  
“... revolução de 64...” Um pouco antes engole seco. Sinal se alto nível de estresse. Os cantos dos lábios caem. Tristeza. (compreensível pelo que passou)

A imagem pode conter: 1 pessoa


Tempo 03. 1.05 seg. 
Quando justifica o apoio de Roberto Marinho a Revolução de 64. Ao mesmo tempo que tenta esconder a tristeza, a ansiedade atrapalha, está em dúvidas.
O gesto na boca é chamado de "Duping Delight" (Paul Ekman), "Dupers Delight". Em uma tradução livre: Sorriso do trapaceiro.

Existe um pequeno esboço de sorriso reprimido. A interpretação é até certo ponto fácil, trata-se de um indicativo do prazer e da emoção que a pessoa sente quando fala uma mentira ou até mesmo coloca o outro em situações constrangedoras pelo que disse.

No “duping delight” muitas vezes pode aparecer a contração dos músculos centrais da testa. Aqui não é observado devido ao uso de botox.
Minha interpretação: o prazer da jornalista é duplo, tanto em relação ao entrevistado, como em relação a Rede Globo. Ela combateu a revolução justamente quando Roberto Marinho apoiava. Agora tem o prazer de pontuar pessoalmente o reconhecimento do erro dele.

A imagem pode conter: 1 pessoa



Resumo
A jornalista mostra:
- Ansiedade
- Tensão
- Carrossel de emoções
- Sentimentos contraditórios
- Constrangimento


Link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=100&v=IBXZt-qyte4


Conclusão: Imagine  que vem por ai, de todas as partes. Sem exceções.  



PAULO CAMARGO
Palestras. Workshops.
Cursos com livros e material grátis.
grafonauta@terra.com.br
Criando conteúdo. Excelência pela experiência.

Saiba mais: www.lingcorporal.com.br
http://grafonautas.blogspot.com/


http://twitter.com/Grafonauta





























Nenhum comentário: