quinta-feira, setembro 01, 2005

Assinatura de Severino Cavalcante. Presidente da Câmara dos Deputados.
Assinatura ascendente, ilegível, complicada, emaranhada, final em arco com traço descendente.

Comentários iniciais:
A grafologia não deve ser usada com meio para atingir qualquer pessoa, aocontrário. As observações aqui registradas tem por objetivo mostrar aos grafólogos e leigos as verdadeiras possibilidades desta técnica.
Para o grafólogo e até mesmo para o leigos as definições da assinaturas falam por si: ilegível, complicada, emaranhada.
Esta combinação dificilmente pode ser encarada com positiva. O fato atenuante é ser ascendente e com curvas.
Ascendente:
Gênero Direção
A direção das linhas no campo gráfico reflete, antes de tudo, as variações de humor e da vontade de quem escreve. Trata-se da vontade em determinada direção.
Não existem dúvidas da forte determinação do escritor, fato colaborado pelo traço ascendente na zona superior e o final em um traço firme e direto. Isto não exclui as vacilações contidas na escrita emaranha e confusa.
Complicada:
Gênero Forma
A forma demonstra a cultura, originalidade, interesses e preocupações de quem escreve.
A forma também é um forte referencial para observarmos a potencialidade e a posição do indivíduo em relação aos valores coletivos, sua liberação ou apego aos compromissos e normais sociais.
Na escrita complicada os traços nas letras e nas palavras não existem no modelo caligráfico escolar e são totalmente desnecessários. Os traços regressivos são amplificados e pode existir a invasão de zonas (misturas entre as linhas).
Vê-se incoerência, disfarce da verdade para despistar a boa fé. Quando mais complicada, mais oposto da retidão moral. (Les Éléments de l´écriture des Canailles, Flammarion, 1923.)
Interpretação:
Perturbação, vacilação. Interesse e culto pelas formas exteriores. Ansiedade e indecisão. Confusão mental. Habilidade para realizar as coisas destacando o seu lado sensacionalista. Dramatização e abandono da simplicidade como forma de vida. Tendência a potencializar quaisquer estímulos que receba. Insegurança e necessidade dos demais para mostrar que existe como pessoa. Apreciação de si mesmo de forma exagerada. Desejo de chamar atenção.
Final
Em outras assinaturas falaremos mais sobre a escrita ilegível.
Não se preocupem, a assinatura do Lula será publicada.
Um grande abraço a todos.