quarta-feira, maio 20, 2015

Teoria dos Traços Catalisadores I


A questão aqui apresentada não deixa de ser polêmica. Partindo de uma hipótese e depois de estudá-la de modo científico é que chegamos à determinada conclusão.
A hipótese apresentada deve gerar alguns bons questionamentos, mas pela minha experiência até o presente momento e pela quantidade de casos estudados, tenho certeza que estou no caminho certo.

Questão:
Será que ao observar apenas um traço no texto, nada mais que um traço, o grafólogo experiente pode relatar todo o perfil grafológico e psicológico do escritor.
Em outras palavras, numa rápida visão e observando apenas um traço o grafólogo pode descrever outros possíveis traços grafológicos que irão aparecer na escrita? E sem observar mais nada traçar o perfil psicológico do escritor?

Caso 01. A ficção.
Há anos assisti ao filme “Caçada ao Outubro Vermelho”. Mostrava os ecos finais da Guerra Fria. Todavia uma cena me impressionou e a guardei durante anos. Numa cena o operador de sonar olha a tela do aparelho e não vê nada, mas diz ao capitão do submarino que o submarino russo estava em determinado ponto. O capitão retruca ao marinheiro, se vai acreditar nele ou em um aparelho que custa milhões de dólares e demorou anos para ser desenvolvido. O capitão acredita no marinheiro - que por sinal estava certo.
Assista o final da cena:     https://www.youtube.com/watch?v=y7g6dKncO-I

Em espanhol veja a cena:  https://www.youtube.com/watch?v=vMeJNUllPtg   42.04 seg. e 44.00

 

Caso 02. A realidade
São Paulo, Capital.
Um experiente radiologista observa a radiografia dos pulmões da paciente e conclui que existe em determinado local um ponto escuro e que precisa ser avaliado com mais intensidade. Todavia outro três especialistas não observam nada naquele Raio X. Dois médicos radiologistas e um pneumologista são chamados para observar a chapa. Nenhum dos três consegue ver o referido ponto.
- Mas estou vendo ele aqui! Diz o radiologista.
- Então vamos fazer uma tomografia computadorizada.
Evidente que pelo teor do artigo todos vocês já estão cientes dos resultados da tomografia computadorizada.
Exatamente. O referido ponto escuro e preocupante existia e estava exatamente lá onde o radiologista apontava.


Caso 03. A pesquisa científica
Malcolm Gladwell cita em seu livro “O que se passa na cabeça dos cachorros”, Ed. Sextante, a pesquisa da psicóloga experimental de Harvard, Nalini Ambady feita em conjunto com Robert Rosenthal. (http://en.wikipedia.org/wiki/Nalini_Ambady -http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Rosenthal_(psychologist)
Nalini deu aos alunos (que não tinham avaliado os professores) um vídeo mudo de 10 segundo para avaliarem os professores em sala de aula. Não apareciam alunos no vídeo. Os alunos não tiveram dificuldades em avaliar 15 (quinze) traços de personalidade dos professores.
Depois reduziu para 5 segundos e finalmente para 2 segundos. As correlações destas avaliações foram comparadas com as feitas pelos alunos que participaram das aulas durante todo o semestre. As correlações entre as avaliações são espantosas.
O aluno sem conhecer o professor, avaliou em dois segundos da mesma maneira que aquele que participou de aulas durante todo o semestre.

Caso 04. Grafologia
Há anos me mostraram uma escrita sem assinatura para eu dizer algumas características da personalidade da pessoa.
O observar a escrita, numa fração de segundos me concentrei em apenas uma letra:
A letra inicial E grega.
Em raro momento de despreocupação e autoconfiança, avaliei que não precisava mais de nada, apenas aquela letra me deu o perfil do escritor. Discorri, entre outras características que era alguém culto, sensível, extremamente ligado as artes, a cultura etc. Tratava-se de uma pessoa realmente singular, um artista nato no sentido da palavra.
Durante alguns anos me perguntei como cheguei àquelas conclusões precisas sobre Carlos Drummond de Andrade.




  
Questões posteriores
Depois de várias experiências, tive certeza que poderia avaliar, em determinados casos, uma escrita somente por meio de um traço e com boas doses de acerto.
Aqui é bom de ressaltar o seguinte: ao olhar a escrita por menos de um segundo e me fixar apenas em um traço e depois não observar mais a escrita; certamente meu subconsciente já internalizou toda escrita em si.


Minha questão posterior foi pergunta:
Será que isto pode ser ensinado aos alunos?

Nos próximos artigos vou tentar definir o que são traços catalisadores e como observá-los. De antemão digo que não existem traços catalisadores em si, mas traços que pela dinâmica da escrita se tornam catalisadores.



Para quem deseja se adiantar:
A estátua de Kouros
  


Fatiar fino

Mais ainda


Nenhum comentário: