terça-feira, julho 05, 2005




Assinatura do Delúbio Soares
Escrita iIlegível, confusa, ligada, sobressaltada, torções, complicada, emaranhada, finais com traços regressivos.

O finais regressivos (primeira palavra) assinalam uma atenção dirigida para os próprios problemas e certa despreocupação ou falta de interesse com os problemas dos demais. Avidez, necessidade de guardar, conservar para si e para os seus e de prever o amanhã: medo de privação. (Augusto Vels, Escrita e Personalidade. Ed. Pensamento, 2004, São Paulo)

A escrita com orientação progressiva ou regressiva foi descrita pela primeira vez pelo Dr. J. Héricourt, no Bulletin de la Société e Psychologie Physiologique, em 1897; no qual chama atenção sobre o caráter diferencial das escritas que tem os traços dirigidos para a esquerda e para a direita. Pierre Humbert prefere os termos progressiva e regressiva em detrimento dos de Héricourt.

Contudo o que mais chama atenção na assinatura é o emaranhado final, no qual existe uma forte acentuação da pressão.

Análise da última palavra segundo a Grafologia Morettiana:
Para o Padre italiano Girolamo Moretti, o “gesto fugitivo” se materializa freqüentemente nos Traços (Rizos), que podem ser encontrados não só nos finais das palavras, mas também no início das mesmas, inclusive nas barras dos tt, sobre os pontos no ii, nos acentos, nos sublinhados e parágrafos.


Traço da confusão
A barra do T ou outros traços análogos vão da direita para a esquerda entrelaçando toda a palavra. A confusão se deriva do fato de que aqueles traços invadem o campo reservado a outras letras.
O “Ricci della Confusione” indica que devido as suas tensões internas, potencializa, muitas vezes de forma negativa qualquer tipo de estímulo que chegue até ela.
Não em habilidade para realizar julgamentos precisos, faz juízos de tudo e de todos sem razão plausível ou precisão. Sempre agitação e preocupado, mas nem ele mesmo sabe o porquê. (Grafologia, Texto Teórico Práctico, Ed. Tantin, Espanha)


Escrita em Saltos
A direção da linhas em que pese o pouco material pode ser considerada Em saltos:
Definição da escrita Em Saltos:
No caso anterior as palavras é que subiam ou desciam em relação a linha de base. Neste caso quem “salta” sobre a linha de base são as letras no interior das palavras. Trata-se de um interessante conceito da escola italiana que a chamam de “Scattante”e os espanhóis de Desprendida.
Interpretação:
Nervosismo que se transforma em repentinos saltos na ação e no pensamento. Quase sempre é passional porque seus impulsos são imediatos que a razão tem dificuldades para controlá-los. Encontra-se em um contínuo fervor de sentimentos e passa rapidamente da benevolência para o enfrentamento, do nojo para a doçura e da ira para a calma. (Torbidoni)

Um grande abraço a todos.

segunda-feira, julho 04, 2005



Assinatura do José Genoíno
Escrita ilegível, grande, desproporcional, crescente, com guirlandas aneladas.
Destaque para o traço final em Golpe de Látego (Chicote) com um final em arpão.
O Golpe de Látego é um dos mais antigos sinais estudados na grafologia.
É comum que apareça na letra T, mas que o define não é a letra em que ocorre e sim a sua forma.

Neste caso assume valor especial, pois o gesto não ocorre na letra e sim na forma com que é executado.
Sem dúvidas um gesto firme e de liderança.

Segundo H. Saint-Morand traçar uma letra em forma de triângulo ou laço, supõe-se todo um planejamento; no primeiro caso a pessoa o faz por decreto (Golpe de Sabre), no segundo por habilidade e sedução (Golpe de Látego). Os dois pertencem ao gênero forma.

Tanto o Golpe de Sabre como o de Látego englobam três traços segundo as leis da escrita propostas por Marco Marchesan , (Psicologia della Scrittura, Segni e tendenze.Ed. Istituto di indagini psicologiche, Milão), grafólogo italiano.

Abaixo um resumo das leis IX à XVI e sua interpretação para a asssinatura Genuíno:
- Traço descendente - manifestação da vontade - Neste caso - vontade firme.
- Traço ascendente - manifestação do sentimento - Sentimento fortes.
- Traço horizontal - manifestação da inteligência - Pragmática.


O Traço final
O traço final (fuga) mostra a saída do “EU” para o “TU”, os contatos com o mundo exterior.
O esquema baseado em Curt Honroth (Grafologia Emocional - Ed. Troquel, Buenos Aires) é de grande utilidade para a análise de qualquer traço inicial ou final de uma palavra ou letra:

Palavra Entrar em Cena -------------- Atuar-----------------------Sair de Cena
...............traço inicial................................................................... traço final

O arpão no final também mostra teimosia, apego as idéias.
Na zona superior - capacidade de defender idéias, o indivíduo o indivíduo engancha-se nelas e como um anzol grudado na pele só consegue livrá-las de si com muita dor e sofrimento.

As laçadas superiores mostram a ambição, desmesurada por assim dizer.

sábado, julho 02, 2005


Assinatura do Marcos Valério
Ilegível, descrescente, extravagante, grande, emaranhada, guirlandas aneladas, ligada, final de em golpe de sabre.
As voltas no início da assinatura indicam uma mente propensa a astúcia, literalmente "a enrolar" dos demais.
O Golpe de Sabre no final: capacidade de decisão, necessidade de cortar o mal pela raiz.
Ilegibilidade: Insinceridade, desejo de esconder sua intimidade.
Guirlanda anelada:
Anelada - Do Livro Grafologia Expressiva - Paulo Sergio de Camargo. Ed. Ágora. SP
Este tipo de escrita é uma das variedades da escrita em guirlandas. O seu nome Jointoyée deve-se a Pierre Humbert, grafólogo que participou, no início do século XX, juntamente com Jamin do estudo feito Binet em Sorbonne. Dizia que este tipo de escrita é uma casa hermeticamente fechada.
O traço ascendente das “letras intermediárias” (m, n, u, i) acentuam, na parte superior, a curvatura para a esquerda e se liga ao traço descendente por meio de um buclê traçado no sentido anti-horário. (Gille-Maisani) Assim com a guirlanda anelada, quando invertida, temos a arcada anelada.

Interpretações:
1. Dr. Dettewiller: regressão oral oculta sob signos de amabilidade.

2. Nazzareno Palaferri (Dizionario grafológico, Istituto Grafológico G. Moretti, Urbino, 1980) fala da escrita “Convolvoli”, uma voluta em forma de espiral.
Capacidade de fantasiar, enganar, de utilizar subterfúgio para convencer.

3. Moretti (Escola italiana) diz é típico em escrita de quem sabe seduzir, envolver, acariciar, agrado, fletar etc.

4. Escola Jaminiana em geral -
Mentira através de atos e palavras, mas também do silêncio, da insinuação maldosa e aparentemente justa. Necessidade de reter ao mesmo tempo em que parece que deseja doar alguma coisa.. Literalmente, capacidade de enrolar os demais. Habilidade verbal para enganar. Dissimulador e egocêntrico. Defesa. Subjetividade. (Peugeot)

5. Os alemães interpretam como um signo de amabilidade interesseira.

6. Interpretamos como desconfiança, necessidade de conferir de modo constante aquilo que está fazendo, necessidade de voltar a trás para “apagar” alguma coisa, e por isto uma tendência a mentira.