Modificações na escrita
As modificações na escrita podem ser: - voluntárias ou
- involuntárias
Involuntária: - normais
- acidentais
Acidentais são de origem: - emotiva -
- patológica ou física
Normais:
As causas normais estão na evolução da pessoa, da infância, passando pela adolescência, pela maturidade e finalmente pela velhice.
Nossa escrita evolui, dependendo de centenas de fatores, cada pessoa tem seu ciclo normal de evolução e muitas vezes fica difícil para determinar quando termina um período e começa outro.
Sendo assim um adulto pode ter uma escrita infantil, isto demonstra que a evolução da personalidade não esta sendo realizada naturalmente.
Causas acidentais:
- Emotivas -
Como a origem da escrita é no cérebro qualquer influência é automaticamente acusada na escrita, muito embora não damos nos conta disto.
Qualquer estado, quer depressivo, quer eufórico; modifica o grafismo. Cada ser humano reage de uma maneira diferente, porém o grafólogo experiente sabe avaliar cada dado.
- Patológicas -
Algumas moléstias causam diversas modificações na escrita. O grafólogo, por mais experiente que seja jamais faz qualquer diagnóstico. Certas doenças são facilmente acusadas, até os leigos são capazes de observá-las, como por exemplo, a letra tremida de alcoolistas crônicos; o mal de Parkinson seria outro exemplo.
- Físicas
- As causas físicas que modificam o grafismo são quase infinitas, o calor e o frio são as mais comuns, em geral afetam apenas ao tamanho e a pressão, isto se deve ao endurecimento dos dedos e basta que a circulação volte ao normal para que a escrita se estabilize.
segunda-feira, janeiro 01, 2007
Paulo Sergio de Camargo
Palestrante Internacional
Mestre. Especialista em Neurociências do Comportamento Humano.
Consultor de empresas
Membro de Honra da "Agrupación Grafoanalistas Consultivos en Espanã"(Barcelona)
SOBRAG, Sociedade Brasileira de Grafologia.
Membro de Honra da Sociedade Espanhola de Grafologia
Membro de Honra da Sociedade Mexicana de Grafologia.
Grafólogo com maior número de livros publicados a respeito de grafologia no continente.
Maior escritor livros de Linguagem Corporal do Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário