sexta-feira, abril 27, 2018

ASSINATURAS TRIDIMENSIONAIS

ASSINATURAS TRIDIMENSIONAIS


Trechos extraídos do livro Psicodinâmica do espaço na grafologia. Paulo Sergio de Camargo
Disponível em E-Books na Amazon.

A assinatura faz parte de quase todos os estudos de grafologia. As principais escolas e os seus autores sempre se debruçam sob o tema. Uma das poucas exceções é a escola italiana do Padre Moretti. A escola morettiana não dá a mesma importância  para assinatura como a francesa e alemã.
Todavia é conceito quase unânime que a assinatura é analisada em conjunto com o texto, sem ela nenhuma análise é completa. De minha parte, tomo este conceito em termos, pois já li bons e consistentes estudos da vida de várias pessoas por meio de suas assinaturas. O primeiro exemplo disto é o padre francês Michon que analisou Napoleão Bonaparte. (Histoire de Napoléon Ier d'après son écriture, par Jean-Hippolyte Michon.)

Observações:
Max Pulver em sua obra prima Handschrift der Symbolik, diz que “a assinatura é uma biografia abreviada”.  Outros autores vão na mesma direção de Pulver. Na Europa excelentes grafólogos pesquisam o tema sob os mais variados pontos de vista. Germán Belda é destaque entre os principais grafólogos espanhóis neste campo.
Muitas avaliações a respeito das assinaturas estão no meu livro Assinatura e Personalidade. Interpretação através da assinatura.

Assinatura Tridimensional
Escrevemos em um espaço plano, a escrita caminha do lado esquerdo para o direto, tendo como limites óbvios as margens do papel. Todavia terminado o texto, o escritor se sente livre para colocar a assinatura onde deseja. Normalmente a assinatura também é executada de modo plano.
A maneira como aprendemos a escrever limita o escritor utilizar de modo mais amplo o espaço gráfico que tem pela frente.
Temos que compreender que a escrita é repleta de normas, muitas vezes ensinadas de forma rígida nas escolas. Fatores expressivos, projetivos e representativos aparecem tanto na escrita como na assinatura, mas isto não é o tema deste livro.
Evidente que alguns parâmetros são levados em conta, todavia em muitos casos o escritor se sente livre para expressar de modo diferente daquilo que escreveu.
Pode, é claro, manter a mesma gênese daquilo que foi ensinado, todavia na maioria das vezes coloca de modo claro e direto sua individualidade. Mudam as formas, os traços, a pressão, enfim, todos os gêneros.  Sem entrar em maiores considerações, já que o tema daria um verdadeiro tratado, nos autógrafos de artistas, além da pressa, o espaço no papel para que o mesmo expresse sua personalidade vai desde a folha inteira até o guardanapo de papel.


Figura 177.  O traço inicial é facilmente visto de forma tridimensional. Atriz brasileira.

Definição
Assinaturas tridimensionais são aquelas em que o escritor utiliza os espaços de modo a dar impressão 3D em seus traços.
Características:
        Ocupam mais espaço que o normal
        O traçado tende a ter mais curvas
        Escrita tende a ser ágil
        A pressão dificilmente é tensa, hipertensa
        Obrigatoriamente há liberdade de movimento
        Traços extensos
        Dom Gráfico e Habilidade Gráfica de Klages simultâneos
        Combinações criativas
        Traços e letras ilegíveis ou com certa falta de legibilidade
        Pressão equilibrada ou com nuances

Os traços acima descritos certamente contribuem para uma interpretação bastante positiva da personalidade do escritor.
No que tange aos conceitos de Dom Gráfico e Habilidade Gráfica de Klages que ocorrem de forma simultânea é lícito dizer que a pessoa precisa ter cultura gráfica, treinamentos (tempo de escrita), além de potencial cognitivo.


Figura 178. Neil Armstrong. Astronauta americano.
Interpretação
As interpretações precisam ser ampliadas no futuro, especialmente porque a maneira com a pessoa realiza a assinatura 3D é sempre levada em conta.
As escritas tridimensionais certamente vamos abrir um novo campo de estudo, mais complexo e profundo.
Nos traços tridimensionais o escritor sai de si (movimentos de extensão, para cima no traço plano) ou vem para si (movimento de flexão).
Na grafologia clássica, estes dois movimentos “subir e descer” (sair e se afastar do corpo) de fazem no plano vertical. Nas assinaturas tridimensionais simbolicamente estão tanto no plano horizontal como no vertical.

Ainda Moretti:  O espaço que existe entre uma letra e a outra, assume simbolicamente o valor do espaço que estamos dispostos a ceder para os outros nos âmbitos de nossas relações sociais e afetivas. Sempre, segundo a interpretação do simbolismo gráfico, a palavra é vivida pelo escritor como uma série de relações sucessivas com o “TU”, por isto, a inclinação de uma letra ou grupo de letras para as outras, é indício de como o EU se conduz para realidades objetivas. O espaço entre as palavras representa, ao contrário, simbolicamente, a pausa que o escritor interpõe entre o final de uma experiência e o início de outra, o espaço dedicado a reflexão e ao raciocínio.

Desta forma é fácil tirar conclusões sobre a personalidade do escritor, sem antes lembrar que para Klages escrita extensa, demonstrar expansão da alma.
No caso da assinatura em 3D o escritor vai de encontro ao outro em todos os planos, mas de forma ampliada e mais sofisticada que os demais. Alto nível de sensibilidade para se permear no entorno em que vive.
Todavia a permeabilidade transcende, pois, a compreensão intelectual é acima da média. Inteligência intrapessoal.
Socialmente compreende os demais, demonstra alto grau de empatia nos três planos, cognitivo, emocional e compassivo. Lembrando para termos os dois últimos é preciso a ocorrência do primeiro. Contudo muitas vezes ocorre apenas o segundo (sentir o que o outro sente, mas não o terceiro; querer ajudar o outro).


Adapta-se com facilidade ao meio ambiente em que vive; possui espírito de adaptação. Mostra-se generoso e espontâneo em suas relações sociais.
Transita nos mais diversos meios sociais sem que isto cause perturbações para si e para os demais.
Carisma. Equilíbrio mental e físico, o escritor domina suas energias e sabe como trabalhar com as mesmas de maneira adequada. Equilíbrio afetivo, moral e mental aliado a um senso prático de vida e de intenções.
Profundidade. Quando avalia determinada situação ou alguém, não se limita, aprofundar e compreender o valor global da situação.

Flexibilidade e maneabilidade. Plasticidade mental e agilidade tanto na forma de raciocinar, como na de concluir. Não encontra dificuldades para se adaptar aos novos métodos e teorias. Valoriza os aspectos positivos das questões porque, na maioria das vezes é liberal em seus juízos. Todavia não deixa de lado o espírito crítico, mas o externa de forma amena e sem confrontos.
Criatividade e inventividade de primeira ordem. Expressa-se de forma original. Pouco gosto por tarefas monótonas e repetitivas. Dificilmente gosta de atividades sistemáticas. Abstração em alto nível, desloca-se com certa facilidade tanto no plano concreto como no abstrato. Foca naquilo que é primordial (traços simplificados) e que os demais não conseguem observar (combinações originais).
Sensibilidade ao meio ambiente e as pessoas que nele transitam.
Mente expansiva. Habilidade motriz.  A


Quando o traço é limpo a qualidade para se expressar em questões concretas também é acima da média. O sentido estético é bastante desenvolvido, não raro são pessoas ligadas à arte, cultura, literatura etc.




Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal

Loja Virtual - Livros de Grafologia


Nenhum comentário: